this is an h1

this is an h2

Mon May 08 22:31:27 BRT 2023
Mercado e Vendas | COMÉRCIO ELETRÔNICO
Instagram insights: como usar

Entenda o funcionamento do Instagram insights, disponível no Instagram for business.

· 19/04/2023 · Atualizado em 08/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O Instagram é uma rede social de conteúdos visuais, ou seja, basicamente fotos e vídeos. Tem cerca de 1,4 bilhão de usuários ativos. No Brasil, quase a metade da população possui um perfil no Instagram, por isso as marcas vêm usando essa rede social para fazer marketing digital. Além disso, dados indicam que a taxa de engajamento no Instagram é quatro vezes maior do que no Facebook.

Mas, você sabe como analisar as interações e a estratégia da sua empresa nessa rede social? Pois saiba que ela proporciona para contas empresariais (Instagram for business) a ferramenta Instagram insights, que disponibiliza gráficos comparativos de desempenho dos seus posts e possibilita monitorar o tipo de conteúdo que chama mais a atenção do seu público.

Entre as vantagens do Instagram insights, podemos citar:

  • conhecer personas/seguidores, compreendendo melhor quem é o seu público e como ele se comporta nessa rede social;
  • conhecer o alcance dos posts, pois o recurso permite comparar quais são as publicações que apresentam o melhor alcance; 
  • entender o comportamento da audiência por meio de diferentes métricas, como envolvimento, por exemplo;
  • conhecer as reações aos stories e, então, analisar que tipo de comunicação funciona melhor com o público;
  • analisar o alcance dos reels e ver como as pessoas estão reagindo aos seus vídeos.

Métricas do Instagram insights

Veja a seguir quais são as métricas que você pode consultar no Instagram insights e, a partir delas, traçar ou ajustar as suas estratégias:

  • Total de impressões: quantas pessoas visualizaram o seu conteúdo;
  • Impressões do feed: permite analisar a relevância do seu conteúdo;
  • Impressões do explorar: o Instagram insights conta quantas pessoas visualizaram um conteúdo em seu buscador nativo. Sugestão para aumentar as visualizações: use hashtags;
  • Impressões do perfil: indica quantas pessoas acessaram uma publicação, passando antes pelo perfil da página, indicando que o conteúdo foi interessante a ponto de fazer o usuário querer saber mais sobre sua página;
  • Impressões da marcação de localização: indicador importante para negócios locais, pois pode ser mais um fator para atrair visitantes;
  • Impressões da hashtag: são uma excelente forma de fazer o usuário encontrar conteúdos pelo seu interesse e funcionam como uma espécie de rastreamento no Instagram insights;
  • Outras fontes: os insights do Instagram também contam como impressões de outras fontes de pesquisa, como Google e Bing, por exemplo.

Como usar o Instagram insights

Se você já tem a conta comercial, para acessar o Instagram insights, siga estes passos:

  • acesse seu perfil;
  • toque no menu principal (três riscos);
  • toque em informações.

Agora que você já tem acesso às informações e aos dados das publicações, promoções e dos seguidores, saiba o que é importante avaliar:

  • visitas ao perfil: quantas pessoas e com qual frequência visitaram o perfi;
  • cliques no site: referem-se aos clicks dos links na bio;
  • alcance: quantas pessoas tiveram contato com o seu perfil e conteúdo nos últimos dias; 
  • impressões: número total de visualizações de suas postagens;
  • curtidas;
  • posts salvos;
  • desempenho stories;
  • promoções: mostra todas as métricas relacionadas aos posts patrocinados pelo perfil;
  • conhecimento do público: mostra as características dos seguidores do seu perfil, como principais localizações, faixa etária, gênero e seguidores;
  • análise individual de posts para saber como foi o desempenho de cada publicação;
  • alcance.

Agora que você já conhece os benefícios e como usar a ferramenta Instagram insights, aproveite para utilizar as informações a favor do seu negócio, produzindo um marketing que vai ao encontro das necessidades do seu público. O Instagram é uma rede social em que 81% dos usuários buscam novos produtos e serviços, então, mais uma vez é possível entender a importância da ferramenta para guiar melhores estratégias de marketing no Instagram. Saiba mais lendo o nosso artigo Vender na internet: 10 dicas para o seu sucesso.

Se precisar, procure o apoio do Sebrae mais próximo para tirar a ideia do papel. Aproveite para fazer o nosso curso on-line Os segredos por trás de um Instagram vendedor e aprenda a utilizar a ferramenta do Instagram na sua potência máxima e desvendar os segredos dos perfis que vendem.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?