A conta gov.br veio para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços digitais do governo, entenda como subir de nível e ter acesso a mais vantagens.
O governo federal criou a conta gov.br para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços digitais, hoje são cerca de 4.800 serviços disponibilizados através do site, como INSS e Receita Federal.
E para realizar a formalização do Microempreendedor Individual (MEI), por exemplo, é preciso que o empreendedor esteja no nível prata ou ouro.
Os níveis de conta no gov.br são divididos em bronze, prata e ouro e definem algumas características da sua conta, possibilitando acesso a diversos processos dentro do site.
Nível bronze:
O nível no site depende da segurança e confiabilidade dos dados inseridos na conta, dessa forma, quando são informados apenas dados pessoais básicos como CPF, identidade, número do PIS e endereço, o usuário estará apenas no nível bronze, tendo confiabilidade e segurança básicas e acesso a poucos serviços, como:
- Fazer o login em qualquer serviço do gov.br sem precisar de senha, apenas com a biometria do celular;
- Gerenciar autorizações de uso dos seus dados;
- Realizar prova de vida com o reconhecimento fácil.
Se você seguiu os seguintes passos, sua conta estará no nível bronze:
- Cadastro via formulário on-line para validação dos seus dados na Receita Federal e no INSS
- Cadastro via atendimento presencial nas Agências do INSS
- Validação dos dados via atendimento presencial nos postos da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito)
Nível prata e ouro:
Nesses níveis, além dos serviços disponíveis no bronze, o usuário pode:
- Visualizar e compartilhar dados e documentos digitais;
- Utilizar serviços de assinatura eletrônica;
- Acessar serviços públicos que exigem maior grau de confiabilidade;
- Habilitar a autenticação em duas etapas para garantir mais segurança.
Mas, você deve estar se perguntando qual a diferença entre ambos os níveis. Basicamente, a diferença é que no nível ouro, o usuário tem segurança máxima, enquanto no prata tem segurança alta. E para acessar determinados serviços que exigem mais segurança, é preciso ter a segurança máxima.
Sua conta estará no nível prata se você:
- Realizar o reconhecimento fácil pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Carteira de Habilitação (CNH)
- Validar os dados via internet banking de um banco credenciado (Agi Bank, BB, Banrisul, Bradesco, BRB, Caixa, Itaú, Sicoob, Santander e Sicredi)
- Validar os dados com usuário e senha do SIGEPE, se você for servidor público federal.
E por fim, você atingirá o nível ouro se você:
- Fizer o reconhecimento fácil pelo aplicativo gov.br para conferência da foto nas bases da Justiça Eleitoral (TSE)
- Validar os dados no aplicativo do gov.br para ler o QR Code da Carteira de Identidade Nacional
- Validar os dados com certificado digital compatível com ICP-Brasil
Como aumentar o nível?
Pelo celular: Abra o aplicativo GOV.BR, clique em “Entrar com o gov.br” e insira o CPF e senha. Clique em “Aumentar nível” e escolha a opção mais adequada para você.
Antes de seguir com a validação você pode conferir os requisitos e as vantagens de cada nível.
Pelo site: Acesse o gov.br, insira o CPF e senha e clique em “Continuar”, logo em seguida clique em “Aumentar nível” e seguir as mesmas instruções ditas acima.
Texto feito com base em: Como aumentar o nível de acesso da conta GOV.BR?
