Conhecer o cliente é um dos fatores chave para o sucesso de um negócio.
Conhecer o cliente é uma estratégia fundamental para conquistar bons resultados. Sabemos que o consumidor está em constante mudança, por isso, conhecer as necessidades do seu cliente é um processo contínuo que deve envolver todos os colaboradores do seu negócio, e assim, conhecer e atender suas maiores necessidades para que o atendimento seja eficaz e assertivo.
O bom relacionamento com o cliente é entender seus hábitos, preferencias e gostos para encontrar a melhor solução de sua procura. Segundo o Sebrae nacional as empresas possuem três tipos de clientes:
Atuais: Seja os que compram com maior frequência e aqueles que eventualmente retornam a comprar.
Ex-cliente: Eles se enquadram em clientes que passaram a consumir de outros estabelecimentos.
Não conhecem o negócio: Este grupo está associado a clientes que desconhecem seu produto ou serviço e assim buscam outros locais de compra.
Uma ótima forma de conhecer o nicho e identificar melhor, é utilizando meios como cadastro de clientes, que seja objetivo e acessivo para seus consumidores. Esse cadastro pode obter campos como: pesquisas, entrevistas, caixa de sugestões, jornada de compra, mapa de empatia entre outras lacunas que podem ser personalizadas de acordo com seu produto e serviço. Essas práticas auxiliam no relacionamento com clientes fixos, a reconquistar clientes e captar novos clientes.
As mídias socais também se tornaram um ótimo canal de comunicação, que podem ser utilizadas para captação de novos e potenciais clientes. As redes sociais são um meio de comunicação bastante visuais, se bem atualizada ela se torna um gancho de interesse para conhecer o seu produto/serviço. Por isso, o ideal é conhecer as praticidades de cada rede social e aplicar práticas chamativas e de interação para agregar na comunicação de sua empresa.
O Sebrae oferece um conjunto de soluções que podem ser personalizadas de acordo com seu segmento. O grupo de especialistas trabalham atentamente de forma online para atender e encontrar soluções e inovações de acordo com a necessidade de sua empresa.
Para falar com nossos especialistas basta acessar qualquer um dos links abaixo, ou até mesmo, ligar gratuitamente para a central de relacionamento no número 0800 570 0800.
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