Dicas para criar uma vitrine e um ambiente atrativo para os clientes.
A vitrine é um espaço destinado em demonstrar produtos à venda de uma loja, ela é um meio do primeiro contato presencial entre a loja e o consumidor, sendo geralmente responsável pela impressão que o público tem dos produtos. Por isso, organizar uma vitrine chamativa é fundamental para chamar atenção do potencial comprador.
O planejamento é fundamental para todas as áreas em uma empresa, mas planejar cuidadosamente as campanhas temáticas que serão utilizadas ao longo do ano permite explorar todas as ideias e elementos para organizar a vitrine com criatividade e economia.
Estudar a estrutura da vitrine e utilizar uma boa iluminação permite uma visualização focada no produto, além de transmitir uma mensagem atrativa. A iluminação pode ser personalizada com cores, leds e em variados pontos da vitrine.
Durante o ano existem várias datas sazonais, que consiste naqueles dias comemorativos, como exemplo: dia das mães, dos namorados, dia dos pais, entre outros. Essas datas são relevantes para o comércio pois permitem o aumentam das vendas. Por essa razão é fundamental um planejamento para criação de um cenário personalizado que desperte a atenção do consumidor.
O uso de elementos complementares auxilia para fugir do convencional de expor apenas os produtos, essa é uma das alternativas para uma vitrine atraente. Sendo assim, o uso de elementos com cores e decorativos compõe o cenário da vitrine, além disso, essa dica pode ser usada além das datas comemorativas, basta complementar o tema escolhido.
Da mesma forma do comércio convencional, a vitrine virtual é o lugar de exibição de produtos, mas por se tratar de um ambiente online aumenta os meios de chamar atenção do potencial cliente. Isso porque sites, e-commerce e até mesmo as mídias digitais permitem a criação e exploração de identidade visual da marca com facilidade, bem como expor detalhes do produto e possibilidade de modificações de acordo com a temática do momento. Além disso, trabalhar com modalidade virtual amplia o alcance do produto/serviço oferecido, fazendo com que a marca chegue ao cliente em todos os lugares.
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Palestra: Faça Investimento em Marketing Digital
No dia 06 de fevereiro, o Sebrae promoveu uma palestra sobre marketing digital com o coordenador de Mercado e Transformações digitais, Ivan Tonet. O evento foi gratuito e ocorreu das 19h às 21h. Durante o evento, foram compartilhados insights importantes sobre como investir em marketing digital pode alavancar o crescimento das empresas. Durante a palestra, os participantes tiveram a oportunidade de absorver dicas sobre como utilizar a internet para divulgar seus negócios e alcançar um público maior. O ambiente também propiciou troca de experiências entre os empreendedores, tornando o evento não apenas informativo, mas também colaborativo. A palestra destacou a importância de se manter atualizado sobre as tendências do mercado digital e de aproveitar as oportunidades oferecidas pela internet para expandir os negócios. Com orientações e exemplos, foi demonstrado como é possível alcançar resultados positivos por meio de estratégias bem planejadas de marketing digital. O evento reforça o compromisso do Sebrae em oferecer acesso à educação e capacitação para empreendedores de todos os segmentos. Ao final da palestra, os participantes saíram com uma visão renovada sobre o potencial do marketing digital e com novas ideias para aplicar em suas empresas. O conteúdo da palestra está disponível no botão abaixo para download gratuito.
February, 2024
BOPIS: estratégia de retirada de produtos ganha destaque no mercado
Criado através da língua inglesa, o BOPIS “Compre Online, Busque na Loja”, é uma estratégia de varejo em que o consumidor pode fazer suas compras na loja virtual de uma empresa e retirar o produto em uma unidade física, fazendo com que os clientes economizem no custo de frete, além de evitar atrasos na entrega e agilizar o processo de devolução de mercadorias. Essa estratégia serve não só para o engajamento, mas também para o volume de vendas, bem como facilitar a experiência de compra, gerar economia (já que não precisa pagar frete) e um meio alternativo para quem tem disponibilidade de retirar na loja. Por meio dessa opção, surge a oportunidade de criar uma experiência diferenciada para o cliente, como “sampling” ou amostra grátis em português, como forma de alcançar melhores resultados, mas para isso, as ações precisam ser eficientes e alinhadas ao consumidor. Mas quais são os benefícios em adotar essa estratégia? O BOPIS beneficia tanto o varejo quanto o lado do consumidor. Para os clientes, os benefícios são: sem custo de envio, atendimento mais rápido e estoque garantido. Já para os empreendedores, são: melhoria no tráfego da loja e no número de vendas, custos de envios reduzidos e melhor gerenciamento de estoque. Ou seja, enquanto o cliente busca uma experiência de compra que economize tempo e dinheiro, os varejistas buscam tornar o processo mais otimizado e menos custoso, tudo por meio da experiência do cliente. Para implementar o BOPIS em seu negócio e oferecer uma conveniência maior e integrada ao cliente, é necessário oferecer um site ou aplicativo para compras, ter pelo menos um ponto físico, fazer controle estratégico de estoque, diversificar os meios de pagamento e contar com soluções nas nuvens, como iCloud (para sistema IOS), drive e outros.
