O Programa Nacional de Educação Empreendedora apoia atividades ligadas ao fomento da cultura empreendedora oferecidas por sua instituição de ensino superior.
Você pode e deve participar das atividades ligadas ao fomento da cultura empreendedora oferecidas por sua universidade ou faculdade com o apoio do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae. Sabemos que são os estudantes os que mais se interessam pelo tema, e isso ajuda a mudar o ensino superior, aproximando a educação da dinâmica atual do mundo do trabalho.
As atividades mais acessíveis oferecidas são disciplinas e projetos de extensão, que podem ser ofertados por professores de seu curso. Também oferecemos a Palestra Empreendedorismo em Dois Tempos, que vai auxiliar a desenvolver o empreendedor que existe em você.
Se você ainda não conhece, basta solicitar que a sua instituição entre em contato com o Sebrae de seu estado e as metodologias serão repassadas aos professores de qualquer curso de sua faculdade ou universidade.
Metodologias
O Sebrae Experience possui o formato de um evento intensivo que tem por objetivo despertar o espírito empreendedor que existe nos estudantes, elevar a criatividade e inovação e estimular o desenvolvimento de ideias de negócios.
Essa metodologia, desenvolvida pelo Sebrae, trata de aspectos importantes na formação de um empreendedor e, principalmente, como ele pode tentar transformar suas ideias em modelos mais palpáveis para a criação de empresas.
De uma forma divertida, mas bastante intensa, as características referentes ao comportamento empreendedor são trabalhadas individualmente e em equipe ao longo da modelagem de um negócio. Isso é aliado a atividades práticas, que fazem com que os participantes com maior potencial empreendedor sejam identificados e todos os outros reflitam sobre como podem melhorar sua capacidade de realização - seja na sua vida pessoal, em negócios próprios ou em seus futuros empregos.
O Projeto de Extensão “Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto Social” é guiado por objetivos individuais e coletivos, sendo necessário que o participante desenvolva o seu autoconhecimento e amplie o seu espírito de coletividade.
Neste cenário, a educação é o meio pelo qual o participante será incentivado à quebra de paradigmas e ao comportamento empreendedor. Ou seja, a aprendizagem acontece, principalmente, de forma prática, ao considerar fundamentos como: a autonomia para aprender; a capacidade de realização; o desenvolvimento de características necessárias para a ação; e a competência na gerência de sua própria vida nos aspectos pessoal, profissional e social.
Este trabalho de estímulo à cultura empreendedora busca promover comportamentos de proatividade, inovação e, sobretudo de pessoas que possuem senso de responsabilidade e perseguem os seus sonhos com a perspectiva de uma verdadeira transformação social.
A Disciplina de Empreendedorismo e Inovação compõe o Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae e foi desenvolvida para integrar os currículos de cursos de graduação de Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o país.
Ela pode ser ofertada como uma disciplina obrigatória, eletiva ou optativa, conforme decisão da Instituição de Ensino Superior. A Disciplina foi elaborada para a utilização da metodologia de sala de aula invertida, de forma que o estudante participe ativamente na construção dos conhecimentos necessários ao desenvolvimento de suas competências, com autonomia e autorresponsabilização.
Essa metodologia propicia o estudo dos temas abordados em situações fora da sala de aula e vivenciá-los, de forma simulada, presencial e interativamente.
Aprenda mais
Programa de Mentoria
Tem como objetivo oportunizar aos estudantes conhecer as principais práticas e desafios de gestão nos pequenos negócios, assim como desenvolver uma visão crítica sobre as características e os problemas específicos destas empresas, além de aprofundar o conhecimento sobre empreendedorismo como alternativa de carreira. O programa foi criado a partir da observação e da identificação de algumas lacunas que o currículo acadêmico não consegue cobrir.
Clique aqui para baixar o PDF do programa.
Macker Hacklab: a maratona de negócios em internet das coisas
É uma maratona de negócios na internet das coisas, tendo como propósito desenvolver projetos de alto impacto, de integração de hardware e de software na nuvem. É pensar em tecnologia de ruptura e validar negócios com espírito desbravador, em ambiente desafiador e provendo suporte para os participantes se divertirem, desenvolverem tecnologias na prática além de pensarem em iniciativas que podem mudar o mundo.
Foi um prazer te ajudar :)