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Mercado e Vendas | MARKETING
Como utilizar o marketing de influência na sua empresa

O marketing de influência pode ser um grande aliado para o sucesso do seu negócio, leia e saiba mais.

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Lyana Rosa

· Atualizado em 08/03/2024
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Se eu te perguntasse se você confia mais na indicação de um amigo ou na propaganda de uma empresa, o que você me responderia? Acredito que você optaria pela indicação do amigo, certo? Pessoas se conectam com pessoas. Por isso, hoje, vou te mostrar como fortalecer sua marca e gerar uma audiência engajada, através do Marketing de Influência.

Sabemos que um dos maiores desafios que as marcas enfrentam em um mercado digital tão competitivo é conseguir visibilidade e engajamento. Pensando nisso, foi criada uma vertente do marketing onde as empresas contam com a ajuda de pessoas influentes para mostrar os benefícios e as características únicas dos seus produtos e serviços de forma atrativa e eficaz.

Se você está se perguntando se esse tipo de marketing realmente funciona, uma pesquisa recente* (*The Nielsen Company, 2022) revelou que 71% dos consumidores afirmam confiar na opinião de um influenciador sobre produtos e serviços. E o melhor é que essa ação não se restringe a grandes empresas.

Antes de mais nada, é importante saber que existem diversos tipos de influenciadores, sendo os principais: nanoinfluenciadores (que são aqueles que possuem até 10.000 seguidores), microinfluenciadores (que vão de 10.000 a 100.000 seguidores), macroinfluenciadores (os que têm de 100.000 a 1 milhão de seguidores) e megainfluenciadores (que possuem mais de 1 milhão de seguidores).

Para pequenas empresas, trabalhar com nano e micro influenciadores costuma ser mais interessante, porque, como eles possuem um número menor de seguidores, sua audiência é mais segmentada, engajada e suscetível à influência. Além disso, o preço praticado por macro e mega influenciadores pode ser um obstáculo para os pequenos negócios.

Agora que você já está por dentro do assunto, chegou a hora de entender como investir em campanhas de marketing de influência.

O primeiro passo é entender o que a marca deseja, qual é o objetivo ou meta da campanha. Quer obter novos seguidores? Aumentar o engajamento? Impulsionar as vendas de determinado produto ou serviço? Essa informação será o guia para as etapas seguintes.

Depois, você deve definir para qual grupo sua campanha será direcionada e mapear tudo o que puder sobre ele. Quanto mais você conhecer as pessoas para qual sua mensagem será direcionada, mais assertiva ela será e melhores serão os resultados.

Em seguida é preciso definir seu orçamento para a campanha de marketing. Isso ajudará não somente na escolha do influenciador, mas também determinará o formato e as ações que se encaixam em sua estratégia.

Chega a hora de escolher um influenciador para representar sua marca. Uma dica importante é mapear possíveis nomes e analisar detalhadamente cada um. Nesse momento, leve em consideração alguns aspectos essenciais. O conteúdo produzido pelo influenciador precisa ter sintonia com sua marca e com o público-alvo que você definiu. Além disso, verifique a taxa de engajamento do influenciador e certifique-se de que a linguagem e o tom da campanha estejam bem acertados. Também é crucial alinhar as expectativas e estabelecer indicadores de sucesso.

Uma vez escolhido o influenciador, garanta que todas as ações estejam bem especificadas em contrato, com detalhes sobre o tipo de conteúdo, cronograma, pagamento, direitos autorais e qualquer outra cláusula relevante para proteger os interesses de ambas as partes. É importante também dar ao criador de conteúdo o máximo de tempo e liberdade para trabalhar, afinal, você fechou a parceria com base na confiança em sua autenticidade e nos resultados que costuma entregar.

Por fim, após o término da campanha, não se esqueça de analisar os resultados de acordo com os objetivos definidos inicialmente. Atendeu à expectativa? Há espaço para melhorias? Essas perguntas ajudarão a fazer ajustes, se necessário, para futuras parcerias.

E lembre-se de contar com o Sebrae para impulsionar seus resultados! Se você quiser aprender mais sobre esses e outros temas, participar de consultorias, cursos, workshops ou tirar dúvidas clique aqui ou entre em contato com a gente através do 0800 570 0800, que também funciona como WhatsApp.


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