June, 2023
Marketing digital para sua empresa
O marketing digital consiste em ações online que empresas utilizam como estratégia para divulgar e comercializar seus produtos e serviços. Com o avanço da internet, é possível ver as grandes empresas se preocupando com o marketing digital em suas ações, no qual se dá através da internet, telefonia e outros meios digitais. A presença da sua empresa no ambiente digital é importante, visto que, cada vez mais, cresce o número de pessoas conectadas. O relacionamento com o cliente vai além do presencial e canais de atendimento e interatividade online são estratégias que geram a consolidação do cliente com a empresa. O marketing digital traz benefícios como: melhor posicionamento de mercado, estabelecimento um novo canal atendimento de relacionamento, ganho nas métricas de resultados, maior retorno de investimentos, aumento de interatividade responsivo com o cliente, reconhecimento e retorno de cada ação, além de possibilitar um diferencial no mercado.
January, 2023
Como diferenciar o preço de valor
Embora as palavras sejam parecidas, elas têm significados diferentes. Preço é o valor em dinheiro necessário para a aquisição de um produto ou serviço. Ou seja, o preço final que chega ao cliente, é definido com base em processos anteriores à etapa de venda, como custos de produção, prestação de serviços, despesas, lucros e concorrência. Valor, diferentemente do conceito de preço, significa as vantagens que o produto ou serviço garante ao cliente, variando de pessoa para pessoa. Ou seja, o valor de uma mercadoria ou serviço está relacionado com a importância daquilo para o cliente que o adquiriu, agregando valor para uma pessoa e não tendo significado para outra. Porém, para definir o preço de venda de um produto e/ou serviço, dois aspectos devem ser considerados: o mercadológico (externo) e o financeiro (interno). O aspecto mercadológico deve estar próximo ao praticado por concorrentes diretos na mesma categoria e qualidade de produto. Fatores como marca, tempo de mercado, volume de vendas já conquistado e agressividade da concorrência também influenciam diretamente no valor do produto. O aspecto financeiro deve cobrir o custo direto da mercadoria/produto/serviço vendido, despesas variáveis (comissões de vendedores), despesas fixas (aluguel, água, luz, telefone, salários, pró-labore). O saldo restante será o lucro líquido. Se o preço ditado pelo mercado for inferior ao encontrado com base nos custos internos da empresa, o empresário deverá diminuir custos diretos, despesas fixas ou até mesmo aceitar um lucro líquido menor. Para saber mais sobre o assunto, baixe gratuitamente o e-book Gestão Financeira e inscreva-se gratuitamente no curso online Educação Financeira Empresarial. Caso tenha dúvida, entre em contato com o atendimento do Sebrae ou ligue gratuitamente para Central de Relacionamento que funciona 24 horas no número 0800 570 0800.
December, 2022
Sebrae desenvolve curso para empresas de games
Em comemoração à aprovação do Projeto de Lei 2.796/21, em outubro deste ano, que regulamenta a fabricação, importação, comercialização e desenvolvimento de jogos eletrônicos no país, o Sebrae lança a trilha “Preparação e planejamento de uma empresa de games” por meio de apoio institucional da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais (Abragames). O curso oferecido integralmente online e gratuito, tem duração de 14 horas e possui seis módulos, com os seguintes conteúdos: Introdução à Industria de Games; Modelo de negócios em games; Monetização; Planejamento empresarial; Validação de negócios; Formalização, marco regulatório e tributário. Para facilitar o acesso do empreendedor a conteúdos relevantes para o desenvolvimento do seu negócio, os treinamentos são realizados via WhatsApp, onde o aluno recebe pílulas de conteúdo à medida que avança na trilha de aprendizagem, por meio de comandos claros e intuitivos. Os interessados em participar dessa jornada de conhecimento podem conferir detalhes da programação e se inscrever gratuitamente por meio deste link.
