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Mercado e Vendas | CLIENTE
5 dicas para fidelizar clientes no salão de beleza

O setor de beleza é um dos que mais tem microempreendedores individuais formalizados, então é preciso agir estrategicamente para reter clientes.

· Atualizado em 06/10/2022
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O setor de beleza é bastante atrativo, mas também desafiante e muito competitivo. De todo modo, considerando que as pessoas se preocupam cada vez mais com a estética, ele sempre terá procura. Abrir um salão de beleza, porém, exige bastante atenção.  

Existem salões para os mais variados tipos de públicos: masculino, unissex, infantil, com foco em cabelos encaracolados e crespos, na sustentabilidade, entre outros.

Seja qual for a clientela, um salão de beleza precisa de desempenho e de qualificação profissional de alto nível para estar sempre sintonizado com as tendências e com os novos modelos de negócios. A concorrência é também bastante alta, assim como o número de negócios que abrem e logo fecham pelo desconhecimento do mercado e da gestão de negócios.

Sem espaço para dúvidas

Segundo a ABIHPEC, o Brasil é o quarto maior mercado de beleza do mundo. De acordo com o presidente da Associação Brasileira dos Salões de Beleza, José Augusto Ribeiro dos Santos, o setor reúne o maior número de MEIs do país, com quase um milhão de empreendedores nessa categoria. Dados do DataSebrae de junho de 2022 indicam que 970.598 MEIs atuam nessa área.

A Lei do Salão Parceiro trouxe regularidade para o setor da beleza e formalizou muitos desses profissionais, que são autônomos. 

Quem quer ter um salão de sucesso deve definir bem o tipo de estabelecimento e o público-alvo que irá priorizar. Uma clientela mais selecionada será mais exigente e vai exigir serviços diferenciados e luxuosos, além de um espaço requintado e atendimento VIP. Já o público que não tem tempo quer praticidade e rapidez. De todo modo, invista na qualidade dos serviços, procure criar uma identidade própria, tendo sempre claro qual é o seu público-alvo e as suas necessidades, e mantenha-se informado sobre o mercado e as tendências. Lembre-se também de que uma boa gestão é fundamental para que o seu negócio prospere.

Esse mercado é competitivo e muito dinâmico, por isso separamos cinco dicas incríveis para você fidelizar seus clientes.

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1. Relacionamento com clientes

O cliente é a alma do negócio, então investir em um bom relacionamento é muito importante. 

O primeiro passo é oferecer um atendimento diferenciado e especial, já que o consumidor, além de buscar serviços de qualidade, também espera ter um momento de satisfação e prazer.

Invista, portanto, na qualidade do tempo do seu cliente no salão. Cuidados simples, como um atendimento cordial, uma pequena massagem ou mesmo uma música suave tocando durante o serviço, fazem toda a diferença.

Outra ideia é possibilitar que a clientela agende seu atendimento pelo WhatsApp Business, desfrutando da comodidade de enviar mensagens a qualquer horário para tirar dúvidas e marcar serviços.

Há também quem esteja conquistando o público que busca por sustentabilidade utilizando produtos naturais e orgânicos, não testados em animais, com menos componentes tóxicos aos seres humanos e ao meio ambiente. Dessa maneira, é possível atrair clientes por meio da adoção de uma causa ambiental e economizar em materiais. Para saber mais sobre esse assunto, o Sebrae tem uma cartilha feita para salões de beleza: ESG - Serviços de Beleza.

2. Qualidade do serviço

Os clientes querem qualidade, então atente para os serviços oferecidos e para a atualização dos produtos e das técnicas que utiliza no salão - fatores essenciais para a sobrevivência do negócio. É importante lembrar que, nesse setor, a qualidade da matéria-prima é de vital importância para fidelizar os clientes.

Existe uma infinidade de marcas de produtos cosméticos no mercado. Experimente algumas delas antes de decidir qual o seu negócio vai adotar. Você também pode fazer uma pesquisa com os clientes sobre a qualidade dos serviços oferecidos para saber o que deve ser aprimorado.


Sempre fique atento ao que a sua clientela diz, pois é com esse feedback que você pode implementar melhorias.

3. Marca e reputação

Sua reputação vem da percepção do cliente em relação ao que é divulgado e oferecido. Muitas vezes, a fidelidade do cliente continua nas mãos de quem faz o serviço, e não do estabelecimento em si.  De todo modo, divulgue sua marca e mantenha sua reputação sempre positiva.

E não se esqueça da organização do seu espaço: o design da sua loja pode ser o cartão de visita para o consumidor e também um diferencial do seu negócio em relação à concorrência.

4. Equipe 

Toda sua equipe deve ser qualificada e atender bem, de forma sempre cordial e gentil. Crie um bom ambiente em que os profissionais se sintam parte de um grupo e atuem em conjunto para alcançar os melhores resultados. Seus colaboradores precisam de treinamento para estarem sempre capacitados e motivados.

Sabe como melhorar a produtividade do seu negócio? Incentivando sua equipe a atualizar seus conhecimentos técnicos, se preocupando com a saúde de todos e criando um espaço de trabalho agradável.

5. Inovação e informação

Inove constantemente, uma vez que clientes de salões de beleza buscam novidades e esperam que você esteja sempre informado sobre as tendências do mercado. Para estar sempre atualizado e trazer o que há de novo para seu estabelecimento, participe de cursos, feiras e eventos.

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