Conheça a importância do mercado digital e suas transformações na vida dos consumidores.
O mercado digital está ligado as empresas que utilizam os recursos tecnológicos para o desenvolvimento e a comercialização através de produtos e serviços com padrões modernos. Dessa forma, proporcionando uma interação entre consumidores e fornecedores cada vez mais forte.
Com essas transformações a venda de inúmeros produtos e serviços começaram a ser realizadas digitalmente, como, por exemplo, cursos online se tornaram uma nova alternativa segura para estudar em seu próprio ritmo e as redes sociais se mostram um forte pilar para o entretenimento.
Como funciona
O mercado digital transformou o comportamento dos consumidores. As várias áreas que surgiram e que ainda estão surgindo procuram entregar soluções completas para os usuários. Dessa forma, mostrando novas oportunidades para todos os usuários e prestadores de serviços. Confira algumas categorias de áreas:
- Lojas virtuais;
- Produtos digitais;
- Afiliados, redatores freelancers;
- Otimização de SEO — serviço feito por agência de marketing digital.
São mercados que atraem cada vez mais, pois existem inúmeras áreas a serem exploradas permitindo aos interessados, solucionar problemas reais para que seja alcançado o sucesso através de um retorno rentável. Diante disso, sendo possível desenvolver um grande alcance, que muitas vezes nem é previsto.
Nove áreas do mercado digital
O mercado digital está em constante crescimento, da mesma forma como a busca por profissionais habilitados aumenta a cada dia. Confira as principais áreas presentes no mercado digital:
- Criação de conteúdo;
- Marketing digital;
- Cursos Online e EAD;
- Comércio eletrônico;
- Soluções tecnológicas;
- Consultoria online;
- Produtores digitais;
- Gestor Mídias Sociais;
- Atuação autônoma.
Então, pensando em você, separamos 8 cursos que irão te ajudar a desenvolver um bom planejamento estratégico para aplicação no mercado digital da sua empresa. Ao concluir cada curso, é gerado seu certificado digital com verificação de autenticidade sendo 100% gratuito. E para ter o acesso aos certificados, basta acessar sua área logada no portal e emitir o certificado de participação.
Marketing digital para o empreendedor
Marketing digital para sua empresa: reforçando sua presença
Marketing digital para sua empresa: equipe comercial
Planeje-se para o comércio eletrônico
Expansão: a estratégia de crescimento certa para seu negócio
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Mon Sep 16 18:47:16 BRT 2024
Veja algumas dicas para fidelizar o cliente
Fidelizar clientes é um processo estratégico que envolve várias abordagens. Uma maneira de conquistar a fidelidade é proporcionar uma experiência excepcional ao cliente. Isso vai além do simples atendimento; trata-se de criar um ambiente acolhedor e amigável em todas as interações. Treinar equipes para serem proativas, empáticas e resolver problemas de forma eficaz pode fazer toda a diferença. Clientes valorizam quando suas preocupações são tratadas com cuidado e eficácia, o que fortalece a relação de confiança com a marca. Personalizar a experiência do cliente é uma outra boa alternativa. Utilizar dados e tecnologia para entender as preferências individuais de cada cliente permite oferecer um atendimento mais personalizado. Desde recomendações de produtos com base no histórico de compras até a oferta de descontos ou promoções que se alinham com seus interesses, a personalização demonstra um cuidado especial com cada cliente. Os programas de fidelidade são uma ótima alternativa. Através de pontos, recompensas, descontos exclusivos ou até mesmo acesso a eventos especiais, as empresas podem motivar os clientes a continuarem retornando. Esses programas não apenas incentivam a fidelidade, mas também promovem um sentimento de valorização, fazendo com que os clientes se sintam parte de algo maior do que apenas uma transação comercial. Além disso, o engajamento contínuo é essencial. Manter contato regular por meio de newsletters informativas, redes sociais ativas ou até mesmo eventos exclusivos para clientes reforça o relacionamento e mantém a marca na mente dos clientes. A interação constante não apenas ajuda a fortalecer a conexão, mas também fornece uma oportunidade para compartilhar informações relevantes e novidades sobre produtos ou serviços. Outra estratégia é buscar pelo feedback. Pedir opiniões aos clientes sobre suas experiências ajuda a identificar pontos de melhoria e demonstra que a empresa valoriza suas sugestões. Agir com base nesses feedbacks não apenas aprimora a experiência do cliente, mas também mostra um compromisso em atender às necessidades e expectativas do público. Em resumo, a fidelização do cliente é um processo que requer um esforço contínuo. A combinação de um atendimento excepcional, personalização, programas de fidelidade, engajamento regular e feedback forma a base para criar relacionamentos sólidos e duradouros. Quando as empresas investem nesses aspectos, elas não apenas conquistam a lealdade dos clientes, mas também constroem uma base sólida para o crescimento e mantimento no mercado.
