this is an h1

this is an h2

Tue May 23 01:51:19 BRT 2023
Mercado e Vendas | CLIENTE
Turismo de aventura: atraindo turistas para a Paraíba

O Turismo de aventura é um dos mais procurados por viajantes do mundo todo. Saiba mais sobre este segmento do turismo e veja o potencial da Paraíba.

· Atualizado em 23/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O turismo de aventura é um dos que mais crescem no Brasil. Essa modalidade de turismo, que também inclui o ecoturismo, tem enorme representatividade no país. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do Turismo 2022-2021, realizada em parceria com o Ministério do Turismo (MTur), revelam que, em 2021, 25,6% dos viajantes domésticos buscaram natureza, ecoturismo ou aventura, percentual superior ao registrado no ano anterior (20,5%).

Dados do MTur também apontam que mais de 28 mil profissionais estão envolvidos neste tipo de atividade. Portanto, esse segmento resulta em impactos positivos não somente no turismo, como também nas economias locais e na geração de empregos diretos e indiretos.

Uma boa notícia é que de acordo com o relatório Allied Market Research esse segmento do mercado de turismo global gerou 112.22 bilhões de dólares em 2020, sendo estimado gerar 1.169,09 bilhões de dólares até 2028. Ou seja, esse relatório demonstra que, entre 2021 e 2028, haverá um crescimento de 20,1% nesse segmento do turismo.

Vale destacar, que um dos principais motivos que estão levando ao crescimento exponencial desta prática de turismo é a pandemia causada pelo coronavírus. No pós-pandemia, muitos turistas passaram a priorizar o contato com a natureza, e as viagens nacionais ganharam destaque.

Mas o que é turismo de aventura?

O MTur adota a seguinte definição de turismo de aventura: “compreende os movimentos turísticos decorrentes da prática de atividades de aventura de caráter recreativo e não competitivo.”

Além disso: “os deslocamentos e estadas que pressupõem a efetivação de atividades consideradas turísticas” e as “práticas de aventura de caráter recreativo e não competitivo” pressupõem “determinado esforço e riscos controláveis, e podem variar de intensidade conforme a exigência de cada atividade e a capacidade física e psicológica do turista”.

Tipos de turismo de aventura

No geral, o turismo de aventura está associado a algumas atividades que incluem contato com a natureza e adrenalina. Contudo, também proporcionam relaxamento e redução de estresse. Alguns dos principais tipos são:

  • Rafting (descida de rios em botes); 
  • Escalada; 
  • Tirolesa; 
  • Arvorismo;
  • Rapel; 
  • Flutuação
  • Canoagem; 
  • Bungee jump; 
  • Slackline;
  • Trekking (caminhadas por trilhas). 

Turismo de aventura e segurança

As atividades planejadas de recreação nesse setor são cercadas de segurança. De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), é fundamental seguir as normas adequadas de acordo com as atividades que serão oferecidas como:

  • ABNT NBR ISO 21101 – estabelece os requisitos de um sistema de gestão da segurança para prestadores de serviços de atividades de turismo de aventura. Deve ser vista como obrigatória em qualquer negócio relacionado ao segmento, seja um atrativo, operadora, pousada que possua um circuito de arvorismo ou que ofereça alguma atividade de ecoturismo.
  • ABNT NBR 21103 – especifica os requisitos mínimos para a informação a ser fornecida aos participantes antes, durante e após as atividades de turismo de aventura.
  • ABNT NBR ISO 21102 - estabelece os requisitos que o mercado considera como competências mínimas e os respectivos resultados esperados para líderes de atividades de turismo de aventura, guias e condutores, comuns a qualquer atividade deste setor.

Turismo de aventura pela Paraíba

Nos últimos anos, o turismo de aventura tem se fortalecido na Paraíba de maneira bem diversificada, tais como por meio de atividades de mountain bike, jipe ou trekking. Alguns dos destaques do segmento no estado são:

  • Araruna: localizado na divisa entre o Rio Grande do Norte e a Paraíba, no Agreste paraibano, Araruna é perfeito para os amantes de aventura. No município, é possível fazer rapel, escalada, trilhas, trekking e voar de asa delta ou parapente. Araruna, inclusive, é considerado um dos melhores lugares do mundo para praticar voos de longa distância no esporte. No Parque Estadual da Pedra da Boca, famoso por suas pedras rochosas incríveis, há opções de trekking pela trilha da Pedra da Boca, com 336 metros de altura, assim como rapel na Pedra da Caveira.
  • Lajedos e Cabaceiras: localizados na região do Cariri, o Roteiro dos Lajedos passa por diversos atrativos naturais como o Lajedo de Pai Mateus, a Pedra do Touro, a Pedra da Tartaruga e vários outros atrativos da região ideais para o aventura e ecoturismo. Sem dúvida, é um roteiro imperdível com formações rochosas espetaculares e inscrições rupestres.
  • Litoral Sul Paraibano: durante o verão, a aventura toma conta do litoral Sul da Paraíba. É possível praticar vários tipos de esportes radicais ao longo da Costa de Conde, tais como rapel, tirolesa, quadriciclo, trekking, caiaque, dentre outros. Também é possível fazer trilhas ecológicas de sete a dez quilômetros em Tambaba.
  • Ingá: nesta cidade, a cerca de 40 km de Campina Grande e a 150 km da capital João Pessoa, encontra-se a famosa Pedra de Ingá, no sítio de arte rupestre das Itacoatiaras do Rio Ingá, um verdadeiro tesouro arqueológico localizado na zona rural deste município. As "Itacoatiaras do Ingá” estão espalhadas em uma área belíssima e ideal para interagir com a natureza.
  • Vale dos Dinossauros: reconhecido mundialmente, o Vale dos Dinossauros, na cidade de Souza, é o sítio paleontológico referencial em pegadas fossilizadas para pesquisadores, turistas, estudantes, ecologistas do Brasil e de outros países. No roteiro, é possível visitar o museu e fazer trilhas pelo parque.

Esse segmento tem um grande potencial para criar negócios e muitos lucros para os empreendedores. Lembre-se que a comunicação é uma ferramenta fundamental neste mercado. Por isso, é importante conhecer as principais redes sociais e saber como usá-las para atrair mais clientes e conquistar o sucesso no seu negócio.

Saiba mais:

Entenda o conceito de turismo de aventura e suas normas de segurança, conheça as principais modalidades e veja o potencial da Paraíba 

O Sebrae traz ainda conteúdos para contribuir com o empreendedor no sucesso do seu negócio e cursos pelo WhatsApp:

Empreendedor de Sucesso: Vai ajudar você a elaborar metas claras e plano de ação e refletir sobre suas atividades empreendedoras e autodesenvolvimento.

Inovação e possibilidade de crescimento: Você compreenderá qual é a importância de implementá-la em seus negócios, seguindo as etapas para explorar possibilidades e produzir resultados satisfatórios. Vai se conscientizar do valor e dos benefícios da inovação para o seu negócio e vai identificar e desenvolver ações organizadas para analisar e aproveitar oportunidades.

Conheça também o curso on-line Como aumentar suas vendas.

O curso oferece capacitação para aumentar as vendas, utilizando os principais componentes de marketing: produto/serviço, preço, ponto e promoção.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?