November, 2022
Sebrae cria planilha de precificação online
A planilha de precificação de produtos é uma ferramenta que auxilia o microempreendedor a registrar os valores do que é comercializado em sua empresa, com base no cálculo de custos e receitas. Para definir a estratégia de preço, que serão os valores que os consumidores terão que pagar por aquele produto ou serviço que está sendo oferecido, é preciso ter em mente cinco fatores: objetivo da empresa, consumidor, custos, concorrência e cadeia de valor. Por isso, o Sebrae criou uma planilha para ajudar o empreendedor a chegar no valor ideal para se manter no mercado. A Calculadora de Marketplace ajuda a definir montantes justos, mantendo o equilíbrio para negociar online com rapidez, visibilidade e mais retorno para o negócio. Ao utilizar a calculadora do marketplace é necessário verificar alguns requisitos, como: os produtos que irá comercializar; a taxa de categoria dos produtos; quanto pagará de frete; qual a margem de contribuição desejada; caso já venda em marketplaces, a quantidade de produtos vendidos para analisar e construir a melhor estratégica de margem x giro, e os preços praticados pelos concorrentes. Para ter acesso gratuito à planilha de precificação, é necessário fazer login, com CPF e senha cadastrados na página do Sebrae, caso ainda não tenha uma conta, cadastre-se online, de forma rápida e gratuita, e em seguida o download da planilha será feito automaticamente. SAIBA MAIS Caso queira saber mais sobre o assunto, acesse os artigos “5 dicas para fazer uma precificação de produtos inteligente” e “Você sabe precificar seu produto ou serviço?”, e não deixe de fazer os cursos online e gratuito do Sebrae “Quais os passos para a definição de preço de produtos e serviços?” e “Como definir preço de venda”. Se ainda houver dúvidas, entre em contato com o atendimento do Sebrae ou ligue gratuitamente para a Central de Relacionamento que funciona 24 horas no número 0800 570 0800.
October, 2022
Parceria Sebrae e Mercado Livre promove capacitação em vendas online
A parceria entre o Sebrae e o Mercado Livre foi desenvolvida com o intuito de criar um programa gratuito de capacitação e assessoria para vendedores. O principal objetivo da parceria é transformar as vendas físicas por digitais. A capacitação ocorre semanalmente por um especialista que passará trilhas de aprendizado para melhorar as vendas. O público-alvo da parceria são empresários formalizados como microempreendedor individual, microempresa e empresa de pequeno porte que possuam cadastro com CNPJ no marketplace Mercado Livre com autorização de compartilhamento de contato com parceiros Sebrae. Serão abordados na trilha de aprendizados temas voltados para eficácia de vendas como: logística, cancelamentos e devoluções, reclamações, tributação, controle de estoque, entre outros conteúdos voltados para a prática das vendas online. Ao concluir o programa “Se Joga no On-line” o empreendedor terá acesso a benefícios como, assessoria gratuita com o Programa Venda Mais e voucher de U$ 200,00 em soluções de publicidade para impulsionar anúncios na plataforma.
March, 2022
Características de jovens empreendedores
Os jovens possuem características e habilidades que podem ser potencializadas através do apoio profissional e das capacitações. Já aqueles que consideram não possuir criatividade ou jeito para os negócios, podem ter algumas características, como dedicação e comprometimento, características essenciais para conduzir uma empresa ao sucesso. Confira quatro características fundamentais para jovens empreendedores: Autoconfiança Desenvolver autoconfiança é fundamental para tocar seus projetos. Diante isso, é importante que o jovem empreendedor valorize todos os resultados já alcançados. Portanto, ser capaz e ter a percepção do alcance dos objetivos é uma maneira de fortalecer o seu potencial. Percepção para oportunidades O jovem empreendedor precisa desenvolver uma percepção clara para saber observar quando houver recursos escassos em sua região, ou que não estejam sendo devidamente explorados. Diante disso, ele desenvolve uma fonte de oportunidades de negócio, ou seja, criando algo ou melhorando o que já existe. Rede de contatos Não é exagero quando afirmamos que as melhores oportunidades de negócio são fruto de uma rede de contatos, ou seja, um ‘networking’, portanto, invista em seu desenvolvimento enquanto se cerca de pessoas que de certa forma te inspiram, motivam ou auxiliam a ser melhor, como pessoa e como profissional. Comprometimento Ter responsabilidade e comprometimento são fatores essenciais para o desenvolvimento das suas ideais que envolve o sacrifício pessoal, colaboração com os funcionários e atenção com os clientes. O empreendedor assumirá a maior parte das responsabilidades do negócio, do sucesso ao fracasso, e deve atuar em conjunto com a equipe para atingir resultados e manter o relacionamento com seus clientes. Separamos dois de nossos cursos onde você aprenderá sobre empreendedorismo e sobre as características que o empreendedor de sucesso deve ter para a tomada de decisões. Ao concluir cada curso, é gerado seu certificado digital com verificação de autenticidade sendo 100% gratuito. Para ter o acesso aos certificados, basta acessar sua área logada no portal e emitir o certificado de participação. Como reconhecer características empreendedoras Bora empreender
