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Mercado e Vendas | CONSUMIDOR
Quem é o consumidor do futuro?

Saiba quais são os novos perfis de consumidores e como lidar com esses clientes do futuro

· 11/04/2023 · Atualizado em 31/07/2023
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A World Global Style Network (WGSN), agência de pesquisa comportamental, considerada também a maior referência em previsão de tendências do mundo, divulgou recentemente um estudo sobre os quatro principais perfis do novo consumidor, evidenciando as novas tendências no que diz respeito a hábitos de consumo, visão sobre os produtos/serviços, percepção sobre as marcas/empresas, experiências de compra, entre outros fatores.

Entendendo o modo de pensar e de agir do seu consumidor, você pode buscar as melhores estratégias para alcançá-lo, até porque essas tendências que devem se consolidar em breve, já são um hábito. A seguir, veja quais são os perfis e como lidar com cada um deles.

  • Antecipadores: por ser cauteloso e receoso, procura marcas que possam oferecer segurança e estabilidade. Recomenda-se oferecer a esse consumidor ações de fidelidade e recompensa, entre elas a adoção de dispositivos para reutilização ou recarga de produtos nas lojas, planos de assinatura, encomenda de produtos, programas de descontos e fidelidade. A comunicação otimizada é um aspecto importantíssimo.
  • Inconformados: são engajados e lutam para construir um mundo melhor para todos e, para isso, usam a internet e a tecnologia. A palavra-chave desse perfil de consumidor é a diversidade, por isso ele busca marcas e empresas que tenham como valor a transparência, a ética e o desenvolvimento de produtos para diferentes culturas e pessoas. Querem ações inspiradoras e transformadoras.
  • Condutores: gostam de pensar fora da caixa, são resilientes e multitarefas, assim, estão em busca de novas experiências e de momentos hipersensoriais. Esse é o consumidor que vai buscar o metaverso, as experiências virtuais, a realidade virtual ou aumentada. Uma boa aposta são os recursos do varejo gamificado.
  • Novos românticos: buscam a reconexão com as suas próprias emoções e o senso de comunidade, então, para esse consumidor, os produtos sustentáveis, inspirados na natureza e que despertem experiências sensoriais são uma boa aposta, assim como aqueles que estimulem os rituais de bem-estar.

Se você quer ficar por dentro das principais tendências para o varejo em 2023, acompanhe a série Orientações para o varejo em 2023

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