Thu Dec 07 16:39:15 BRT 2023
Nota Fiscal Fácil (NFF) é lançada para os produtores rurais
O aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF) está disponível para os produtores rurais. A ferramenta funciona como um emissor de notas fiscais eletrônicas de uma maneira facilitada e prática. A plataforma é coordenada pela Secretaria da Fazenda (Sefaz). Além da praticidade, o aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF) tem a vantagem da isenção de cobranças de ICMS. O cadastro de clientes, facilitando o registro e compartilhamento de notas fiscais, também está dentro das utilidades que o aplicativo fornece. Para acessar o Nota Fiscal Fácil (NFF), basta baixá-lo pela loja de aplicativos do seu dispositivo móvel. O usuário precisa ter inscrição de produtor rural junto à Sefaz e, também, cadastro no portal do governo federal. O Nota Fiscal Fácil (NFF) fornece praticidade, facilitando a vida do empreendedor, simplificando funções que podem ser consideradas complicadas. O aplicativo está disponível na App Store (iOS) e Play Store (Android). Baixe aqui (iOS) Baixe aqui (Android) Curso Online: Boas práticas como diferencial na gestão das propriedades rurais
Tue Oct 31 17:30:27 BRT 2023
Cursos online e gratuitos para donos de bares e restaurantes
Em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), selecionam cursos online e gratuitos para proprietários de bares, restaurantes e lanchonetes, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento, inovação e crescimento sustentável dos pequenos negócios do ramo, além de tornar a empresa mais competitiva no mercado digital e implementar inovações de baixo custo e alto impacto. Atualmente, estão sendo oferecidos três cursos/capacitações, sendo dois online (Aumentando a lucratividade com a eficiência energética e UP Digital) e um na modalidade híbrida (Brasil Mais Produtivo), em que cada um tem duração de 2 horas; 15 dias; e 6 meses. Por ser de formato híbrido, “Brasil Mais Produtivo” terá uma consultoria presencial na empresa, no qual será acompanhado por um Agente Local de Inovação (ALI) do Sebrae por 6 meses com encontros online e presenciais, abordando temas como marketing, finanças, processos e gestão de pessoas. O objetivo dos cursos é ensinar a eficiência energética e o uso racional da energia, podendo reduzir desperdícios, cortar gastos e aumentar a competitividade da empresa, além de aplicar estratégias, ações e ferramentas de marketing, para tornar seu negócio mais produtivo, através de melhorias rápidas e de alto impacto. Para participar, os empreendedores interessados devem realizar uma pré-inscrição no site da parceria.