November, 2021
Máquinas de cartão potencializam as vendas em até 30%
As máquinas de cartão são terminais de processamento de pagamento que são utilizados cartões de débito, crédito e em alguns casos vale alimentação. O processo de dados para o banco credenciado é feito via conexão de internet, chip e bluetooth. Estudos apontam que o comércio que aceitar cartão de crédito/débito e outras formas de pagamento aumentam as vendas em até 30% ao mês. O microempreendedor individual pode aderir a máquina de cartão como terminal de recebimento. Para isso, deverá procurar e negociar diretamente com os credenciadores de máquina e os bancos conveniados. Independente da marca, as máquinas facilitam a forma de pagamento e as transações no dia a dia do comerciário e como todo terminal de pagamento, apresenta vantagens como, mais confiança na hora de pagar, otimização de tempo, diversificação de bandeiras bancárias. Como desvantagens, o comerciário deverá pagar uma taxa por transação ou mensalidade de serviço para a marca e passar por instabilidades de sinal de acordo com a rede de internet. As máquinas de cartão podem variar nas taxas de transação, como exemplo, as compras no débito podem ter taxa de 2% dependendo da bandeira do cartão. Para as transações no crédito à vista, o pagamento da compra vem com 30 dias e nas compras parceladas o pagamento vem de acordo com o número de parcelas. É possível solicitar o adiantamento das parcelas mediante ao pagamento de uma taxa de antecipação. Mesmo com todas essas taxas, uma venda perdida será mais alta do que qualquer taxa de contribuição, por isso é importante escolher a máquina de cartão que mais se adeque ao negócio. Existem outras formas de recebimento para o MEI, como a emissão de boletos para efetuar cobrança. Essa alternativa de cobrança e recebimento é realizada através de uma instituição bancária autorizada. Como boas práticas, o MEI que realizar vendas a prazo, deve registrar como receita no relatório de controle mensal de vendas. Apesar de não ser obrigatório o MEI possuir uma conta corrente pessoa jurídica em um banco. Essas contas podem facilitar as movimentações de receitas da empresa e melhorar a administração do que é patrimônio pessoal do patrimônio da empresa.
October, 2021
Cresce o número de consumidores digitais no comércio
Em virtude do avanço da tecnologia o usuário tem acesso a um amplo conteúdo disponibilizado na internet, o que influencia na forma de consumo estabelecido por ele. Algumas empresas já atuam no mercado apenas de forma online ou iniciam a partir dele incentivando a interação no espaço virtual. O consumidor digital é aquele que adquire produtos ou serviços através de uma rede on-line, ele também tem acesso a uma rede de colaboradores, fornecedores e relacionamento em sua maioria por meio das redes sociais, sites e dispositivos tecnológicos. Atualmente com a crescente jornada de conteúdos digitais, aumentou o número de consumidores através dessas plataformas. Existem diversas formas de busca e compra de produtos na internet e entender o perfil do consumidor de acordo com o segmento da empresa é ideal para estabelecer um relacionamento e uma conexão com o cliente. O consumidor digital busca além das facilidades que um ambiente on-line oferece, pontos como uma navegação intuitiva, qualidade e descrição de produtos, análise de consumidores bem como feedback dos próprios usuários faz com que o potencial consumidor tenha um interesse contínuo. Para um ambiente digital alcançar os clientes com êxito pode ser utilizado estratégias como: marketing de atração que consiste na a forma de captar e fidelizar o consumidor, promovidos em blogs, sites, vídeo, e-Books (livros digitais) , newsletters (aviso ou boletim informativo), Landing Page (tabela on-line voltada para conversão de visitantes) entre outras estratégias utilizados na publicidade. Vale ressaltar que mesmo com o crescimento do espaço on-line, deve-se levar em consideração que o consumo pela internet não alcança 100% do público, pois de acordo com IBGE (2021) o Brasil tem 40 milhões de pessoas que não usam a rede, desta forma o consumidor tradicional permanece presente no mercado.
