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Wed May 10 22:35:24 BRT 2023
Empreendedorismo | ESTRUTURA SOCIAL
O que são soft skills e como desenvolvê-las

Conceito engloba qualidades socioemocionais de liderança que ajudam o entrosamento das equipes, produzindo melhores resultados.

· Atualizado em 10/05/2023
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Pequenos e médios empreendedores dependem muito mais do talento de seus colaboradores do que as grandes empresas. Isso porque, nas pequenas empresas, pessoas acumulam mais tarefas e funções no dia a dia do que se trabalhassem em uma companhia de grande porte. É por essa razão que o pequeno e médio empreendedor deve ficar atento ao desenvolvimento das chamadas soft skills de sua equipe, pois elas potencializam o desempenho da empresa. 

Mas o que são soft skills? O conceito, que pode ser traduzido livremente por habilidades interpessoais”, surgiu como o contraponto de hard skills - definidas como o conjunto das habilidades técnicas - indicando qualidades sociemocionais, ou seja, fatores interpessoais que impactam na qualidade da liderança 

Curiosamente, a ideia de soft skills apareceu pela primeira vez em 1972, em manuais do exército norte-americano, com o objetivo de tornar menos agressivo o trabalho dos militares, fazendo com que eles prestassem serviços ao cidadão, fossem mais flexíveis e promovessem uma relação mais amistosa com os civis, em vez de apenas desenvolver comportamentos orientados à guerra.   

Como acontece com algumas tecnologias, o conceito logo foi transposto da caserna para o mundo civil, principalmente para empresas, onde agregou habilidades de comunicação, qualidades interpessoais, ética e capacidade cognitiva. Hoje muitas empresas contratam pessoal com base na combinação desses dois modelos, soft skills e hard skills 

De fato, um profissional que é um excelente técnico, mas que tem dificuldade de se relacionar com as pessoas, encontrará dificuldades no mercado. Assim como um profissional extremamente habilidoso no trato com pessoas, é incompleto se não tiver um bom conhecimento técnico. 

Embora hard skills sejam indispensáveis, o verdadeiro diferencial para o sucesso das relações interpessoais está nas soft skills. Isso porque, por mais complexo que possa ser, o conhecimento técnico é mais fácil de ser adquirido do que o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.  

Vamos conhecer agora algumas das soft skills mais desejáveis para o mercado. 

  • Comunicação – é a habilidade de dialogar com colegas de trabalho para evitar conflitos, resolver divergências e eliminar ruídos que prejudicam a realização de tarefas; 
  • Liderança – capacidade de inspirar colaboradores e motivar equipes a entregar resultados, sabendo quando delegar tarefas e como cobrar desempenho sem constranger o time; 
  • Flexibilidade e resiliência – se relacionam à capacidade de adaptação e de continuar produzindo diante de mudanças de cenário, mesmo após experiências difíceis, pois elas também trazem lições; 
  • Trabalho em equipe – habilidade de cooperar com colegas em grupos compostos por pessoas diversas, dando uma contribuição individual para o interesse coletivo; 
  • Criatividade – capacidade de inovação, de ir contra o status quo e de apresentar soluções diferentes para problemas antigos;  
  • Proatividade – habilidade para encontrar caminhos para resolver questões que impedem os resultados ou atrapalham a produtividade; 
  • Empatia – capacidade de se colocar no lugar do outro, de se conectar com pessoas de diferentes experiências e entender seus pontos de vista sobre diversos temas e modos de trabalho; 
  • Ética – comprometimento com as regras da empresa e com o dever de respeito e moralidade no ambiente de trabalho; 
  • Pensamento crítico – capacidade de questionar métodos tradicionais, identificar problemas, buscar novas soluções e rever processos; 
  • Atitude positiva – capacidade de manter-se motivado, otimista, focado nas possibilidades reais e mais nos acertos do que nos erros, de maneira a influenciar a equipe. 

Mas será que estas soft skills são as que você mais precisa na sua empresa? Assim como cada pessoa é única, cada pessoa dentro de cada time também. Desse modo, as soft skills devem ser direcionadas para as diversas características de cada negócio, equipe e público-alvo. 

Guia PMBOK 

Do ponto de vista do desenvolvimento pessoal, o autoconhecimento é um ponto de partida fundamental para o aprimoramento de soft skills, pois permite analisar o que o profissional tem de melhor e o que precisa melhorar para alcançar o máximo do seu potencial. Ou, nas palavras do psicanalista suíço Carl Gustav Jung, “quem olha para fora, sonha; quem olha para dentro, acorda.” 

Do ponto de vista do gestor e do empreendedor, olhando o time como as pessoas que vão levar sua empresa a atingir o sucesso, esse deve ter em mente que times com soft skills mais desenvolvidas entregam mais e melhores resultados, porque são mais resilientes, adaptáveis e flexíveis às circunstâncias.  

Em termos gerais, times com soft skills mais desenvolvidas são, razoavelmente, mais maduros que outros. Isso faz toda a diferença quando um projeto dá errado ou uma decisão não traz os resultados que se esperava. Esse tipo de equipe é capaz de discutir de forma racional, identificando os erros de percurso sem desperdiçar tempo em procurar culpados ou em construir desculpas.  

Por saberem se comunicar melhor, geralmente suas estratégias são mais criativas, considerando os diferentes talentos dos seus membros e os diferentes caminhos que se podem ser construídos para se atingir os resultados almejados. 

Em um cenário em constante mutação, a capacidade de se manter individualmente produtivo e coeso enquanto equipe, pode ser a diferença que faz com que algumas empresas saiam de situações desafiantes ainda mais fortes. 

Aprender mais sobre soft skills pode garantir relevância profissional e sucesso empresarial.

Saiba Mais: 

Você sabe o que são soft skills? 

Aumente seu conhecimento sobre as soft skills com o Guia das Soft Skills do Sebrae. 

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