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Mon Jul 31 10:18:09 BRT 2023
Mercado e Vendas | ANÁLISE DE TENDÊNCIA
Quais são as tendências de consumo para 2023

Conheça as principais tendências que estão mudando o padrão de consumo

· 10/04/2023 · Atualizado em 31/07/2023
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O consumidor mudou e continua mudando! O mundo pós-pandemia tem, inclusive, vivenciado a aceleração de algumas tendências, que devem permanecer por muitos anos no mercado. O comportamento do consumidor é impulsionado, principalmente, por fatores como identidade, direitos, ambiente, experiências, tecnologia, bem-estar e valor.

É preciso estar atento a esses fatores e investir em novas formas de fazer os negócios. Portanto, se você já empreende ou pensa em empreender a partir de 2023, fique atento à chegada das novas tecnologias e aplicativos, novos comportamentos das marcas e do consumidor, assim como novos conceitos, como a economia solidária, por exemplo. Tudo isso vem impactando o consumo. Conheça a seguir algumas tendências.

    • Me mentality: estamos superando um tempo em que tivemos de colocar nossos anseios e necessidades em segundo plano para priorizar a saúde e a segurança. Passada a pior fase da pandemia, os consumidores buscam novamente construir sua identidade, com uma pegada de saúde mental e bem-estar.
    • Poder para as pessoas: a voz do consumidor é cada vez mais ouvida, existindo, inclusive, a tendência de espaços para cocriação. A palavra de ordem é a inovação, atendendo os desejos e necessidades do consumidor. Já é possível também possuir partes de uma marca, pelos canais que estão sendo abertos para os consumidores investirem, no caso das NFTs e comunidades Web3. 
    • Consumo e economia compartilhados: serviços e produtos compartilhados já são uma realidade em vários setores, como locais de trabalho e habitação, carros e caronas e pequenos eletrônicos.
  • Consumo digital no dia a dia: o poder de compra na palma da mão faz com que o consumo digital se popularize pelos smartphones, desde solicitar um serviço de limpeza para a casa, limpar o carro, limpeza do estofado, pedir o almoço ou o lanche, manicure delivery, enfim tudo o que você puder imaginar e muito mais! Oferecer experiências para os clientes pode ser o diferencial.
  • Foco no serviço: as vendas on-line vêm crescendo, mas tendem a desacelerar e estabilizar. Lembrando que, como praticamente tudo pode ser vendido pela internet, é importante que o varejo pense nas vendas on-line para a área de serviços, como restaurantes, spas, casas de show, entre outros.

Essas tendências exigem que as empresas, cada vez mais, invistam em privacidade e segurança de dados, tecnologias como realidade virtual, além de sites responsivos e foco na comunicação visual.

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