this is an h1

this is an h2

Mercado e Vendas | ESTUDO DE MERCADO
Sumário: A cadeia produtiva do artesanato

O Sumário Executivo foi realizado para analisar o perfil do artesão do estado e avaliar sua evolução ao longo do tempo.

· 24/08/2023 · Atualizado em 13/11/2023
FAVORITAR
Botão favoritar

O Sumário executivo criado pelo Sebrae/AL teve como objetivo realizar uma análise do artesão alagoano durante os períodos de 2000-2020 e das principais ocorrências do estado.

O Sumário fez uma série de levantamento de dados referentes ao perfil dos artesãos de Alagoas, que foram coletados através de questionários e dados disponibilizados pela Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento de Alagoas (SEPLANDE). Dentre os resultados podemos destacar:

 

Foi constatado também que grande parte dos produtores não se cadastra em projetos governamentais por receio de perder outros benefícios sociais, uma vez que 46,2% afirmaram ter renda mensal não definida ou abaixo de um salário-mínimo. 

O dado mencionado mostra que esses profissionais não têm o reconhecimento devido, uma vez que os ganhos são muito baixos quando comparados ao grau de dedicação e complexidade do trabalho artesanal.

Percebe-se que fatores como a utilização do ambiente doméstico com consumo de energia elétrica e água, o número de horas trabalhadas na manufatura das peças, muitas vezes não são nem levados em conta nos custos de produção.

Os artesãos afirmam que as vendas são baixas pela internet, mostrando o baixo impacto do artesanato em redes sociais como Facebook e Instagram uma vez que 90% das vendas acontecem no próprio ateliê ou para lojistas..

O sumário fez ainda um levantamento contendo os principais problemas presentes na produção artesanal:

O Sumário é rico em informações relativas ao artesanato no estado de Alagoas, se você é do ramo ou tem interesse em saber mais detalhes acesse:

 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?