Em um mercado cheio de produtos similares, a embalagem é o diferencial que faz com que o seu produto se destaque da concorrência.
Certamente você já sabe que a embalagem de seu produto não é apenas um invólucro. Muito mais do que um embrulho, ela é uma ferramenta capaz de impulsionar vendas, construir uma marca forte e realçar o produto no mercado competitivo de hoje.
Uma embalagem bem pensada e desenvolvida irá beneficiar seu negócio de várias formas.
Acredita-se que a embalagem de produtos impacta quase 100% das decisões de compra. Os consumidores avaliam as embalagens pela capacidade de proteger o item, pelas informações trazidas e a facilidade de abertura ou fechamento. E também levam em consideração o equilíbrio entre estética e funcionalidade.
O que a sua embalagem deve ter
Pelo lado prático, a embalagem protege o produto, identifica a procedência, as matérias-primas utilizadas e traz informações técnicas sobre o produto.
Mas ela também atende necessidades específicas do mercado. Enquanto nas vendas no atacado é preciso priorizar o acondicionamento para que o produto chegue em perfeitas condições ao lojista, no varejo é importante pensar no design.
A embalagem deve incorporar valor ao produto e promovê-lo. Por isso, ao planejar as embalagens, dedique o mesmo empenho dispensado à criação dos produtos, buscando soluções criativas.
Se for o caso, faça uso de embalagem ecológica ou sustentável, por exemplo, ou crie sua própria linha a partir de sobras do material utilizado na produção do artesanato. Isso pode fazer da embalagem a verdadeira “alma” do produto.
Ao planejar uma embalagem, considere alguns aspectos importantes:
Proteção
A função primordial da embalagem é garantir a segurança e a qualidade do seu produto durante todo o seu ciclo de vida, desde o transporte e armazenamento até o uso final pelo consumidor.
Ela protege contra danos físicos, como quedas e amassados, contaminações por agentes externos, como poeira e umidade, e alterações de temperatura, que podem comprometer a qualidade do produto.
Nas vendas online é importante manter a segurança dos produtos.Coloque almofadas de ar, fitas adesivas e tudo o que for necessário para garantir um transporte sem danos.
Comunicação e marketing
A embalagem é também uma forma de comunicação. Além de informar sobre o produto (composição, benefícios e modo de uso), ela transmite os valores e a identidade da sua marca em palavras e imagens (às vezes até sem palavras).
Uma embalagem atraente e informativa vai chamar a atenção no ponto de venda, despertar interesse e influenciar a decisão de compra.
Diferenciação no mercado
Uma embalagem inovadora não precisa ser cara, mas deve ser criativa e reflitir a personalidade da marca para gerar uma boa experiência para o consumidor e abrir portas para novos mercados.
Por mais simples que seja o produto, por menor que seja o custo, ao desenvolver a embalagem do seu produto, considere estes fatores:
- Público-alvo: compreender as necessidades, desejos e hábitos de consumo do seu público-alvo é fundamental para criar uma embalagem que seja relevante e atraente para ele.
- Funcionalidade: a embalagem deve ser fácil de abrir, armazenar e usar, além de garantir a proteção adequada do produto durante todo o seu ciclo de vida.
- Design: um design atrativo e coerente com a identidade da sua marca é essencial para se destacar no mercado e despertar o interesse do consumidor.
- Sustentabilidade: a utilização de materiais reciclados e biodegradáveis, se possível, na produção da embalagem demonstra o compromisso da empresa com o meio ambiente e pode ser um diferencial importante para o público-alvo.
- Custos: é importante encontrar um equilíbrio entre os custos da embalagem e o valor que ela agrega ao seu produto. É possível gerar muito impacto na comunicação e na experiência do consumidor, mesmo com baixo investimento. Vale a pena realizar diferentes cotações e pensar em mais de uma opção. Lembre-se que o valor das embalagens e do frete fazem parte de cálculo de custo e de despesas.
Experiência sensorial
A experiência sensorial da embalagem pode impactar diretamente a fidelização do cliente, especialmente quando se trata de compras online.
É necessário que a embalagem seja bonita e agradável. Algumas marcas utilizam aromas e essências customizadas dentro das embalagens, principalmente nas lojas online. É uma forma de gerar uma experiência diferenciada ao receber o produto.
Até mesmo um bilhete escrito à mão pode gerar uma conexão emocional. São pequenos detalhes que podem gerar simpatia por parte do cliente. Faça o pacote ser parte da experiência.
Com planejamento, criatividade e foco em seu público-alvo, você pode transformar a embalagem do seu produto em uma poderosa ferramenta de sucesso para o seu negócio.