Mon Jul 31 12:39:15 BRT 2023
Como o Lean Manufacturing influencia na redução de desperdícios
O Lean Manufacturing ou manufatura enxuta surgiu no Japão, pelo engenheiro japonês Toyota Ohno, após a guerra, com o objetivo de reduzir desperdícios e aumentar a qualidade dos produtos entregues, ao perceber que não necessitava de estoque de produtos, sendo flexível seguir o modelo just-in-time (na hora), para atender as demandas do mercado de acordo com a quantidade de produtos ofertados pelos consumidores, assim, o empregador pode atuar em diversas etapas do fluxo produtivo. Mas o que seria o Lean Manufacturing? Se refere a uma gestão cujo objetivo principal é eliminar atividades de pouco ou nenhum valor, reduzir desperdícios e aumentar a produtividade e qualidade dos processos nas operações. Ou seja, a ferramenta lean trabalha com atividades que farão a diferença do ponto de vista do consumidor até o fluxo produtivo da matéria-prima utilizada. Além de visar aumentar a produtividade e a qualidade do produto entregue, reduzir custos, tempo e desperdício, lean trabalha com mais cinco ideias, como valor, visão do cliente sobre tempo de produção, entrega, preço e serviço do produto; fluxo de valor, estudo de todas as etapas desde a matéria-prima até a entrega, eliminando o que não é relevante; fluxo, necessidade de garantir que o processo de produção seja executado sem problemas para o cliente; puxar, melhorias que permitam aproximar demanda e produção, reduzindo o capital parado em estoque, e perfeição, buscando a melhoria contínua, fugindo do processo estático. As 6 principais ferramentas do Lean Manufacturing são: Mapeamento da cadeia de valor: analisa cada processo produtivo, avaliando aqueles que agregam ou não valor, sempre partindo do ponto de vista do cliente; Lead time: reduzir o tempo para eliminação de desperdícios focando na duração do ciclo produtivo; Fluxograma: é uma ferramenta visual que traça o caminho percorrido por determinado processo em sequência; Poka yoke: é uma ferramenta que se traduz como “verificação de erros”, ou seja, identifica e previne falhas no processo produtivo; Takt time: esta ferramenta dita o andamento da produção de acordo com a demanda do mercado; Pop: é a sigla para Procedimento Operacional Padrão, que consiste em uma lista de atividades rotineiras de uma empresa, facilitando o treinamento dos trabalhadores e a execução das tarefas. Num mercado competitivo e em tempos de crise, as ferramentas Lean Manufacturing são de enormes vantagens para as empresas, por isso, não deixe de participar no nosso curso online e gratuito “Ferramentas Lean” e/ou em caso de dúvida, entre em contato com o Atendimento do Sebrae mais próximo de você ou ligue gratuitamente para a Central de Relacionamento 24 horas no número 0800 570 0800.
Tue Jun 20 16:14:31 BRT 2023
Redes sociais promovem conexão da empresa com o cliente
As redes sociais fazem parte da vida cotidiana de muitos brasileiros, que consomem e produzem os mais variados conteúdos, tornando as plataformas indispensáveis tanto para os usuários quanto para as próprias empresas, porém, ainda existem muitos empreendedores que temem o mundo da internet. Com o avanço da tecnologia e o poder que as mídias sociais têm como forma de divulgação das marcas, as possibilidades de interação com os clientes se fazem necessárias no contexto atual, além de ser possível utilizar todas as estratégias de negócios em plataformas como YouTube, Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp. Por isso, é importante passar uma boa imagem da marca e criar conteúdos relevantes que atinjam o público-alvo desejado. Ao aderir às redes sociais, as empresas precisam criar um bom planejamento e executar cada etapa com responsabilidade, pois é bastante comum que as empresas não estruturem os processos internos, impactando nos processos empresariais. As redes sociais funcionam como uma ponte para as empresas, beneficiando-as com a segmentação do público-alvo, possibilitando atingir o cliente ideal para fechar a negociação, contato direto com o consumidor, facilitando o feedback ao cliente e saber quais são as expectativas com a empresa e ampliação da visibilidade do negócio no mercado. Mas por que algumas empresas ainda temem a internet? As mídias sociais exigem agilidade, rapidez e comunicação direta entre empresas e consumidores, além de uma linguagem assertiva, tornando-se um desafio para muitos, pois, dependendo do tipo de negócio e do público, a empresa precisa fazer adaptações para se inserir autenticamente na web. As exposições dos consumidores, que consomem produtos e produzem conteúdos expondo suas críticas sobre determinada marca, muitas vezes são negativas, gerando medo por parte das empresas. No entanto, esses fatores devem ser vistos como oportunidades de evolução de processos e novas modelagens de negócios, atendendo às necessidades dos clientes. Como em qualquer lugar, as redes sociais também têm seus riscos e medos, entre eles os principais e mais comuns são a falta de continuidade na publicação e compartilhamento de conteúdos, falta de estratégia e planejamento na produção de conteúdos, falta de adequação da linguagem ao público e a ausência de interações com os clientes. Para evitar esses riscos e medos e atuar bem nas mídias sociais, aplique algumas dicas no seu negócio: atuar com velocidade nas redes; traçar estratégias; conhecer seu público; aplicar o processo AIDA (Ação, Interesse, Desejo e Ação); esteja onde o seu público está; preze pela organização e foque no engajamento qualificado de sua empresa nas redes.
Wed Jun 14 12:42:15 BRT 2023
Espaço Sebraelab promove ambiente de produção de ideias inovadoras
Como forma de oferecer um espaço amplo, criativo, flexível e colaborativo, com infraestrutura para catalisar processos inovadores e colaborativos, o Sebrae criou um ambiente que reúne todas essas características, o Sebraelab, que proporciona foco, confiança e criatividade, com metodologias ágeis e flexíveis capazes de gerar conhecimento inovador. Com caráter multifuncional, o Sebraelab funciona desde o modo escritório a espaço de eventos, com pegada colaborativa, pensado para empreendedores inovadores e transformadores, baseado no conceito de “serendipity”, que em inglês significa descobertas feitas ao acaso e que fazem toda a diferença, ou seja, um espaço para experimentar novas práticas e explorar processos não induzidos. Por ser um local pensado para se adaptar a todas as necessidades, profissionais independentes, pequenas empresas, professores universitários, pesquisadores, empresários, funcionários e consultores do Sebrae fazem do Sebraelab um espaço diversificado, estimulando a criatividade e outras ideias. No Acre, o Sebraelab conta com dois espaços para melhor atender os empreendedores inovadores, Sebraelab Sede e o Sebraelab UFAC. A consultoria do Sebraelab Sede oferece um diagnóstico empresarial do cliente por meio de triagem, mesa com especialistas, modelagem de negócio e experiment board, onde o cliente recebe de 3 a 5 teste para realizar a validação de mercado em um prazo de 15 a 30 dias. A consultoria tem investimento de R$ 75,00, com o primeiro retorno entre 10 a 15 dias. Já o atendimento no Sebraelab UFAC, funciona por meio de edital anual, para startups com ideias inovadoras, sem taxa de investimento. Para agendar uma consultoria ou saber mais informações, entre em contato pelo e-mail sebraelab@ac.sebrae.com.br ou, se preferir, procure o Sebrae mais próximo de você.
Tue Jun 06 16:56:30 BRT 2023
Consultoria de inovação Sebraetec
O Sebraetec é uma consultoria de inovação do Sebrae, que tem como objetivo prestar serviços tecnológicos, metrológicos, avaliação de conformidade e prototipagem às empresas que necessitam aprimorar seus produtos, processos produtivos, tecnológicos e/ou sustentáveis, tudo de forma customizada e personalizada, de acordo com a necessidade do cliente. Esses serviços promovem não só a melhoria dos produtos e serviços das empresas no mercado, mas como fortalece a capacidade competitiva dos pequenos negócios brasileiros, fazendo com que superem suas limitações e barreiras tecnológicas para estarem incluídas nos processos de inovação e tecnologia. Os Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP), Produtores Rurais que tenham inscrição estadual de produtor e Pessoas Físicas registradas no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB), que faturem até R$ 4,8 milhões por ano, podem participar do programa. Em uma pesquisa divulgada no início de março, foram apresentados os dados de melhorias apontadas pelos empresários de todo o país, 97,5% dos entrevistados fizeram ao menos uma mudança na empresa. O levantamento tem o objetivo de avaliar o atendimento do programa e medir o indicador de inovação e modernização com clientes atendidos pela iniciativa em 2022. As inovações em consequência do Sebraetec podem ser: de produto, de processo, de marketing e organizacional. De acordo com os entrevistados, as principais mudanças foram: melhora na qualidade de produtos e serviços (84,9%); melhoria no atendimento (81,3%); redução de desperdícios (74,4%); e criação e/ou melhora de sites e redes sociais (51,6%). Com o Sebraetec, pode-se ter benefícios, como: inovar em produtos, processos e design; eliminar desperdícios e reduzir custos; implantar práticas sustentáveis e obter as licenças para operação; automatizar processos e atuar no comércio eletrônico e melhorar a produtividade e a qualidade da sua empresa. Os dados revelam ainda que o motivo mais citado para o interesse em realizar o programa é o ampliar a produção, seguido de melhora na comunicação com o cliente. Em relação ao valor cobrado pelo Sebraetec, 80% dos entrevistados afirmam que obtiveram retorno do valor investido no programa. As mudanças ocorridas dentro das empresas refletem também no lucro, a pesquisa aponta que para 50% dos empreendedores acreanos, o faturamento aumentou após as melhorias propostas pelo programa. Em todo o país, mais de 60% dos entrevistados, cujo faturamento da empresa aumentou, reportaram aumento de até 20%. Caso tenha dúvida, entre em contato com o atendimento presencial do Sebrae ou ligue gratuitamente para a Central de Relacionamento 24 horas no número 0800 570 0800.
