this is an h1

this is an h2

Mon Apr 24 00:32:28 BRT 2023
Finanças | CONTABILIDADE
Principais erros de contabilidade no varejo

A contabilidade é um pilar fundamental no bom desempenho de qualquer comércio varejista, mas também é o setor mais problemático.

· Atualizado em 24/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Para te ajudar, separamos as dicas do especialista Fabio Barreta, CEO do Grupo Coan, sobre  os principais erros de contabilidade no comércio varejista. 

Contabilidade no varejo é uma área que exige atenção e dedicação para garantir a saúde financeira do negócio. Um dos maiores desafios da contabilidade no varejo é manter o controle e a organização do estoque, garantindo que as informações sejam precisas e atualizadas.

Além disso, é importante estar atento às obrigações fiscais, como a emissão de notas fiscais, o pagamento de impostos e a entrega de declarações, evitando multas e possíveis problemas com a Receita Federal.

Outro desafio é garantir a integridade dos dados financeiros, o que inclui a elaboração de balanços, a apuração de lucro e a demonstração contábil. A contabilidade precisa ser elaborada de forma clara e detalhada, para que o empresário possa tomar decisões acertadas e acompanhar o desempenho do negócio.

Aliás, é importante que a contabilidade seja atualizada constantemente, para que os dados estejam sempre disponíveis e precisos.

Agora, vamos tratar sobre os cinco erros na contabilidade que você não pode cometer no varejo. O primeiro deles é a falta de planejamento tributário. Diariamente, nos deparamos com empresários que não estão pagando os impostos corretamente.

Às vezes, eles pagam a mais e, outras vezes, deixam de pagar. Isso gera um passivo tributário que, em algum momento, vem à tona. 

Isso gera uma situação que incide no pagamento indevido de impostos. Por isso, é importante entender e alinhar a sua contabilidade com o regime tributário correto.

Muitos empresários acham que o Simples Nacional é o regime mais correto, mas isso depende dos produtos que a empresa comercializa. Portanto, verifique se o tipo de pessoa jurídica é o ideal para o seu negócio. Esse erro é comum, pois as empresas iniciam as atividades no regime errado e acabam prejudicando as operações.

Outro deslize muito comum é deixar de emitir nota fiscal. Isso pode gerar muitos problemas, inclusive um bloqueio perante a Receita Federal. É importante que, como empresário, você emita a nota de venda, pois, se não o fizer, em alguns meses a Secretaria da Fazenda pode bloquear a sua inscrição estadual. Portanto, não deixe de emitir a nota!

Quando a sua empresa está em operação regular, é necessário emitir a nota na compra e venda. Há casos de empresas que foram bloqueadas e isso pode afetar totalmente a operação do seu comércio varejista. Portanto, não deixe de emitir nota, principalmente quando você aumentar o volume de vendas. 

Outro erro comum é não organizar e controlar o estoque. Às vezes, a empresa acumula mercadorias sem estabelecer um sistema de controle de estoque. Hoje em dia, existem diversos sistemas financeiros de gestão financeira para ajudar nesse controle.

A questão do controle de estoque é muito importante para passar despercebido. Quando o seu negócio começar a crescer, vai precisar da organização e do controle de estoque. 

Além disso, não enviar a declaração também é um erro comum, especialmente nas empresas sem um setor de contabilidade. Elas vendem e esquecem de recolher o carnê ou entregar as declarações. Pode gerar graves problemas, como multas por atraso de obrigações ou não recolhimento de impostos.

Portanto, não deixe de ter uma contabilidade ou um contador acompanhando suas obrigações fiscais, pois o sistema brasileiro é muito exigente. Compre com nota, pague seus impostos, tenha um balanço do seu negócio para avaliar o lucro, não apenas para efeito de declaração do Imposto de Renda, mas também para ter uma demonstração do volume econômico do seu negócio. 

Afinal, nunca se sabe o dia de amanhã, a sua pode precisar trazer um investidor, que peça por uma contabilidade elaborada. Assim, não cometa o erro de não contratar uma contabilidade e peça para realizar a demonstração contábil do seu resultado. 

Aproveite e acesse os conteúdos que separamos para você:

Guia de Indicadores aplicados ao Varejo.

Gestão por resultados: saia do escuro e tome melhores decisões.

Para aprender ainda mais sobre gestão financeira no varejo, o Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?