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Mercado e Vendas | COMÉRCIO ELETRÔNICO
Quais são as principais métricas do e-commerce?

Conheça as principais métricas no e-commerce e tome decisões mais assertivas

· 11/04/2023 · Atualizado em 31/07/2023
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A tomada mais assertiva de decisões no e-commerce exige dos gestores o estudo das métricas, indicadores quantificáveis, que medem desde o número de visitas feitas à página, taxa de conversão até o abandono de carrinho. A análise desses números permite que o empreendedor compreenda ações e estratégias adotadas e corrija eventuais falhas ou erros.

É importantíssimo o empreendedor fazer uma análise que o leve a entender os motivos, por exemplo, do abandono de carrinho, que pode ser desde o frete alto, poucas opções de pagamento ou mesmo um processo muito longo de compra. Veja, a seguir, alguns dos principais indicadores (métricas) do e-commerce:

  • usuários: número de pessoas que acessam o site;
  • taxa de conversão: número de pessoas que compram os seus produtos;
  • sessões: frequência de visitas (exemplo: um mesmo usuário entra no e-commerce três vezes em um dia = três sessões); 
  • tempo de sessão: duração da visita;
  • rejeição: número de pessoas que entraram na loja on-line, mas não clicaram em nada;
  • sessões por página: número de acessos em cada “tela” de produto, categoria, departamento e home;
  • ticket médio: valor médio que os clientes gastam em cada compra;
  • abandono de carrinho: desistência de uma compra.;
  • taxa de aprovação de pedidos: pedidos finalizados que têm pagamento confirmado;
  • Lifetime value (LTV): número de compras do cliente no período em que ele mantém o relacionamento com o seu e-commerce;
  • Custo de Aquisição de Clientes (CAC): valor que a empresa deve investir para conquistar um novo consumidor;
  • Retorno sobre o investimento (ROI): permite saber qual foi o resultado financeiro de um investimento realizado.

Há muitos outros indicadores, o importante é analisar as métricas em conformidade com os objetivos e metas traçadas, retomando as ações e estratégias para os ajustes necessários. O Sebrae pode ajudar você nesse processo, por meio dos seus consultores. Acesse consultoria.sebrae.com.br.

Acompanhe a série Métricas no e-commerce e faça também os nossos cursos Marketing digital: planejar para vender pela internet e Estratégias de vendas para comércio eletrônico

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