Nós temos uma série de vídeos consultorias e muito mais para tornar a sua empresa mais competitiva e conquistar o mercado global.
O comércio internacional ainda é muito pouco explorado pelas empresas nacionais. O fato de o Brasil ser um país com um grande mercado interno explica em parte essa tendência, mas também muitos donos de pequenos negócios acreditam que exportar só é uma realidade para as grandes empresas.
Não é à toa que o Brasil está na 27a posição entre os maiores exportadores do mundo, segundo relatório de 2018 da Organização Mundial do Comércio (OMC), apesar de ser uma das 10 maiores economias globais, aparecendo em nono lugar no ranking dos países com maior PIB, segundo dados de 2019 do Fundo Monetário Internacional (FMI).
Mas existe uma oportunidade ampliar o comércio exterior, passando necessariamente pela melhoria da competitividade das empresas nacionais para atuar internacionalmente.
Sabendo que você pode estar precisando de um empurrãozinho para expandir os horizontes do seu negócio, oferecemos inúmeros produtos e serviços.
O caminho da sua empresa até o comércio exterior pode passar por nossos cursos, consultorias e parcerias, pensados para ajudar você a adequar seu empreendimento aos padrões internacionais e aos mercados-alvo onde pode ser mais competitivo.
Aqui, nesta página, reunimos diversos conteúdos pelos quais você pode navegar para alcançar o sucesso em qualquer lugar do mundo. Confira.
Nós também disponibilizamos soluções junto com a Apex-Brasil para auxiliar na preparação da sua empresa para atender aos padrões internacionais de comércio. Confira.
Veja também
Nós também oferecemos uma consultoria para adequar seu processo e seu produto para o mercado externo. Conheça o Sebraetec e agende um horário.
A ConnectAmericas é uma plataforma de negócios grátis, em formato de rede social, criada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para conectar empresas interessadas em realizar operações de comércio exterior e investimento internacional. Saiba tudo sobre como exportar e importar por meio dessa ferramenta.
A atuação das empresas brasileiras no mercado internacional
Segundo estudo de 2019 do Sebrae, mais de 40% (8,3 mil) das empresas exportadoras brasileiras são micro e pequenos negócios, responsáveis por US$ 1.239 milhões de vendas externas em 2018.
Entre os setores econômicos, elas se dividem em:
As MPE industriais exportam majoritariamente produtos que servirão de insumo para outras empresas no exterior, como é o caso de máquinas e equipamentos, produtos de metal, de borracha e de plástico, equipamentos de informática, materiais elétricos, escovas, equipamentos de proteção.
A indústria de alimentos representa uma importante fatia das empresas exportadoras e é o segmento com maior valor médio exportado, seguido das empresas de vestuário e acessórios.
Quer saber mais sobre as micro e pequenas empresas no comércio exterior? Acesse o DataSebrae e fique por dentro das pesquisas e dos dados dos pequenos negócios exportadores.
Foi um prazer te ajudar :)