Indústrias de máquinas, ferramentas, peças para indústrias, químicos, plástico, embalagens, eletroeletrônicos, automação: aqui tem conteúdo para apoiá-las.
A Indústria de Base Tecnológica (IBT) é um grupo com interfaces em quase todos os setores e segmentos econômicos: máquinas, equipamentos, ferramentas e peças para outras indústrias, produtos químicos, saneantes, indústria de plástico ou embalagens, eletroeletrônicos e equipamentos de automação ou ainda equipamentos de movimentação de carga.
É uma indústria que tem no seu DNA os requisitos “pesquisar, desenvolver, inovar e escalar” para nascer, sobreviver e competir.
Um novo cenário se desenha na pandemia do coronavírus. O Sebrae e seus parceiros se dedicam a colaborar nesse momento, seja para minimizar danos ou identificar oportunidades. Acompanhe o conteúdo selecionado para IBT.
A maioria dos pequenos negócios da IBT é de Microempresas (ME), representando 28 mil empresas ou 60% do total, seguida por Empresas de Pequeno Porte (EPP), que representam 26% do universo, com 12 mil empresas, e, finalmente, os Microempreendedores Individuais (MEI), com 14% e 7 mil empresas. É com esse grupo que queremos falar.
Veja como o setor tem trabalhado durante a pandemia.
- O perfil, o conceito e a importância da IBT
- Boas práticas da Indústria de Máquinas e Equipamentos durante a pandemia do coronavírus
- A importância do associativismo para Indústria de Base Tecnológica em tempos de pandemia
- Como está a Indústria de Base Tecnológica na pandemia
Retomada Segura
Conheça o material orientativo que o Sebrae preparou para retomada segura das atividades industriais de base tecnológica:
Foi um prazer te ajudar :)