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Mercado e Vendas | COMÉRCIO ELETRÔNICO
Parcerias pagas no TikTok custam caro? Como saber se valem a pena?

Saiba como o TikTok e influencers da plataforma incentivam compras e impulsionam pequenos e grandes negócios e a diferença entre parceria paga e anúncio pago.

· 18/04/2023 · Atualizado em 02/05/2023
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Influencer de milhões? Os números impressionantes de seguidores de influenciadores-celebridades das redes sociais realmente fazem diferença astronômica nos seus cachês. Mas vale lembrar que nem só dos mega influencers vive o mundo digital. Pelo contrário, cada vez mais os chamados nano e microinfluenciadores se destacam nas parcerias com marcas e negócios.  

Por isso mesmo, os pequenos e médios negócios podem e devem ter acesso a essa modalidade, conhecida como marketing de influência. E uma rede social na que as empresas já estão de olho é o TikTok, que tem espaço para todos os tamanhos de influenciadores e negócios. Acredite! 

TikTok e seus números incríveis 

Surgido na China em 2014, o TikTok ganhou o mundo em 2017 e de lá para cá vem batendo recordes de downloads e de usuários ativos. Em julho de 2022, a rede tinha impressionantes 1 bilhão de usuários ativos. Só no Brasil, em setembro de 2020 foram mais de 3 milhões de downloads.  

Como os influencers do TikTok podem ajudar pequenos negócios 

Considerando que a grande característica do TikTok são vídeos curtos, é possível marcar presença na rede social sem precisar gastar com grandes estruturas. E assim, os nano e microinfluenciadores tornam-se ainda mais relevantes para fazer negócios.

Mas, de quantos seguidores estamos falando? Pois bem, o perfil é classificado como nano a partir de mil seguidores e o microinfluenciador, entre 10 mil e 50 mil seguidores com grande taxa de engajamento.  

Estudos mostram que nanoinfluenciadores entregam seu conteúdo para cerca de 33% dos seus seguidores e 4% é a taxa de engajamento de cada post. Já os macroinfluenciadores entregam seu conteúdo para 10% dos seus seguidores, com 1,5% de taxa de engajamento em cada post. 

Quanto cobram os influenciadores? 

Como não existe uma tabela fixa no mercado de influenciadores, há uma média entre as contratações que pode se basear nos valores a seguir (em dólares):  

  • De 5 mil a 10 mil seguidores: US$ 100 — US$ 500;
  • 10 mil a 25 mil seguidores: US$ 500 — US$ 800;
  • 25 mil a 50 mil seguidores: US$ 800 — US$ 1.500;
  • 50 mil a 100 mil seguidores: US$ 1.500 — US$ 2.000;
  • 100 mil a 250 mil seguidores: US$ 2.000 — US$ 6.000;
  • 250 mil a 1 milhão de seguidores: US$ 6.000 — US$ 10.000;
  • 1 milhão ou mais de seguidores: a partir de US$ 10.000. 

Como nas outras redes sociais, também no TikTok é possível escolher entre parceria paga com os influenciadores ou o anúncio pago (conteúdo produzido pela própria marca).

Em 2021, o TikTok lançou a ferramenta chamada Spark Ads, que permite às marcas patrocinarem diretamente posts dos criadores. Os anunciantes podem se vincular às postagens que estejam com alto engajamento na rede, desde que o influenciador autorize o patrocínio. 

Para saber mais com o Sebrae 

O TikTok e os influenciadores digitais são tendência e o Sebrae tem conteúdo sobre como eles podem ajudar nos negócios, sejam eles pequenos ou médios. Prepare sua estratégia de marketing digital e boas vendas!  

Aproveite e consulte também esses conteúdos do Sebrae: 

Influenciadores digitais podem ajudar o seu negócio? 

TikTok para pequenos negócios? 

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