É um programa criado e operado pelo Sebrae que utiliza a competição integrada entre startups como uma ferramenta para conectá-las ao mercado e qualificá-las para eventos de alcance nacional e internacional.
As startups concorrem em fases estaduais ou temáticas, e as finalistas dessas etapas representam seus estados e temas na final, que acontece em outro evento, o Startup Summit.
Além da visibilidade proporcionada por uma competição de alcance nacional, as startups participantes recebem capacitação para estarem preparadas para a nova fase da disputa. Isso sem falar que o evento oferece oportunidades de networking, abrindo portas para parcerias de sucesso!
Quer mais um motivo para participar? A banca de jurados é composta de investidores, representantes de Corporate Venture e atores estratégicos que estão de olho para investir nos empreendedores que chegam à final!
Conheça as fases do programa
PESO LEVE Mercado Doméstico |
|
Seletivas Estaduais | |
startup day | |
Preparação para submissão de pitch |
Até 81 startups |
seletiva virtual | |
Rodada de mentorias |
24 startups |
startup summit | |
Conexões em mercado doméstico | 3 Startups Vitoriosas |
PESO PESADO Mercado Internacional |
|
Seletivas Estaduais e Temáticas | |
startup day | |
Preparação para submissão de pitch |
Até 60 startups |
seletiva virtual | |
Rodada de mentorias |
12 startups |
startup summit | |
Conexões em mercado internacional | 6 Startups Vitoriosas |
PESO LEVE Mercado Doméstico |
Seletivas Estaduais |
startup day |
Preparação para submissão de pitch |
Até 81 startups |
seletiva virtual |
Rodada de mentorias |
24 startups |
startup summit |
Conexões em mercado doméstico |
3 Startups Vitoriosas |
PESO PESADO
Mercado Internacional |
Seletivas Estaduais e Temáticas |
startup day |
Preparação para submissão de pitch |
Até 60 startups |
seletiva virtual |
Rodada de mentorias |
12 startups |
startup summit |
Conexões em mercado internacional |
6 Startups Vitoriosas |
O Desafio Sebrae Like a Boss surgiu como um reality show em 2012 tendo os Jovens Nerds como apresentadores.
Conheça o formato do Desafio, que foi adotado de 2014 até 2019.
Conheça o formato do Desafio que já vislumbrava os campeonatos internacionais de startups.
O Desafio ganhou um formato no ringue, com capacitação e conexão com competições globais!
Categoria para startups que desejam se conectar com o mercado doméstico, via inovação aberta ou iniciando a captação de investimentos.
Pequenas empresas podem praticar o modelo de inovação aberta, ou open innovation, ainda que essa seja uma tendência mais comum nas grandes empresas. Os pequenos negócios podem ser parceiros estratégicos de organizações maiores ou criar vínculo com outras pequenas empresas para encontrar oportunidades de crescimento. A inovação aberta é uma maneira de acelerar a inovação por meio da colaboração de pessoas e organizações externas à empresa. Nesse modelo, a gestão realiza parcerias para o desenvolvimento de conhecimentos e de projetos, seja com consumidores, fornecedores, concorrentes, empresas de outros setores, órgãos públicos ou universidades. O seu objetivo é somar forças em prol da inovação. Assim, os clientes podem oferecer ideias para a cocriação de novos produtos e serviços e a empresa pode realizar chamadas abertas para que qualquer pessoa contribua com ideias ou projetos para o negócio - o chamado crowdsourcing. Já no modelo de inovação tradicional ou fechada, o processo de desenvolvimento de ideias, pesquisas e invenções ocorre exclusivamente dentro da organização. Geralmente, ao adotar a inovação fechada, muitos recursos financeiros são direcionados para a pesquisa e o desenvolvimento interno. E toda expertise, tecnologia, processos e propriedade intelectual ficam sob o controle da empresa. A inovação aberta, por sua vez, permite que a empresa utilize recursos externos enquanto disponibiliza os seus. Os benefícios de se praticar a inovação aberta são: Redução do tempo no desenvolvimento e na comercialização das inovações. Diminuição de custos, já que os recursos passam a ser compartilhados. Geração de uma base de conhecimento maior. Diluição dos riscos e aumento das possibilidades de acerto. Como implementar Para que as empresas consigam sobreviver e evoluir, elas precisam se abrir para o novo e se adaptar às constantes mudanças. O modelo de inovação aberta pode ser considerado uma estratégia e necessita de uma cultura que promova essa abertura do processo de inovação. Quando falamos em cultura, estamos tratando de um processo constante de aprendizado e treinamento. Algumas práticas empresariais podem auxiliar na implementação de um modelo de inovação aberta na sua empresa, como: Aproximar-se de iniciativas que promovam conexões, como redes de inovação, hubs, coworkings e comunidades. Participar de eventos e encontros empresariais com o objetivo de estimular conexões e troca de experiências. Promover a diversidade dentro das empresas e a composição de times mistos. Fazer parte de programas que promovam a integração com instituições de ensino, como as incubadoras e aceleradoras. Buscar conexões com startups, seja investindo, sendo parceiro ou contratante. As feiras setoriais são excelentes oportunidades para isso. Incentivar hackathons e maratonas, que normalmente duram um fim de semana, para criar soluções. Para esses encontros é possível convidar profissionais de diversas áreas para compartilhar ideias. Para saber mais, veja os vídeos a seguir: Inovação aberta, mas o que é isso? Como pequenos negócios se beneficiam da inovação aberta em grandes empresas com startups? E aproveite o curso do Sebrae: Inovação
Saiba o que é o capital empreendedor e como esse tipo de recurso se aplica à sua empresa.
Veja em qual estágio de desenvolvimento sua empresa se encontra e descubra qual tipo de investimento é o ideal para o seu negócio.
Saiba quais são os principais tipos de investimento disponíveis e como cada um pode ajudar sua startup a crescer. Confira!
Confira nossas dicas para montar um PITCH deck de negócios de forma ideal e encante investidores dispostos a aportar sua empresa.
Categoria da competição Desafio Sebrae Like a Boss, que prepara startups que desejam participar de competições internacionais e escalar negócios por meio da internacionalização.
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Mercado Internacional