Inovar no e-commerce pode ser a garantia para a sua empresa manter-se no mercado e obter cada vez mais sucesso.
O mercado digital não é mais novidade, mas não deixa de ser uma inovação se comparado ao comércio feito apenas na loja física. Ainda assim, ele precisa constantemente de inovação.
Inovar é diferente de inventar: na prática, a inovação não está necessariamente ligada à tecnologia.
Neste conteúdo, falaremos sobre as possibilidades de inovar no e-commerce.
Você será informado sobre:
Quatro dicas para inovar;
Compra facilitada pelo celular;
INOVArejo;
Três possibilidades de inovar com o Inovarejo.
Dicas para inovar no mercado e conquistar sempre mais sucesso
Assim como também há uma forte relação entre investimento em inovação e crescimento de receitas, no comércio eletrônico não é diferente. É preciso constantemente buscar novas formas de comercializar produtos e serviços e de investir conhecimento e novas tecnologias para aumentar a competitividade.
Inovar é diferente de inventar
Na prática, a inovação não está necessariamente ligada à tecnologia. Há muitos casos de empreendedores que conquistaram forte diferencial competitivo inovando no atendimento, por exemplo. Não esqueça disso.
Concepção e desenvolvimento
Essas podem ser duas etapas da inovação. Isso mesmo. É que, normalmente, associamos inovação a ideias geniais. Mas, ter ideias não é o suficiente: a verdadeira inovação acontece quando, além da concepção, o empreendedor sabe transformá-las em diferencial competitivo e passa a vender mais ou colher melhores resultados com isso. Então, grave aí: é preciso conceber e ter capacidade de desenvolver.
Para ter boas ideias, tenha muitas ideias
A melhor forma de ter boas ideias é ter muitas. Você sabia disso? É porque o empreendedor que está sempre pensando em formas de inovar tem maior probabilidade de ter boas ideias do que aquele que espera o momento mágico em que uma ideia genial surgirá como em um passe de mágica.
Mesmo as melhores ideias são rejeitadas no começo
Nesse caso, inovar significa persistir. Isso porque inovação, geralmente, envolve novos comportamentos do cliente. E a mudança nem sempre é bem recebida no início. Mas, o importante é testar os conceitos de forma rápida e barata, sabendo que existe alta probabilidade de a ideia ser rejeitada. Ao entender os motivos que levaram à rejeição, o empreendedor deve melhorá-la e continuar apresentando projetos para as pessoas. Não desista!
Compra pelo celular
O cliente quer e pode comprar por meio do celular. Você sabia que a utilização de aplicativos para compra no celular é denominada de Mobile E-commerce (M-commerce)? Essa não só é uma realidade, mas também um mercado em expansão.
Então, além de disponibilizar essa facilidade para o seu cliente, que tal elaborar, ainda, uma promoção ou oferta direcionada para quem compra pelo celular? A inovação é tão necessária que nunca para de dar motivos para que os empreendedores continuem inovando. Aproveite!
Inovarejo
Para ampliar a competitividade de pequenos negócios por meio da inovação no comércio eletrônico, o Sebrae criou o programa INOVArejo
Saiba mais
Se você gostou deste conteúdo sobre a inovação no e-commerce, que conferir também informações sobre as diferentes formas de utilizar a tecnologia em seu negócio? Você pode acessar, ainda, 9 dicas para dominar o mercado digital.
Foi um prazer te ajudar :)