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Mon Sep 04 09:22:17 BRT 2023
Planejamento | PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Saiba como a previsão de demanda vai fazer sua empresa decolar

Estar preparado para todas as ocasiões do ano é essencial para manter o bom funcionamento do negócio, a isso se dá o nome de projeção de demanda.

· 24/08/2023 · Atualizado em 04/09/2023
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O planejamento é a chave para um negócio de sucesso e longínquo, é através dele que é possível se preparar para as transformações e adversidades. Além disso, o planejamento torna possível a antecipação dos suprimentos necessários para atender aos pedidos.

A projeção de demanda basicamente é a previsão das condições esperadas para o futuro através de dados, facilitando o conhecimento de variáveis e tendências do mercado. Ao fazer essa previsão a empresa poderá entender o momento e as ações ideais para investir ao longo do tempo estabelecido.

Os benefícios da projeção sobre demanda são inúmeros, ela norteia as demais facetas do empreendedorismo, sendo essencial para o sucesso do negócio. Conheça alguns dos benefícios:

- Está diretamente ligada à projeção de receitas, sendo fator determinante para evitar prejuízos.

- Ajuda a identificar e interpretar as oscilações do mercado e entender como lidar com essas fases.

- Auxilia nas estratégias de marketing, principalmente para períodos promocionais;

- Auxilia a evitar o armazenamento desnecessário e superprodução ou subprodução;

- Planejar necessidade de mão de obra adicional;

É através desse planejamento que você conseguirá conferir segurança para as suas estratégias, organizando todas as etapas e ações necessárias para chegar ao objetivo desejado. Mas, caso essas estratégias venham a falhar, você também terá planejado um plano B. O planejamento também torna os objetivos mais claros

Além disso, através da previsão de demanda, com o tempo é criada uma cultura operacional mais organizada e fluida entre os colaboradores.

Métodos de previsão de demanda

Qualitativa: tem como referência a percepção do mercado, reúne intuição, psicologia do consumidor, pesquisas de preferência e tendências voltadas à força do consumo. Ela é feita através de uma aproximação maior com o mercado alvo e o público visado. Nessa abordagem, o setor de marketing é fundamental.

Porém, o ponto fraco desse método é a subjetividade que pode dificultar a realização de decisões mais assertivas.

Quantitativa: essa tem como base a estatística e os dados, informações internas (da própria empresa) e externas (da concorrência), essa é bem mais assertiva e confiável. Ela explora o histórico de vendas de determinados produtos ou serviços, avaliando variantes.

Seu ponto forte é o custo menor em relação à abordagem anterior, porém, sua fraqueza é que as táticas e plataformas de ação se tornam cada vez mais versáteis, e alguns fatores podem ficar de fora do gráfico.

Agora você precisa escolher a melhor abordagem

A abordagem mista é a ideal, uma vez que tanto a qualitativa quanto a quantitativa possuem vantagens e desvantagens e sozinhas podem não ser tão completas para te auxiliar no seu objetivo.

Como fazer a previsão de demanda?

  1. Defina os objetivos: definir o prazo, o nicho de mercado, a época do ano e o produto específico.
  2. Estabeleça qual método será utilizado
  3. Colete os dados necessários: estude as tendências do seu mercado, em quais meses do ano as compras aumentam, se existem datas festivas que contribuem para o aumento.
  4. Analise os dados: o último passo é analisar os dados obtidos e tomar as decisões a partir eles

Quem deve realizar a previsão de demanda?

Geralmente o profissional responsável nas grandes empresas é alguém da área de produção, vendas, marketing e finanças. Já nas micro e pequenas empresas, os próprios donos podem realizar.

O importante é saber que independente do tamanho da empresa ou de quem realizará, a projeção de demanda é fundamental para o sucesso da sua empresa.

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