this is an h1

this is an h2

Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
5 dicas para escolher um modelo de negócio para seu empreendimento

Saiba o que analisar antes de montar a sua empresa e veja como realizar esse processo.

· 22/01/2020 · Atualizado em 06/12/2022
Imagem de destaque
FAVORITAR
Botão favoritar

Antes de abrir um empreendimento, é importante escolher o modelo de negócio ideal para o segmento em que se quer atuar. Conhecer o mercado e ter em mente os objetivos e metas da empresa são essenciais nesse planejamento.

Mas o que é modelo de negócio?

Modelo de negócio é um documento simples, prático e visual que coloca no papel a ideia de criação de uma empresa ou de um projeto, explicando como você pode gerar e entregar valor para os clientes a partir dessa proposta.

A metodologia mais conhecida e usada do mundo para elaborar um modelo de negócio é o Canvas. Nele, as seguintes informações devem ser identificadas e preenchidas:

  • Segmento de mercado.
  • Proposta de valor.
  • Canais de distribuição.
  • Relacionamento com o cliente.
  • Parcerias.
  • Atividades-chave.
  • Recursos-chave.
  • Estrutura de custos.
  • Fontes de receita.

Para quem está no início da atividade empreendedora, existem algumas alternativas de modelos de negócio que podem ser consideradas:

  1. Modelo de negócio B2C

Também conhecido como business to consumer, esse modelo é baseado em uma relação comercial de compra e venda de produtos ou serviços entre uma empresa e o cliente final. Esse tipo de negócio é muito comum no mercado, uma vez que não necessita da intervenção de intermediários.

  1. Modelo de negócio B2B

O modelo business to business consiste no fornecimento de produtos e na prestação de serviços entre duas (ou mais) empresas. A venda B2B não envolve pessoas físicas, apenas pessoas jurídicas. 

  1. Franchising

É um modelo de negócio em que uma empresa, com um formato de negócios estabelecido e provado, disponibiliza a outra empresa ou a um empresário o direito de utilizar a sua marca (produtos, serviços e modelo de gestão) em troca de uma contrapartida financeira.

  1. Licenciamento

Permissão para a utilização de direitos de uma propriedade intelectual em troca de uma comissão de licenciamento. 

  1. SaaS

SaaS, ou Software as a Service, é uma forma de disponibilizar softwares e soluções de tecnologia via internet, como um serviço. Com esse modelo, a empresa não precisa instalar, manter ou atualizar hardwares ou softwares. 

  1. Marketplace

O marketplace corresponde à disponibilização de produtos por vendedores dentro de um único ambiente virtual. Trata-se de uma plataforma on-line onde várias empresas e/ou marcas podem se registar para vender os seus produtos/serviços.

  1. E-commerce

O comércio eletrônico, ou e-commerce, é um conceito aplicável a qualquer tipo de negócio ou transação comercial que implique a transferência de bens e/ou serviços via eletrônica, através da web ou de aplicações móveis, sem barreiras de tempo ou distância. 

Confira algumas dicas para definir o seu modelo de negócio:

  1. Se a sua ideia ainda precisa ser melhor desenvolvida, coloque-a no Canvas para que ela fique visível e você consiga estruturá-la de forma adequada.
  2. Tenha um quadro com post-its para fazer ajustes sempre que necessário.
  3. Inicie o modelo de negócio em qualquer uma das nove etapas de modelagem do Canvas, mas priorize a proposta de valor e a segmentação de mercado para gerar resultados mais efetivos.
  4. Ajuste o modelo de negócios conforme as necessidades da empresa. 
  5. Ao pensar em melhorias, teste as hipóteses, seja por meio de demonstrações, protótipos ou feedback dos clientes. 

Abaixo, preparamos um material sobre duas modalidades de modelo de negócio para que você possa conhecer os riscos e as vantagens de cada uma:

 

Aproveite nossas dicas e planeje seu negócio!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora