this is an h1

this is an h2

Wed Jul 26 18:21:08 BRT 2023
Mercado e Vendas | CLIENTE
Jornada do cliente: o que é e qual é a sua importância no varejo?

Entenda a importância de planejar a experiência completa do cliente com a sua empresa

· 11/04/2023 · Atualizado em 26/07/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Não é de hoje que você ouve falar das mudanças no mercado, o que inclui as formas de consumir e as novas experiências do consumidor, ou seja, estamos falando da jornada do cliente. Mas, afinal de contas, o que é a jornada do cliente e qual é a sua importância para o varejo?

Primeiro, é preciso entender que a jornada do cliente diz respeito a toda a experiência vivida pelo consumidor com a empresa, o caminho que ele percorre desde o primeiro contato com a marca, a concretização da compra (se houver) até o pós-venda. Ela se constitui de diversas etapas, as quais se compõem por ações que determinam quais são as estratégias que devem ser usadas, portanto a jornada do cliente consegue narrar toda a história do consumidor com a empresa, todo o trajeto que ele percorre, desde o momento em que sente a necessidade de adquirir um produto ou serviço, a etapa de busca de informação, avaliação e comparação com outras marcas, até a conversão e o relacionamento.

Daí a necessidade de o empreendedor compreender a importância de entender a jornada do cliente, afinal o mercado está mais competitivo, principalmente depois das transformações que a era digital está promovendo. Nesse sentido, a forma de se relacionar com o cliente também mudou porque o processo de compra se tornou mais complexo. Compreender a jornada do cliente exige o acesso a dados e informações para poder buscar as melhores estratégias para cada etapa a fim de atrair e fidelizar o cliente.

Assim, conhecer a jornada do cliente posiciona a marca como autoridade no mercado, além de passar uma sensação de confiança para o consumidor, o que só é possível melhorando a experiência digital do cliente. O entendimento da jornada do cliente permite, ainda, que as marcas gerem valor durante todo o processo de compra e participem ativamente da trajetória percorrida.

Além disso, é a jornada do cliente que norteia as estratégias de marketing e vendas da empresa, pois com ela as equipes compreendem o processo de decisão de compra do consumidor e o que ele busca em cada estágio, tornando o processo mais metódico. Importante não esquecer: não se trata somente de converter leads, mas também de fazer o pós-venda! Veja no infográfico os principais benefícios de entender a jornada do cliente.

Que tal começar apostando na sua capacitação? O Sebrae disponibiliza dois cursos EaD sobre o tema, basta clicar nos links a seguir e inscrever-se: Comunicação e relacionamento com seus clientes e Potencialize suas vendas entendendo a jornada do consumidor.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?