Os eventos e festivais têm sido uma tendência para o marketing dentro do segmento de alimentação fora do lar, gerando lucro e aprendizado para os empresários.
A alimentação fora do lar tem sido cada vez mais abraçada pela população brasileira, segundo dados do Instituto Foodservice Brasil em parceria com o Mosaiclab, em 2022 os brasileiros gastaram 216 bilhões no setor. Isso pode ser explicado pela busca por praticidade na rotina e a utilização da alimentação como forma de lazer e socialização.
Sabendo dessa realidade, os eventos e festivais gastronômicos têm sido uma boa pedida para conquistar novos clientes e ampliar mercado, isto porque são oportunidades para que as pessoas conheçam novas cozinhas, novos sabores, profissionais e relacionamentos, possibilitando uma nova forma de comunicação com os consumidores.
Geralmente os festivais funcionam com uma junção de diversos estabelecimentos reúnidos em uma só proposta, oferecendo seus produtos com promoções chamativas.
Além do benefício empresa-cliente, também podemos destacar o estreitamento de laços empresa-empresa e empresa-fornecedor, o famoso network. Basicamente uma boa estratégia de marketing para seu negócio.
Esses festivais são ideais para obtenção de resultados gastando menos, afinal, são várias empresas fazendo juntas o marketing de uma só vez.
Geralmente são oferecidos os pratos por um preço menor do que o convencional, fazendo com que pessoas que dificilmente iriam no restaurante pelo preço normal, possam experimentar a culinária do estabelecimento e possivelmente se tornar um cliente no futuro.
Festivais realizados em Goiânia, por exemplo, comprovaram aumento nas vendas, durante o Festival Bar em Bar que aconteceu em Goiás, foram vendidos R$800 mil em petiscos, já no Festival Burger Time foram totalizados 55 mil hambúrgueres vendidos.
Em Alagoas, os eventos também são uma sensação. O Festival da Lagosta realizado em Maragogi em 2018 recebeu mais de 10 mil pessoas que somaram três mil pratos vendidos.
Em 2023 ocorreu em Maceió o ‘Festival de Gastronomia Popular Maceió dos Prazeres’, foram mais de 30 botecos, restaurantes e lanchonetes envolvidas na apresentação de pratos para concorrer ao prêmio Nide Lins de Turismo Gastronômico. O festival oferecia seus pratos por valores fixos de R$15 e R$10. Conheça mais sobre o evento através do site.
Também no ano de 2023, foi realizado o evento nacional Arena Gastronômica no Maceió Shopping, com preços promocionais e prêmios para os clientes.
Um dos mais recentes festivais, começou em abril e terminou em maio de 2023, o 'Maceió Restaurant Week' que contou com a participação de restaurantes reconhecidos na cidade, como Maria Antonieta, Restaurante Vero, Armazém Guimarães, Grazzie Pizzaria, Five Sports Bar, Cais do Porto, Janga, Petit Paris e Divina Gula por preços acessíveis em um combo de entrada, prato principal e sobremesa.
Segundo o artigo 'Eventos Gastronômicos e Estratégias de Marketing: O Festival Comida Di Buteco, em Belo Horizonte, MG que analisou a eficácia desse tipo de evento como estratégia de marketing, nota-se que há um desejo dos empreendedores participantes em estarem presentes também nas próximas edições do festival, isso porque os participantes ficam com uma sensação de pertencimento, além do aumento do lucro notório.
Ainda segundo o artigo, o evento promove muito mais do que o aumento do lucro, mas também aprendizados inesperados que contribui para fatores como organização de cardápio até atendimento ao cliente.
Durante o evento, os empreendedores aprendem a prestar atenção em pequenos detalhes, como por exemplo calcular a quantidade de clientes que consegue atender no dia, dentre outros.
Esse aprendizado se dá tanto pelo contato com outros profissionais, como também pela busca em agradar ainda mais o cliente durante o evento e estar à altura dos outros participantes, afinal é como se fosse a ‘hora da verdade’. E esses ganhos são levados pós-evento, os empreendedores passam de uma gestão mais pautada na informalidade para uma mais bem planejada e alinhada.
Assim, percebe-se que a tendência dos eventos gastronômicos tem sem destacado como forma de marketing para as empresas do setor alimentício. Sabendo dos benefícios que essa modalidade oferece, os empreendedores que querem crescer no mercado devem ficar de olho nos próximos eventos gastronômicos da cidade para garantir seu lugar. Ou até quem sabe, você não pode estar a frente na criação de um novo evento na sua localidade?
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Fri May 09 15:28:46 BRT 2025
OUTRO SEGMENTO
As carteiras atuam para acompanhar os empreendedores do estado e ajudá-los a sanar suas principais dificuldades e abrir portas para capacitações e eventos do segmento. O analista responsável realiza um diagnóstico através de uma escuta ativa em visitas ao cliente para poder identificar oportunidades de melhoria e fazer com que o cliente consiga evoluir seus pontos fracos e fortalecer mais ainda os pontos fortes. O atendimento é personalizado, mais ágil e mais direcionado do que aquele mais comum para os clientes que não são de carteira e isso acontece de forma gratuita. O maior benefício é que com o acompanhamento a longo prazo, o gestor sabe exatamente quais são os seus problemas e te ajuda a criar estratégias para solucioná-los. Problemas de gestão financeira, planejamento, precificação, vendas, presença em redes sociais, dentre outros, podem ser mais facilmente solucionados com o acompanhamento de um gestor de carteira. Para estar inserido na carteira só é preciso ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. O cliente da carteira precisa se engajar com as capacitações, as visitas e o acompanhamento para que continue inserido obtendo os benefícios. Se você deseja ter um acompanhamento mais próximo, preencha o formulário abaixo e o gestor responsável irá entrar em contato com você em breve. Responder formulário
Tue Apr 08 13:13:29 BRT 2025
SAÚDE E BEM-ESTAR
A carteira de saúde e bem-estar é trabalha com o acompanhamento contínuo dos empreendedores inseridos nesse relacionamento com o gestor. O objetivo é acompanhar de perto, escutar o cliente, identificar oportunidades de melhoria e dificuldades e trabalhar em cima das necessidades do cliente. A partir da identificação dos problemas de gestão, o gestor vai sugerir consultorias, cursos, workshops, palestras e outras oportunidades que podem ajudar o cliente a sanar suas maiores dificuldades e evoluir no mercado. Para estar inserido na carteira só é preciso ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. O cliente da carteira precisa se engajar com as capacitações, as visitas e o acompanhamento para que continue inserido obtendo os benefícios. O atendimento na carteira é mais benéfico do que o atendimento comum porque o cliente estará mais imerso e será acompanhado de perto por um gestor especialista no setor, atento às tendências e as necessidades de mercado, direcionando o cliente a melhorar constantemente e crescer dentro do segmento. As principais dificuldades do empreendedor do segmento de saúde e bem-estar é a dificuldade de gestão do negócio, eles têm o conhecimento necessário para exercer a profissão, mas ainda possuem deficiências quando se trata da parte empresarial. O atendimento é totalmente gratuito, rápido e personalizado, e se você tem dificuldades com gestão, vendas, redes sociais, marketing e qualquer outra deficiência de mercado, preencha o formulário abaixo e aguarde o contato do gestor responsável. Responder formulário
Tue Apr 08 13:06:45 BRT 2025
CASA E CONSTRUÇÃO
A carteira de Casa e Construção trabalha com um acompanhamento do cliente através da escuta ativa, análises e um diagnóstico para identificar necessidades e dificuldades e entrar com sugestões, consultorias e soluções para a evolução da empresa. O analista responsável vai realizar esse diagnóstico através de visitas ao cliente e de conversas, para poder identificar as oportunidades de melhoria e fazer com que o cliente consiga sanar os problemas e melhorar sua gestão. Esse atendimento é personalizado, direcionado e mais rápido do que aquele voltado aos clientes que não são da carteira. E isso acontece de forma totalmente gratuita. As principais dificuldades do cliente do setor estão relacionadas a gestão, pontos como precificação dos produtos, fluxo de caixa, planejamento financeira, estabelecimento de metas, análise da concorrência e de posicionamento de