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May, 2025
OUTRO SEGMENTO
As carteiras atuam para acompanhar os empreendedores do estado e ajudá-los a sanar suas principais dificuldades e abrir portas para capacitações e eventos do segmento. O analista responsável realiza um diagnóstico através de uma escuta ativa em visitas ao cliente para poder identificar oportunidades de melhoria e fazer com que o cliente consiga evoluir seus pontos fracos e fortalecer mais ainda os pontos fortes. O atendimento é personalizado, mais ágil e mais direcionado do que aquele mais comum para os clientes que não são de carteira e isso acontece de forma gratuita. O maior benefício é que com o acompanhamento a longo prazo, o gestor sabe exatamente quais são os seus problemas e te ajuda a criar estratégias para solucioná-los. Problemas de gestão financeira, planejamento, precificação, vendas, presença em redes sociais, dentre outros, podem ser mais facilmente solucionados com o acompanhamento de um gestor de carteira. Para estar inserido na carteira só é preciso ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. O cliente da carteira precisa se engajar com as capacitações, as visitas e o acompanhamento para que continue inserido obtendo os benefícios. Se você deseja ter um acompanhamento mais próximo, preencha o formulário abaixo e o gestor responsável irá entrar em contato com você em breve. Responder formulário
April, 2025
SAÚDE E BEM-ESTAR
A carteira de saúde e bem-estar é trabalha com o acompanhamento contínuo dos empreendedores inseridos nesse relacionamento com o gestor. O objetivo é acompanhar de perto, escutar o cliente, identificar oportunidades de melhoria e dificuldades e trabalhar em cima das necessidades do cliente. A partir da identificação dos problemas de gestão, o gestor vai sugerir consultorias, cursos, workshops, palestras e outras oportunidades que podem ajudar o cliente a sanar suas maiores dificuldades e evoluir no mercado. Para estar inserido na carteira só é preciso ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. O cliente da carteira precisa se engajar com as capacitações, as visitas e o acompanhamento para que continue inserido obtendo os benefícios. O atendimento na carteira é mais benéfico do que o atendimento comum porque o cliente estará mais imerso e será acompanhado de perto por um gestor especialista no setor, atento às tendências e as necessidades de mercado, direcionando o cliente a melhorar constantemente e crescer dentro do segmento. As principais dificuldades do empreendedor do segmento de saúde e bem-estar é a dificuldade de gestão do negócio, eles têm o conhecimento necessário para exercer a profissão, mas ainda possuem deficiências quando se trata da parte empresarial. O atendimento é totalmente gratuito, rápido e personalizado, e se você tem dificuldades com gestão, vendas, redes sociais, marketing e qualquer outra deficiência de mercado, preencha o formulário abaixo e aguarde o contato do gestor responsável. Responder formulário
April, 2025
CASA E CONSTRUÇÃO
A carteira de Casa e Construção trabalha com um acompanhamento do cliente através da escuta ativa, análises e um diagnóstico para identificar necessidades e dificuldades e entrar com sugestões, consultorias e soluções para a evolução da empresa. O analista responsável vai realizar esse diagnóstico através de visitas ao cliente e de conversas, para poder identificar as oportunidades de melhoria e fazer com que o cliente consiga sanar os problemas e melhorar sua gestão. Esse atendimento é personalizado, direcionado e mais rápido do que aquele voltado aos clientes que não são da carteira. E isso acontece de forma totalmente gratuita. As principais dificuldades do cliente do setor estão relacionadas a gestão, pontos como precificação dos produtos, fluxo de caixa, planejamento financeira, estabelecimento de metas, análise da concorrência e de posicionamento de mercado. Muitos estão na operação, no dia a dia, e esquecem que é preciso analisar os bastidores. Além disso, o controle de estoque também é uma grande dificuldade enfrentada, saber o quanto comprar para não ter excedente, saber quando tirar o produto da prateleira por estar vencido, ter controle de produtos avariados. Para estar inserido na carteira só é preciso ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. O cliente da carteira precisa se engajar com as capacitações, as visitas e o acompanhamento para que continue inserido obtendo os benefícios. Se você se identifica com alguma dessas dificuldades, estar inserido na carteira pode ser essencial para mudar a sua estratégia e evoluir dentro do mercado. Para participar da carteira, preencha o formulário abaixo e o gestor responsável entrará em contato com você em breve. Responder formulário
