this is an h1

this is an h2

Fri Mar 24 02:32:53 BRT 2023
Finanças | GESTÃO FINANCEIRA
Planeje com eficiência os cortes de custos

Conheça seus custos em detalhes para cortar na hora e no lugar certos. Com um bom planejamento, você pode se organizar para dar início a uma fase retomada.

· Atualizado em 24/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Toda empresa, de qualquer porte e em qualquer lugar, já enfrentou a necessidade de corte de custos. Acontece que, se os cortes não forem bem-feitos, eles podem eliminar a possibilidade de o negócio engrenar uma nova fase de crescimento  

O fato é que os gestores do negócio precisam conhecer em detalhes os gastos da empresa, identificar suas origens e buscar mantê-los em um patamar seguro. Parte considerável do orçamento dos empreendimentos é comprometido por gastos não essenciais. Quando você consegue identificar esses custos e cortá-los, a tendência é que sobre receita para manter o negócio funcionando. 

Mas, antes de falar em cortes, é preciso entender a composição dos custos e as diferenças entre custos fixos e variáveis. 

O próximo passo é identificar os gastos obrigatórios, aqueles que podem ser reduzidos e os custos que podem ser cortados com segurança, sem prejuízo para o funcionamento da empresa. 

Confira este passo a passo que o Sebrae preparou para você. 

  1. Faça o planejamento financeiro: Antes de cortar, é preciso ter um bom planejamento financeiro. Caso contrário, você vai reduzir custos de qualquer jeito, sem conhecer o impacto que isso terá sobre o conjunto do negócio. Você deve identificar quais gastos são obrigatórios, quais podem ser otimizados e, até mesmo, quais devem ser cortados, sem prejuízo para o bom andamento do seu negócio. 
  2. Busque economizar energia elétrica: Esse é um dos principais custos em boa parte das empresas. Identifique fontes de desperdício, procure formas de economizar e incentive seus colaboradores a fazerem o mesmo. Confira algumas dicas simples para diminuir a conta de energia em sua empresa. A) Pinte os ambientes com cores claras, porque elas refletem a iluminação e reduzem a necessidade de acender as luzes. B) Use sempre lâmpadas de LED, que são mais econômicas e duráveis. C) Evite o uso de divisórias, que dificultam a passagem da luz. 
  3. Considere a terceirização de serviços: Terceirizar serviços pode ser uma alternativa que minimiza custos. Quando uma empresa terceiriza uma atividade, recebe o serviço desejado, mas sem custos com mão de obra como pagamento de 13º salário e outros benefícios associados à contratação direta de pessoal. 
  4. Reduza o custo com aluguel via coworking ou trabalho a distância: Um dos efeitos da pandemia de coronavírus foi mostrar que o trabalho a distância veio para ficar. Avalie, então, a possibilidade de reduzir os gastos com aluguel ou mesmo de utilizar espaços de coworking, compartilhados.  
  5. Evite pagar juros por atraso: Mantenha sempre o equilíbrio financeiro da empresa, acompanhando com cuidado suas contas a pagar e o fluxo de caixa. O pagamento de juros e multas em faturas representa, literalmente, dinheiro jogado no lixo. 
  6. Feche parcerias: Outra forma de reduzir custos é desenvolver parcerias, tanto com fornecedores como com outros empresários do mesmo segmento. Se você tem um único fornecedor confiável para determinado produto ou serviço, selar uma parceria exclusiva pode ser lucrativo para as duas partes. Isso porque ela reduz custos para você e garante um fluxo constante de recursos, para ele. Já a parceria com empreendedores do mesmo segmento pode permitir compras coletivas ou a participação conjunta em eventos promocionais, a custos menores.  

Para concluir, lembre-se que cortar custos é normal e pode ser feito sem sofrimento, preparando uma nova fase de desenvolvimento da empresa.  

Para você estar mais preparado para situações como esta, o Sebrae tem cursos on-line, gratuitos como o Gestão Financeira e o Crescimento planejado e orientado para resultados 

E se tiver mais dúvidas sobre o assunto, procure auxílio no Sebrae mais próximo ou entre em contato com a nossa Central de Relacionamento, pelo fone 0800 570 0800! 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?