O Sebrae apoia as instituições de educação superior brasileiras a adotarem, de modo permanente, ações de empreendedorismo em suas práticas pedagógicas.
O papel da universidade na formação de empreendedores ganha cada vez mais relevância na educação. Assim, é fundamental preparar o estudante para participar de um novo mundo no qual a capacidade de iniciativa, flexibilidade e adaptação às mudanças é fundamental para o êxito profissional.
Além disso, o conhecimento produzido na universidade se transforma mais rapidamente em benefício para a sociedade se empreendedores o converterem em serviços e bens disponíveis.
O desafio, porém, é a inserção do empreendedorismo como conteúdo curricular e atividades transversais nos cursos de graduação. Diante disso, o Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae quer ser parceiro das instituições de educação superior brasileiras e as estimular a adotar, de modo permanente, ações de empreendedorismo em suas práticas pedagógicas.
Conheça o que oferecemos e procure o gestor do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae mais próximo para saber como participar ou implementar nossos produtos e serviços na sua instituição.
Disciplinas e projeto de extensão
Às instituições de ensino superior, o Sebrae oferece as disciplinas de Empreendedorismo e de Empreendedorismo e Inovação, além de um projeto de extensão em empreendedorismo social e negócios de impacto social. As metodologias podem ser ofertadas nas IES por meio da capacitação de professores.
Palestra Empreendedorismo em Dois Tempos
A palestra Empreendedorismo em Dois Tempos tem o objetivo de despertar o interesse do aluno do ensino superior para o empreendedorismo, além de desenvolver suas competências empreendedoras. Com carga horária de duas horas, ela pretende sensibilizar os participantes para a temática do empreendedorismo, englobando os seus aspectos empresariais, corporativos e sociais.
Editais
O Sistema Sebrae publica editais de chamada pública para apoiar a oferta de educação empreendedora em instituições de ensino superior. Por meio dos editais, é possível disponibilizar cursos do Sebrae aos estudantes, propiciando o uso de metodologias e o desenvolvimento de atividades das próprias IES na área.
Vale destacar que algumas instituições de ensino superior apoiadas anteriormente pelo Sebrae na área da educação apresentaram evolução no ensino do empreendedorismo com a criação de centros especializados e de atividades de extensão.
Guia de Boas Práticas
Esse guia compila experiências exitosas que o professor pode apresentar aos seus estudantes para trabalhar o empreendedorismo.
O Sebrae realiza, em parceria com o Instituto Empreender Endeavor e outras instituições e empresas, a Rodada de Educação Empreendedora, que promove a troca e o diálogo entre professores atuantes na temática do empreendedorismo nas instituições de ensino superior do Brasil.
Como resultado dessa iniciativa, destaca-se a identificação de experiências inovadoras que podem ser replicadas em larga escala. Para auxiliar os professores brasileiros, são disponibilizadas aqui duas práticas bem-sucedidas:
Programa de mentoria
O programa tem como objetivo apresentar aos estudantes as principais práticas e os desafios de gestão nos pequenos negócios. Ele também busca desenvolver uma visão crítica sobre as características e os problemas específicos dessas empresas, além de aprofundar o conhecimento sobre empreendedorismo como alternativa de carreira. O programa foi criado a partir da observação e da identificação de algumas lacunas que o currículo acadêmico não consegue cobrir.
Clique aqui para baixar o PDF do programa.
Maker hacklab: a maratona de negócios em Internet das Coisas
A maratona de negócios em Internet das Coisas tem o propósito de desenvolver projetos de alto impacto e de integração de hardware e de software na nuvem. Para isso, é necessário pensar em tecnologia de ruptura e validar negócios com espírito desbravador em ambiente desafiador, provendo suporte para os participantes se divertirem, desenvolverem tecnologias na prática e pensarem em iniciativas que podem mudar o mundo.
Clique aqui para baixar o PDF do programa.
Navegue no menu ao lado, conheça a atuação e as propostas do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae para todos os níveis da educação formal e engaje-se nesse processo.
Mentoria on-line
Assista ao resultado de mais uma parceria do Sebrae com a Endeavor e saiba como levar o tema empreendedorismo para as instituições de ensino superior.
Os principais benefícios de se ensinar empreendedorismo na universidade são:
Crescimento sustentável do país
Aproximar o mundo empresarial das práticas acadêmicas é fundamental para o desenvolvimento do país e da inovação. Quanto mais o país tiver empreendedores capazes de garantir sucesso nos seus negócios, mais a economia ganha e mais o país eleva a sua competitividade no cenário internacional.
Atualização
As mudanças acontecem muito rapidamente em todos os mercados, principalmente quando se fala em negócios. Por isso, estar atento às transformações é essencial. Ao estudar sobre tendências de mercado na universidade, evoluções tecnológicas, mercados e negócios inovadores, nichos de clientes, novos fornecedores e outros temas, o estudante se atualiza e, consequentemente, poderá ficar melhor posicionado em relação à concorrência.
Preparação para a jornada empreendedora
A educação empreendedora prepara os estudantes para o mercado de trabalho e para abrir o seu próprio negócio. É por meio dela que os estudantes são incentivados a ter ideias criativas, comprometimento, autoconfiança e persistência para o mercado de trabalho ou de negócios.
Foi um prazer te ajudar :)