April, 2025
PETSHOP
A carteira de petshop é uma forma que o Sebrae Alagoas encontrou para ajudar o empreendedor alagoano do segmento de petshop e clínicas veterinárias a ter um acompanhamento contínuo objetivando a evolução da gestão e consequentemente o crescimento do negócio do cliente de carteira no mercado. Para fazer parte da carteira de relacionamento o cliente precisa apenas ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. A carteira de petshop atua em toda a área de gestão, inovação e tecnologia do segmento específico do Pet Shop e Clínicas Veterinárias. O analista trabalha com a escuta do cliente para saber como está o seu negócio, quais as suas dores, o que ele identifica como necessidade e o que precisa melhorar. Após essa escuta ativa, o analista realiza um diagnóstico a depender da maturidade da gestão do cliente e apresenta algumas sugestões. E a partir daí, o cliente terá um acompanhamento gratuito pós atendimento, mesmo que não contrate as soluções sugeridas pelo analista. Serão oferecidas consultorias e instrutorias, que podem ser coletivas ou através do in-company (que acontecem dentro da empresa para capacitar os funcionários). As consultorias mais procuradas para o segmento de petshop são da área de design de ambiente, interno e de fachada, como melhorar o layout da empresa, por ser um setor que está em constante modernização. Outra consultoria com grande demanda são as da área de finanças, voltadas ao planejamento financeiro e a formação de preço. As consultorias voltadas para as mídias digitais também são queridinhas desse público que está cada vez mais engajado nas redes sociais. Para estar inserido na carteira só é preciso ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. O cliente da carteira precisa se engajar com as capacitações, as visitas e o acompanhamento para que continue inserido obtendo os benefícios. Para participar da carteira, preencha o formulário abaixo e o gestor responsável entrará em contato com você em breve. Responder formulário
April, 2025
AGRONEGÓCIO
A carteira voltada para o agro atua para acompanhar esses empreendedores de maneira mais próxima e ajudá-los a sanar suas principais dificuldades. O analista responsável entra em contato com o cliente para realizar um diagnóstico através da escuta ativa e de visitas ao cliente, para identificar oportunidades de melhoria e direcionar o cliente a evoluir seus pontos fracos e fortalecer seus pontos fortes. O atendimento é personalizado, mais rápido e direcionado às necessidades do cliente, o que diferencia do atendimento comum. O acompanhamento é feito a longo prazo de acordo com o engajamento e necessidade do cliente, o que facilita na resolução dos problemas, já que o gestor conhece o cliente de perto e sabe exatamente no que ele precisa melhorar. A principal dificuldade do pequeno agricultor é a falta de acesso à informação, o que acaba gerando problemas em diversas etapas da gestão. Por isso, a carteira trabalha trazendo informação a esse cliente, através de escuta ativa, de sugestões, de capacitações, promoção de eventos e outros. Para estar inserido na carteira só é preciso ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. O cliente da carteira precisa se engajar com as capacitações, as visitas e o acompanhamento para que continue inserido obtendo os benefícios. Se você é produtor rural e sente dificuldade em gerir o seu negócio, preencha o formulário abaixo e o gestor responsável entrará em contato com você em breve. Responder formulário
April, 2025
ALIMENTAÇÃO
A carteira de alimentação fora do lar é baseada em acompanhar e nutrir relações com os clientes ao longo do tempo, o gestor faz uma escuta ativa para entender as necessidades do cliente e assim direcioná-lo para capacitações, consultorias e sugestões de melhoria para a evolução da empresa. Nesse processo o analista buscar entender as necessidades, estar disponível para o atendimento rápido e antecipar demandas e garantir a satisfação do cliente. O analista acompanha o desenvolvimento do cliente e está sempre presente para sugerir, atender e auxiliá-lo. O cliente de carteira pode ter acesso a missões técnicas, feiras e congressos. Além disso, tem acesso a atendimento personalizado, comunicação direta, facilidade na resolução de problemas e acesso antecipado a agendas e novidades do Sebrae. Para fazer parte da carteira de relacionamento o cliente precisa apenas ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. As principais dificuldades do cliente do setor alimentício são a precificação e o controle do fluxo de caixa, eles geralmente têm muita expertise na parte de alimentos, mas acabam pecando na parte mais técnica da gestão. Se você se identifica, a carteira de relacionamento pode te ajudar a evoluir no mercado. Para estar inserido na carteira só é preciso ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. O cliente da carteira precisa se engajar com as capacitações, as visitas e o acompanhamento para que continue inserido obtendo os benefícios. Para participar da carteira, preencha o formulário abaixo e o gestor responsável entrará em contato com você em breve. Responder formulário