Wed May 10 12:45:47 BRT 2023
Reinventar, organizar e crescer durante a crise
Crescer em um momento de crise como as recentes enxurradas e a enchente no estado do Acre é difícil, pois exige preparo para superar as dificuldades, já que os donos dos pequenos negócios fecharam as portas por causa da alagação, nas quais muitos, possivelmente, tiveram muitos prejuízos, perdas de mercadorias, móveis e afins. Estar preparado para diminuir os impactos durante e após esses períodos de crises é fundamental para superar com rapidez e sucesso as dificuldades trazidas pela enchente. Diante disso, separamos um passo a passo para os empreendedores reorganizarem as finanças da empresa e seguirem em frente com o menor impacto possível, além de planejar, auxiliar e capitalizar para reverter o momento difícil nos negócios. Anote todas as despesas: nessa primeira etapa é importante a organização do fluxo de caixa. Anote todas as despesas mensais, liste os ganhos, despesas fixas, essenciais e variáveis do mês. Liste dívidas e negocie gastos: identifique dívidas, empréstimos, parcelamentos, negociações, boletos atrasados, mensalidades, faturas de cartão e outros. Após essa lista, renegocie as dívidas mais urgentes, principalmente as de curto prazo, depois tente negociar valores, prazos e entregas. Estabelecimento de metas: traçar metas de curto, médio e longo prazo motiva a reduzir gastos e a controlar o consumo em nome de um objetivo maior. Faça uma reserva de emergência: depois de todas as finanças organizadas, é hora de começar a fazer a reserva de emergência e, uma vez criada, ela pode ser utilizada como investimento. Procure ajuda: é fundamental buscar ajuda o quanto antes para evitar momentos de transtornos. Consultar ou realizar cursos é um passo interessante a ser dado em tempos de crise. O Sebrae tem uma série de cursos online e gratuitos que podem ajudar, como “Reinventar-se e superar a crise”. Caso tenha alguma dúvida ou precise de ajuda, entre em contato com a nossa Central de Relacionamento 24 horas ou procure a sede do Sebrae no Acre, localizada na Avenida Ceará, 3693, 7° BEC.
Wed Apr 05 13:26:55 BRT 2023
Definição e importância das empresas Startups
Originária do inglês, Startup significa “empresa emergente”, uma empresa nova com modelos de negócios inovadoras, que precisam ser desenvolvidos e colocado à prova no mercado. Ou seja, Startup é uma empresa emergente de alto potencial e alto risco, que começa do zero, com recursos baixo, precisando de investimento e boa gestão. Para ser reconhecida como Startup, existem algumas condições que o tornam como uma, por exemplo, a incerteza de sustentabilidade de mercado, já que o negócio precisa ser sustentável ao longo do seu crescimento. Porém, há diferença entre uma empresa Startup para uma empresa tradicional, ela pode ser uma loja virtual, uma loja física, uma pousada ou até mesmo uma loja de comunicação visual que trabalha com placas, outdoors e outros. Essas empresas abrem e fecham todos os dias e o mesmo pode ocorrer com as startups, pois elas não estão livres dos riscos do mercado. Já as empresas startups tem o objetivo de trazer inovação para o mercado, fazendo algo que nenhuma outra empresa faz, gerando valor e resolvendo problemas existentes na sociedade. Um bom exemplo disso é a Uber, que permitiu que qualquer pessoa com um carro dentro dos padrões da companhia, oferecesse corridas com um valor mais barato àqueles que não possuem. Assim como a Netflix e o Spotify, que oferecem acesso ilimitado de filmes e músicas por um preço mais acessível. Mas como faz para abrir uma Startup? Qualquer pessoa com ideia e vontade para executá-la, pode criar um negócio de sucesso. Porém, é necessário lembrar que para criar uma startup é preciso estudar assuntos fundamentais sobre negócios e marketing, que agreguem no desenvolvimento do projeto.