mercado. Muitos estão na operação, no dia a dia, e esquecem que é preciso analisar os bastidores. Além disso, o controle de estoque também é uma grande dificuldade enfrentada, saber o quanto comprar para não ter excedente, saber quando tirar o produto da prateleira por estar vencido, ter controle de produtos avariados. Para estar inserido na carteira só é preciso ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. O cliente da carteira precisa se engajar com as capacitações, as visitas e o acompanhamento para que continue inserido obtendo os benefícios. Se você se identifica com alguma dessas dificuldades, estar inserido na carteira pode ser essencial para mudar a sua estratégia e evoluir dentro do mercado. Para participar da carteira, preencha o formulário abaixo e o gestor responsável entrará em contato com você em breve. Responder formulário
Tue Apr 08 13:04:45 BRT 2025
PETSHOP
A carteira de petshop é uma forma que o Sebrae Alagoas encontrou para ajudar o empreendedor alagoano do segmento de petshop e clínicas veterinárias a ter um acompanhamento contínuo objetivando a evolução da gestão e consequentemente o crescimento do negócio do cliente de carteira no mercado. Para fazer parte da carteira de relacionamento o cliente precisa apenas ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. A carteira de petshop atua em toda a área de gestão, inovação e tecnologia do segmento específico do Pet Shop e Clínicas Veterinárias. O analista trabalha com a escuta do cliente para saber como está o seu negócio, quais as suas dores, o que ele identifica como necessidade e o que precisa melhorar. Após essa escuta ativa, o analista realiza um diagnóstico a depender da maturidade da gestão do cliente e apresenta algumas sugestões. E a partir daí, o cliente terá um acompanhamento gratuito pós atendimento, mesmo que não contrate as soluções sugeridas pelo analista. Serão oferecidas consultorias e instrutorias, que podem ser coletivas ou através do in-company (que acontecem dentro da empresa para capacitar os funcionários). As consultorias mais procuradas para o segmento de petshop são da área de design de ambiente, interno e de fachada, como melhorar o layout da empresa, por ser um setor que está em constante modernização. Outra consultoria com grande demanda são as da área de finanças, voltadas ao planejamento financeiro e a formação de preço. As consultorias voltadas para as mídias digitais também são queridinhas desse público que está cada vez mais engajado nas redes sociais. Para estar inserido na carteira só é preciso ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. O cliente da carteira precisa se engajar com as capacitações, as visitas e o acompanhamento para que continue inserido obtendo os benefícios. Para participar da carteira, preencha o formulário abaixo e o gestor responsável entrará em contato com você em breve. Responder formulário
Tue Apr 08 13:01:58 BRT 2025
AGRONEGÓCIO
A carteira voltada para o agro atua para acompanhar esses empreendedores de maneira mais próxima e ajudá-los a sanar suas principais dificuldades. O analista responsável entra em contato com o cliente para realizar um diagnóstico através da escuta ativa e de visitas ao cliente, para identificar oportunidades de melhoria e direcionar o cliente a evoluir seus pontos fracos e fortalecer seus pontos fortes. O atendimento é personalizado, mais rápido e direcionado às necessidades do cliente, o que diferencia do atendimento comum. O acompanhamento é feito a longo prazo de acordo com o engajamento e necessidade do cliente, o que facilita na resolução dos problemas, já que o gestor conhece o cliente de perto e sabe exatamente no que ele precisa melhorar. A principal dificuldade do pequeno agricultor é a falta de acesso à informação, o que acaba gerando problemas em diversas etapas da gestão. Por isso, a carteira trabalha trazendo informação a esse cliente, através de escuta ativa, de sugestões, de capacitações, promoção de eventos e outros. Para estar inserido na carteira só é preciso ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. O cliente da carteira precisa se engajar com as capacitações, as visitas e o acompanhamento para que continue inserido obtendo os benefícios. Se você é produtor rural e sente dificuldade em gerir o seu negócio, preencha o formulário abaixo e o gestor responsável entrará em contato com você em breve. Responder formulário