April, 2025
AUTOMOTIVO
No setor automotivo, a qualidade dos serviços e a eficiência operacional são fatores determinantes para o sucesso. Com o avanço das novas tecnologias, como a eletrificação dos veículos, a digitalização dos processos e a exigência por serviços cada vez mais ágeis e personalizados, é fundamental que os negócios acompanhem essas mudanças para se manterem competitivos. A Carteira de Automotivo do Sebrae Alagoas surge como uma aliada nesse processo, oferecendo suporte técnico e estratégico para que os empresários possam modernizar seus negócios, melhorar sua gestão e explorar novas oportunidades de crescimento. Com um mercado cada vez mais competitivo, estar atualizado e preparado é fundamental para garantir não apenas a sobrevivência, mas também o crescimento sustentável da empresa. O Sebrae Alagoas entende essa necessidade e, por isso, disponibiliza suporte em áreas-chave, como gestão financeira, marketing digital, inovação tecnológica, eficiência produtiva e experiência do cliente. Serão oferecidas consultorias e instrutorias, que podem ser coletivas ou através do in-company (que acontecem dentro da empresa para capacitar os funcionários). Para estar inserido na carteira só é preciso ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. O cliente da carteira precisa se engajar com as capacitações, as visitas e o acompanhamento para que continue inserido obtendo os benefícios. Se você quer levar sua empresa para o próximo nível, conte com o Sebrae Alagoas. Entre em contato e descubra como podemos ajudar o seu negócio a crescer! Preencha o formulário abaixo e o gestor responsável entrará em contato com você em breve. Responder formulário
March, 2025
5 estratégias para impulsionar seu comércio de papelaria no mercado
O mercado de papelaria segue em alta, representando uma excelente oportunidade tanto para os novos empreendedores quanto para aqueles que já atuam na área. A busca por produtos diferenciados, sustentáveis e voltados para a criatividade tem atraído tanto clientes quanto empreendedores interessados no setor. Além disso, o fortalecimento das vendas online e a valorização das lojas físicas durante períodos sazonais reforçam a importância do segmento. Com esse cenário favorável, há espaço para inovação e crescimento. Para aproveitar essas oportunidades e se destacar da concorrência, é fundamental adotar estratégias inteligentes e práticas eficazes de gestão. Pensando em você, reunimos 5 dicas essenciais para impulsionar ainda mais o seu empreendimento e garantir um crescimento sólido e sustentável no mercado de papelaria:
March, 2025
ESCOLAS
A carteira de educação é mais um recurso oferecido pelo Sebrae Alagoas para apoiar e compreender os empreendedores do setor educacional, apoiando as instituições de ensino no fortalecimento de sua gestão e processos. Por meio de uma escuta ativa, o gestor responsável por esse segmento tem como principal compreender a necessidade dos clientes, identificar as dificuldades e propor soluções que ajudem o empreendedor superá-las. Dentre as dificuldades que impactam esse setor, destacam-se presença nas redes sociais, o atendimento ao cliente e os problemas de gestão financeira, sendo um deles a precificação. Contar com um gestor de carteira especializado no segmento é fundamental para garantir o sucesso do empreendimento. O atendimento é personalizado de acordo com as necessidades da instituição, com base na escuta e análise prévia realizada. Esse acompanhamento pode ser feito por meio de visitas presenciais ou conversas on-line, onde será definido pelo gestor qual será o plano será utilizado para guiar o cliente, sempre sendo baseado em suas necessidades. Para estar inserido na carteira de educação, basta possuir um CNPJ, que pode ser MEI, ME ou EPP. O atendimento acontece de forma gratuita e tem como objetivo despertar no cliente o engajamento com as capacitações, visitas e acompanhamento contínuo. Se você deseja entrar para o relacionamento de carteira e possuir um atendimento mais próximo e personalizado, acesse o formulário abaixo, preencha suas informações e aguarde o contato do gestor responsável. Responder formulário