July, 2021
Práticas que proporcionam um bom relacionamento com clientes
Os consumidores estão cada vez mais exigentes, e para manter uma boa comunicação com seu público é necessário que o empreendedor tenha um padrão na qualidade no seu atendimento. Desse modo, entender como seu público pensa, se comporta, responder suas necessidades e desejos e ter uma boa abordagem são alguns dos pontos fundamentais para um bom atendimento ao cliente. Estudos comprovam que 89% dos clientes brasileiros consideram a experiência que a marca oferece tão importante quanto a qualidade dos produtos e serviços. Com isso, desenvolver um bom atendimento é fundamental para gerar um relacionamento saudável com seu cliente. É quando a empresa oferece todo o apoio para seu cliente em todo o seu processo que vai desde antes, durante e depois o processo de compra. O atendimento também responsável na hora de responder dúvidas, coletar feedbacks e solucionar problemas. Nessa parte do processo é importante manter alinhados as competências da sua empresa. Seguindo as orientações de um bom atendimento você consegue manter uma conexão com seu público aumentando o reconhecimento da sua marca. A importância do atendimento ao cliente Já é comprovado que o bom atendimento influencia diretamente na forma em que o público se relaciona com a marca. Quando a empresa prioriza a resolução dos problemas dos clientes ela desenvolvem um bom relacionamento. Existe empresas que estão tão comprometidas em entregar um bom atendimento que oferecem, por exemplo, o serviço 24 horas por dia. Desta forma, o cliente se sente priorizado em ter um atendimento disponível a qualquer momento do dia. Conheça alguns dos pontos sobre a importância de um bom atendimento: Cria um bom relacionamento; Desenvolve a interação; Entende o comportamento; Garante a confiança e a fidelidade. Princípios do atendimento ao cliente Tratar bem o usuário deixa de ser um diferencial e torna-se uma necessidade de uma empresa que estima por um bom atendimento. Portanto, separamos alguns princípios que vão auxiliar a desenvolver um bom atendimento ao cliente: Procure conhecer seus clientes; Tenha uma boa comunicação; Use a linguagem adequada; Certifique-se que a necessidade de seu cliente foi resolvida; Procure gerar satisfação e fidelização. Práticas de um bom atendimento Sabemos que cada cliente tem uma necessidade específica. O cuidado com o atendimento não pode se tonar uma rotina, pois o cliente precisa ter um tratamento diferenciado. Por isso, é importante que ele se sinta especial. E para isso, separamos algumas dicas: Boas-vindas; Boa vontade; Atenção ao cliente; Não dê ordens; Rapidez; Evite termos técnicos; Evite a atitudes negativas; Atenção as reclamações; Tenha simpatia. Qualquer empresa ou empreendedor precisa saber lidar com os seus clientes. Existem situações que não será possível ficar livre de problemas. No entanto, a melhor forma para contornar é saber oferecer um bom atendimento ao cliente. Com a atitude correta é possível amenizar o problema e até garantir sua fidelização. Separamos três de nossos cursos que vão te ajudar a desenvolver e a entender os procedimentos de atendimento para sua empresa e como estas ações provocam um impacto positivo nos resultados do seu negócio. Atendimento ao cliente. Comunicação e relacionamento com seus clientes. Qualidade no atendimento ao cliente. Ao concluir cada curso, é gerado seu certificado digital que tem verificação de autenticidade sendo 100% gratuito. E para ter o acesso aos certificados, basta acessar sua área logada no portal e emitir o certificado de participação.
July, 2021
Oportunidades para compras públicas
O Microlegis - Sistema da Microempresa, da Empresa de Pequeno Porte, do Microempreendedor Individual e do Artesanato é o sistema online de consulta a oportunidades em compras públicas que o governo federal disponibiliza oportunidades de Licitação através de edital para realizar compras públicas. A estratégia é uma oportunidade de negócio que visa apoiar o crescimento e fortalecimento das micro e pequenas empresas, microempreendedor individual e artesão que desejam ser fornecedor do governo municipal, estadual e federal. O acesso é gratuito e disponibiliza as licitações públicas diariamente através Fórum Permanente. Os editais podem ser procurados por munícipio, valores e feiras e concursos que estão divididas em cinco categorias e uma subcategoria que capacita sobre do sistema S. Oportunidade de negócios Apresentação; Editais por município; Editais por valores e Editais de férias e concursos. Legislação das MPEs Apresentação; Projetos de lei da câmara; Atos cadastrados e Projetos de lei do senado. Artesanato Apresentação; Programa de artesanato brasileiro; Atos cadastrados e Editais cadastrados. Microempreendedor individual Apresentação; Lei do MEI e Atos de interesse do MEI. Respostas Apresentação; Respostas técnicas e Dossiês.