Fri Mar 24 13:58:21 BRT 2023
Presença digital potencializa resultados para as MPs
O mercado digital tem ganhado presença e visibilidade no mundo da internet, concentrando a maioria dos consumidores com fácil acesso à internet. Após a pandemia do coronavírus, o empreendedor teve que se reinventar, aprender técnicas, estratégias e ações ligadas aos canais digitais, com o objetivo de promover produtos e serviços. Com o mercado cada vez mais competitivo, é preciso se capacitar, aprender e aplicar estratégias de marketing para ter uma presença online sólida. Porém, nem todo empreendedor sabe como começar a atuar no meio digital, então estudar os canais e criar um perfil nas redes sociais – WhatsApp, Instagram, Tik Tok, YouTube e sites – é um dos primeiros passos para abrir uma loja virtual de forma gratuita. Depois de escolher a plataforma, o próximo passo é investir no marketing digital e nos resultados que ela oferece aos pequenos negócios como, fazer publicidade no Instagram e no Facebook; disponibilizar um catálogo de produtos no WhatsApp para facilitar os pedidos e publicar vídeos ensinando algo aos seguidores. É sempre importante compreender a necessidade de ter um conteúdo criativo que prenda a atenção do público, criando uma relação de confiança com o perfil e principalmente com a marca. Quer saber mais? Acesse os cursos Marketing digital para o empreendedor, Presença digital: como construir a sua e qual a importância, Marketing digital para sua empresa: primeiros passos. Em caso de dúvidas sobre como colocar a sua empresa no digital, procure a Sede do Sebrae no Acre, localizada na Avenida Ceará, 3693, 7° BEC.
Fri Mar 03 12:41:44 BRT 2023
Vantagens do WhatsApp Business
Semelhante ao WhatsApp Messenger, a plataforma WhatsApp Business foi criada no intuito de auxiliar os pequenos empresários, tornando a interação com o cliente mais fácil, proporcionando ferramentas que permitem automatizar, ordenar, responder rapidamente as mensagens e fazer envios de fotografias. Tudo de forma gratuita e disponível para Android e iPhone. Algumas das principais vantagens de usar o WhatsApp Business na sua empresa: Perfil empresarial: é uma ferramenta que possibilita criar um perfil empresarial, sendo possível incluir várias informações como descrição da empresa, e-mail, endereço físico, site e outras redes sociais. Vitrine virtual: é uma vitrine para empresas que trabalham com vendas de produtos, sendo possível criar um catálogo virtual, com dados e descrições dos produtos oferecidos, além de poder incluir fotos e preços. Análise estatística de dados: o aplicativo oferece uma série de dados, como mensagens recebidas, enviadas, lidas e entregues, que após serem filtrados e analisados corretamente, oferecem informações relevantes sobre o desempenho da empresa. Etiquetas personalizadas para os clientes: essa função é utilizada para separar os clientes em diferentes categorias, para ajudar na comunicação e já saber antes mesmo de ver a mensagem em qual categoria o cliente está. Mensagens rápidas: esse recurso realiza o primeiro contato com o cliente, sendo possível criar atalhos específicos através de perguntas realizadas a partir de uma “tag”, em que as respostas pré-programadas são enviadas, evitando-se a necessidade de textos longos e promovendo uma comunicação mais ágil com o cliente. Para se registrar no WhatsApp Business é necessário: registrar um número de telefone fixo que seja seu; desativar todas as definições e aplicações de bloqueio de chamadas e de encerramento de tarefas; efetuar o registro por meio de internet ativa, seja dados móveis ou wi-fi; caso o número registrado seja um telefone fixo, toque em “Me ligue” para solicitar uma chamada e receber o código de registro; e se certificar que o número do telefone é suportado, ou seja, não é possível registrar números em formatos de VoIP, números gratuitos, números de valor acrescentado, números de acesso universal (NAU) e números pessoais. Vale destacar que o WhatsApp Messenger e o WhatsApp Business são duas aplicações diferentes, em que não se pode usar o mesmo número de telefone em ambos os aplicativos de forma simultaneamente, porém é possível mudar de uma para a outra.