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Mercado e Vendas | FRANQUEADO
Saiba como abrir a franquia certa para o seu perfil profissional

Conheça as características e a relação entre um franqueador e um franqueado, o que analisar antes de abrir uma franquia e como realizar esse processo.

· Atualizado em 30/11/2024
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Antes da decisão de compra de uma franquia, é fundamental que o candidato a franqueado se questione sobre alguns pontos, ou seja, conhecer bem seu perfil, habilidades e características é essencial para definir qual é o melhor estilo de negócio e segmento para atender aos seus objetivos.

Adquirir uma franquia, no entanto, não tirará do franqueado as responsabilidades sobre a gestão de sua empresa.

É ser um empreendedor que detém o direito de uso de uma marca já estabelecida, por meio de contrato firmado com o franqueador (aquele que desenvolveu o negócio e o transformou em franquia).

É preciso entender que será necessário trabalhar muitas horas por dia. Certamente o franqueado irá suar a camisa bem mais do que no tempo em que era empregado e lidar com os mais variados tipos de clientes e funcionários – pessoas com comportamentos e atitudes distintas.

Conhecer bem seu perfil, habilidades e características é essencial para definir qual é o melhor estilo de negócio e segmento para atender aos seus objetivos.

Saiba quais são os detalhes mais importantes na hora da escolha da franquia dos seus sonhos e os principais conceitos de franchising conferindo este vídeo com Tania Zanin. 

O que analisar e avaliar antes de adquirir uma franquia?

Não basta escolher as franquias mais lucrativas ou reconhecidas; deve-se fazer uma análise do negócio, para verificar a compatibilidade dele com o perfil do empreendedor. Para isso, você deve levar em conta diversos aspectos burocráticos, e alguns pontos devem ser muito bem analisados antes da tomada da decisão. 

  1. Pesquise as marcas 

Antes de escolher uma franquia, pesquise quais possuem modelos de negócios disponíveis. Analise no mínimo 5 marcas. Ainda que seja uma franquia de pequeno porte e com baixo investimento, o futuro franqueado deve pesquisar muito antes de comprá-la, para conhecer as regras do jogo e tirar dúvidas. 

  1. Avalie o franqueador 

É importante conhecer o histórico da marca. Saber por quanto tempo a empresa atuou no negócio antes de aderir ao modelo de franquia e quantas unidades próprias possui é muito importante para identificar sua solidez.

  1. Capacidade financeira

Antes de adquirir a franquia, é necessário saber qual é o montante a ser investido, os custos fixos e variáveis envolvidos na operação diária do negócio e o faturamento previsto. Tenha o montante necessário para o investimento previsto para a franquia e uma reserva para capital de giro.

Deve ser calculado o valor disponível e o tempo de retorno indicado pelo franqueador, considerando como deverá manter-se financeiramente até que possa fazer retiradas da empresa. Essas informações determinarão o ponto de equilíbrio operacional, a previsão de lucro e retorno do investimento.

Por mais que você goste dos produtos e serviços e por mais bonita que seja a loja, se não houver viabilidade financeira, descarte

  1. Escolha dos produtos

Para aumentar suas chances de sucesso, além de analisar a viabilidade econômico-financeira do negócio, é recomendável ter afinidade com o produto ou serviço que será comercializado. Algumas franquias chegam a permitir que o franqueado experimente um ou mais dias da operação, para ter certeza de que ele deseja atuar naquele segmento.

  1. Avaliação de competências

Reconheça as competências e os pontos que precisam ser melhorados, além de compreender que, no sistema de franquias, a marca pertence ao franqueador e caberá a ele determinar regras sobre seu uso, e, ao franqueado, o cumprimento dessas exigências.

  1. Pressão e impulso

Não aceite pressão e nunca compre uma franquia por impulso. Franquia é projeto de vida. Se você pode escolher a qualidade de vida que quer como empresário, por que então delegar isso a outros? A decisão deve ser de quem compra, e não de quem vende.

  1. Conheça os franqueados 

Entre em contato com 8 a 10 atuais e ex-franqueados e converse com eles para entender como é a franquia na prática. Visite também suas unidades, se possível. A COF (Circular de Oferta de Franquia) traz a lista dos franqueados atuais e dos que saíram da empresa no último ano.

  1. Conheça o sistema

As redes de franquias têm características próprias. Durante o processo de análise para a escolha de uma franquia, alguns pontos devem ser observados com atenção, como:

Tempo de contrato

Os contratos de franquia têm prazo definido, podendo ser renovados ou não a critério do franqueador. É fundamental que o prazo do contrato exceda o tempo estimado para o retorno do capital investido pelo franqueado.

Know-how

A transferência de know-how, ponto fundamental nas franquias, só é possível se o franqueador tiver, de fato, experimentado o modelo. A legislação ainda não exige, mas é recomendável que o negócio seja franqueado após um período mínimo de um ou dois anos de experiência e do atingimento do ponto de equilíbrio em unidades-piloto, para que o franqueado adquira uma franquia testada no mercado.

Treinamentos

know-how deve ser transmitido através de treinamentos e ser descrito em manuais, para que o franqueado possa aplicá-lo no dia a dia do negócio. Veja o programa de treinamentos, os manuais e a assistência da rede. Confira como a franqueadora oferece suporte aos franqueados e presta assistência contínua à distância.

Pagamento de taxas

Para fazer parte de uma rede de franquias, o candidato a franqueado deve estar ciente de que deverá arcar com o pagamento de taxas, como royalties e contribuição para o fundo de propaganda.

Padrões

Todo franqueado deverá manter os padrões exigidos pela franquia, dando livre acesso ao supervisor de campo para que ele possa conferir se a unidade está operando de acordo com as determinações da franquia.

  1. A escolha dos segmentos

Gerir uma empresa é um trabalho árduo, que requer muita determinação do empreendedor. A afinidade com o negócio ajudará no desempenho do franqueado à frente da unidade. Algumas franquias chegam a incluir um tipo de test drive, para que o franqueado tenha a oportunidade de experimentar o dia a dia da operação antes de assinar o contrato.

Gostar de um produto ou serviço, e até mesmo ser consumidor fiel de uma determinada marca, pode ser um bom começo, mas o franqueado precisa saber diferenciar o prazer de consumir daquele que envolve a rotina de todas as atividades de retaguarda para que o produto ou serviço seja oferecido aos clientes. Por isso, antes de escolher, busque o máximo de informações sobre os produtos e/ou serviços que você irá comercializar.

  1. Ponto comercial

A escolha do ponto é uma das etapas mais importantes no processo de implantação de uma franquia, pois a localização pode ser um item essencial na escolha do seu negócio. É necessário avaliar questões sobre a proximidade com os concorrentes e qual o melhor ramo de atividade para determinados pontos comerciais.

Saiba mais

Conheça mais sobre plano de negócio, investimentos iniciais, capital e crédito clicando aqui.

Entenda os processos e saiba como administrar uma franquia clicando aqui.

Conheça quais passos seguir antes de abrir uma franquia clicando aqui.

Confira também nesta aula de Alexandre Sita, Como avaliar seu perfil empreendedor, se você tem as principais características de um empreendedor de sucesso, descobrindo suas motivações e os riscos e benefícios de virar dono do seu próprio negócio.

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