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Inovação | INOVAÇÃO EM NEGÓCIOS DIGITAIS
ITO: saiba como a subcontratação de TI otimiza processos nas empresas

Terceirização de serviços de TI por meio da ferramenta ITO supre demandas de tecnologia da informação com qualidade, eficiência e custo baixo.

· 20/03/2023 · Atualizado em 28/04/2023
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A transformação digital tornou-se prioridade para as empresas brasileiras: com a crise provocada pela pandemia, os empresários se viram pressionados a investir em inovação e serviços de alta tecnologia para atender às demandas do mercado. Neste contexto, a terceirização dos serviços de tecnologia da informação (TI), por meio do ITO (information technology outsourcing), garante competitividade às organizações. 

Information technology outsourcing, em português, quer dizer subcontratação de tecnologia da informação. Por isso, o principal objetivo do ITO é suprir as necessidades das empresas na gerência e processos de TI, com qualidade e eficiência. Ele é estruturado para atuar de forma preventiva, principalmente nos processos operacionais. 

Além de uma solução viável para empresas de todos os portes, a terceirização dos serviços de TI contribui para que os objetivos de negócios sejam alcançados com mais facilidade e em menor tempo. O ITO aprimora a qualidade dos serviços, a experiência do cliente em toda a jornada de atendimento, além de proporcionar maior confiabilidade na entrega dos serviços, com maior disponibilidade e otimização de tempo e custo. Ao terceirizar os serviços de TI, as organizações garantem padronização, automatização de processos, bem como um rápido retorno de investimento. 

As principais funções do ITO são: 

  • Desenvolvimento, sustentação e gerenciamento de aplicações, softwares e bases de dados; 
  • Desenvolvimento e hospedagem web; 
  • Gerenciamento e atuação nas telecomunicações; 
  • Gerenciamento e atuação na infraestrutura da empresa. 

O uso do ITO torna viável às empresas a subcontratação de demandas de TI que não fazem parte do seu negócio principal, já que o fornecedor da ferramenta possui a expertise necessária. Vale ressaltar que nem sempre o ITO precisa ser alocado dentro da empresa ou, até mesmo, estar no mesmo país.  

O principal benefício do ITO é o acesso a profissionais capacitados por um custo menor. Contudo, a barreira linguística, o fuso horário e o controle eficiente das ações podem ser desafios. Neste sentido, é crescente o número de empresas que preferem contratar fornecedores locais, pois o custo mais alto vale a facilidade e adaptabilidade dos procedimentos. 

Antes de optar pelo uso do ITO, as empresas contratantes precisam realizar um bom mapeamento de suas atividades de TI. Só assim a empresa contratada pode incorporá-las e otimizá-las, sem acrescentar custos ou tempo. 

Entre as principais vantagens do ITO estão: 

  1. Gerenciamento por métricas que facilitam o controle de resultados pelos gestores. 
  2. Redução de custos. 
  3. Foco nas atividades relacionadas ao core business da empresa. 
  4. Delegação de atividades à especialistas, minimizando erros. 
  5. Acesso a tecnologias e expertises específicas, sem altos gastos específicos. 
  6. Controle de time, feito de acordo com as necessidades da empresa. 

Como e quando utilizar o ITO na sua empresa dependerá da sua maturidade e conhecimento sobre a sua operação. O prestador do serviço deve ser flexível e saber como apresentar sua metodologia, tecnologia, processos e soluções inovadoras, enquanto o contratante deve estar disposto a realmente realizar a transformação dentro do seu ambiente de trabalho.

Quando as duas empresas entram em consenso e o trabalho começa a fluir, os benefícios do ITO aparecem, como o aumento da produtividade, já que os colaboradores passam a dedicar a tarefas mais estratégicas. 

A melhoria e maior disponibilidade dos processos de TI acontece com a automatização, revisão e avanço das ações. Além disso, o ITO promove rapidamente a redução de custos na estrutura de TI, como contratação de profissionais e treinamentos, que são responsabilidades da empresa terceirizada. 

Agora que você já sabe que o ITO surgiu como uma ferramenta estratégica para as companhias neste período pós-pandemia e que a terceirização dos serviços de TI dá fôlego extra num mercado cada vez mais exigente e competitivo, que tal considerar implementar esse serviço no seu negócio? 

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