Por meio dessa solução, o Sebrae assessora o empresário e propõe encontros de negócios entre fornecedores e compradores.
Um dos produtos mais tradicionais da área de Mercado é a Rodada de Negócios, organizada pelo Sebrae por meio do encontro entre fornecedores e compradores com ofertas e demandas afins. Trata-se de um instrumento de marketing dinâmico que promove a aproximação entre empresas com a realização de eventos pontuais.
Durante as rodadas, são agenciados encontros de negócios que têm a finalidade de estimular parcerias e despertar o interesse comercial comum por meio do intercâmbio entre empresários. Esses eventos têm o potencial de criar novas oportunidades para as empresas participantes.
As rodadas costumam durar um dia, no qual são promovidas reuniões de negócios entre empresários, com suas demandas e ofertas, de maneira a facilitar novos contatos. Assim, cada empresa participante apresenta seus produtos e serviços, conduzindo as reuniões de maneira direta e objetiva.
Os principais objetivos das Rodadas de Negócios são:
- Facilitar a aproximação e o intercâmbio comercial e tecnológico entre empresas.
- Estimular parcerias.
- Despertar o interesse comercial entre as empresas participantes.
- Criar um ambiente propício e saudável para a realização de negócios.
- Abrir espaço para acesso a novos mercados.
- Aproximar ofertantes e demandantes de produtos e serviços.
Como funciona
Ao identificarem demandas entre os clientes atendidos pelas carteiras de projetos do Sebrae, os gestores da entidade (sejam eles estaduais ou nacionais) podem propor uma Rodada de Negócios. A partir daí, organiza-se o evento, que pode ter foco setorial ou multissetorial.
Algumas rodadas são abertas a vários ramos de atividades, no entanto a maioria tem a participação limitada a empresas que atuam em setores econômicos específicos. Por exemplo, há Rodadas de Negócios para determinados insumos, como café, produtos lácteos ou artesanato. Mas há também aquelas que abrangem toda a cadeia fornecedora do setor hoteleiro, da indústria automobilística ou de petróleo e gás, por exemplo.
Em geral, cada rodada acontece em um ou dois turnos. Porém, quando o número de participantes é elevado, ela pode chegar a durar de três a quatro dias, para garantir uma maior quantidade de encontros entre as partes.
Normalmente, cada empresa compradora terá em torno de 12 reuniões agendadas por dia. A duração dos encontros é predeterminada e, dependendo do setor e do total de empresas, vai de 15 a 30 minutos, em média. Esse é o tempo necessário para que seja cumprido o objetivo de aproximação e facilitação de contatos e para que se verifique se há reais perspectivas de negócios. Existe também a possibilidade de os encontros ocorrerem de maneira virtual.
Como participar
Para participar, procure o Sebrae e se informe sobre o calendário de rodadas na sua região. Assim, você poderá identificar se alguma delas é voltada para o seu tipo de negócio.
Todo o trabalho de reunir os compradores é feito pelo Sebrae, que seleciona os perfis adequados com base em critérios de compra, como tipos de produtos, volume e local de entrega, faz o cruzamento e agenda os encontros.
O objetivo dessa inteligência é priorizar maiores compatibilidades. A ideia é que o empresário saia do evento tendo participado de reuniões efetivas, ou seja, com quem realmente tem interesse em comprar o produto que ele está vendendo e vice-versa.
Vantagens
Os empresários participam das rodadas com a segurança de que o Sebrae fez toda a inteligência para garantir que haja a melhor chance de realização de negócios. Além disso, também é possível firmar outras relações de parceria, como joint ventures, sociedades, investimentos e transferências de tecnologia.
Mesmo quando não se realizam determinados negócios, as empresas saem do evento com a possibilidade de capitalizar um grande benefício: o networking. Com a ampliação e a valorização da sua rede de contatos, cresce também o potencial de negócios futuros.
Com a sua participação nas rodadas, os fornecedores passam a ser identificados como clientes Sebrae, o que representa uma referência e um diferencial mercadológico que os coloca à frente de outras opções no mercado.
Confira outros benefícios para as empresas vendedoras:
- Acesso aos responsáveis por compras das empresas demandantes.
- Prospecção e possibilidade de abertura de novos mercados locais, regionais e internacionais.
- Realização de novas parcerias e intercâmbio empresarial.
- Melhoria na aprendizagem da negociação por meio da prática e do conhecimento das exigências de diversos tipos de compradores.
- Custo mínimo para a divulgação da empresa, dos produtos e de serviços.
Além de ter a possibilidade de gerar negócios, veja como as empresas compradoras podem se beneficiar com as rodadas:
- Divulgação e marketing institucional.
- Integração com a comunidade empresarial.
- Busca de novas parcerias.
- Identificação, em curto prazo, de novos fornecedores.
- Maior conhecimento do mercado.
- Contato com outros compradores de porte.
A Rodada de Negócios é gratuita e você pode verificar no Sebrae do seu estado qual é o calendário e a programação dos próximos encontros. Aproveite essa oportunidade de networking para fechar negócios e aumentar suas vendas.
Saiba mais
Foi um prazer te ajudar :)