A liderança estratégica tem a função chave no preparo de equipes produtivas e motivadas.
A liderança estratégica além de gerenciar e delegar as funções, ela tem o propósito de desenvolver o olhar estratégico não só sobre a empresa, suas metas e seus objetivos, mas também em relação aos seus funcionários. Portanto, é necessário ela estar alinhada com a estratégia da empresa e com a cultura de organização.
Um líder estratégico realiza toda a diferença para o alcance das metas da equipe. Isso porque pessoas inspiradas se mostram mais produtivas. Por isso, se torna importante a presença de perfil de liderança para a criação das condições que farão com que a equipe alcance os objetivos definidos.
Liderança estratégica traz alguns benefícios para seu negócio, confira alguns pontos importantes:
- Tomada de decisão;
- Redução da burocracia;
- Ambiente menos tenso;
- Melhora do clima organizacional.
Características da liderança estratégica
Existem duas categorias conhecidas de liderança tradicional. A primeira é a gerencial, onde as decisões são direcionadas para a resolução de casos pontuais a partir de um comportamento conservador. Já a segunda é a visionária, ela busca a valorização das ideias através da criação de novas soluções, usando como base o pensamento não linear.
A liderança estratégica trabalha a combinação das duas, onde o líder procura estimular a independência dos funcionários nas decisões diárias alinhadas com a cultura da empresa.
Características que diferenciam um líder estratégico dos demais estilos:
- Enfatiza o valor e comportamento ético;
- Possuem expectativas grandes e otimistas;
- Reconhece as ideias dadas por seus liderados;
- Busca separar o que é relevante do que não é;
- Antecipa situações para evitar surpresas;
- Testa hipóteses antes de assumir projetos;
- Busca sempre o melhor caminho para diminuir os riscos;
- Aprende com todas as ações, principalmente aquelas não tão bem sucedidas.
Como desenvolver uma liderança estratégica
Para implementar uma liderança estratégica é essencial planejar bem, já que esse recurso requer uma mudança considerável na cultura da organização. Por isso, efetue uma análise da atual situação e depois avalie as mudanças para que os objetivos possam ser atingidos.
Afinal, esses são alguns dos pilares ao qual o líder poderá se respaldar. Por tanto, esse é um ponto deve estar bem definido para a empresa.
- Treine e desenvolva constantemente seus líderes;
- Desenvolva um plano de ação.
Dessa forma, a liderança estratégica posiciona sua empresa no novo aspecto organizacional, possibilitando que seu negócio cresça, desenvolva e consiga ajustar mais facilmente às novas exigências que o mercado requer.
Caso tenha dúvida, entre em contato com o atendimento do Sebrae ou ligue gratuitamente para Central de Relacionamento que funciona 24 horas no número 0800 570 0800.
Foi um prazer te ajudar :)