Detalhes que fazem o todo
- Aposte na simplicidade. Informações demais atrapalham o entendimento e podem prejudicar a embalagem. Procure também manter o pacote o mais leve possível.
- Seja honesto. As pessoas que compram seu produto querem saber exatamente o que estão adquirindo. Por isso, não tente disfarçar pontos fracos ou omitir informações.
- Sustentabilidade também é um valor. Fazer um pacote com muitos itens não recicláveis pode demonstrar para seu consumidor que você não se importa com o meio ambiente. E se você conseguir fazer uma embalagem que possa ser utilizada para outra coisa mais tarde, será uma ótima ideia.
- Priorize a autenticidade. Procure criar uma embalagem tenha a cara da sua empresa, que é só dela, e assim você estará no caminho certo.
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraInfelizmente não encontramos sua empresa em nossa base. Gostaria de cadastrá-la?
Conteúdo relacionado
Fortalecer a sua marca não custa caro
Construir uma marca forte leva tempo e esforço. Seja consistente, paciente e persistente em suas ações. Com criatividade e dedicação, você poderá fortalecer sua marca e alcançar o sucesso. Baixe o ebook e saiba como utilizar essas ferramentas.
October, 2024
Você já pensou em criar infoprodutos?
Infoproduto é um produto digital que transmite conhecimento, informação ou experiência. Ele é criado para resolver problemas, educar, entreter ou gerar engajamento em um público específico. Saiba que se você domina muito bem um assunto, você também pode criar o seu. Baixe o ebook e entenda o processo.
October, 2024
Edital – Seleção para Participação WEB SUMMIT LISBOA 2024
Edital – Seleção para Participação WEB SUMMIT LISBOA 2024 Junte-se ao Sebrae Amazonas na missão empresarial internacional para o Web Summit Lisboa 2024, o maior e mais influente evento de tecnologia, inovação e empreendedorismo CHAMADA PÚBLICA Nº 001/2024/USIM/SEBRAE AM SELEÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO MISSÃO TÉCNICA EMPRESARIAL INTERNACIONAL WEB SUMMIT LISBOA 2024 Venha para o evento que está revolucionando o mundo da tecnologia, inovação e empreendedorismo. Participe do Web Summit Lisboa e mergulhe em um dos hubs de inovação com mais destaques no mundo e tenha uma experiência inspiradora que conecta líderes visionários, startups promissoras e mentes brilhantes de todo o planeta. A missão Web Summit Lisboa, uma realização do Sebrae Amazonas, irá selecionar 06 empresas amazonenses. As empresas selecionadas terão a oportunidade de se conectar com atores relevantes do cenário de inovação, criando parcerias estratégicas, prospectando e aprendendo com os experientes. A imersão ao ecossistema de inovação português será uma chance de expandir horizontes e adquirir novas perspectivas sobre o mundo dos negócios. O edital é exclusivo para empresas do Amazonas.
September, 2024
Precificação de serviços: deixe o ChatGPT te ajudar
Utilizar comandos bem elaborados ajuda a inteligência artificial a melhorar o seu negócio. O importante é fazer testes e tentar especificar o máximo possível as informações relacionadas aos seus serviços. Baixe o ebook para entender o processo.
September, 2024
Inovação e sustentabilidade em embalagens
A marca que utiliza embalagens sustentáveis atrai simpatia, valoriza o meio ambiente, promove a economia circular e incentiva práticas mais conscientes por parte de empresas e consumidores. É bom para o negócio. Baixe o ebook e entenda por que a gestão da empresa precisa estar atenta à mentalidade ESG e atuar baseada nos princípios da sustentabilidade e responsabilidade social.
August, 2024
Agentes Locais de Inovação (ALI)
Agentes Locais de Inovação do Programa ALI são bolsistas que visitam as empresas e oferecem respostas às demandas do negócio. Essas mudanças auxiliam no crescimento da empresa: Melhorando produtos e processos; Propondo ações de inovação nas empresas de micro e pequeno porte; Identificando novos nichos de mercado para seus produtos e serviços. Conheça os Agentes Locais de Inovação do Amazonas:
August, 2024
Sebraetec - Edital de Credenciamento 01/2020
O que é o Produto Sebraetec? Consiste num Portfólio de consultorias especializadas em 04 áreas de Conhecimento: Produção e Qualidade , Sustentabilidade, Design e Desenvolvimento Tecnológico Objetivo: O Sebraetec tem por objetivo garantir ao seu público-alvo o acesso a serviços tecnológicos para inovação, promovendo a melhoria de processos, produtos e serviços ou a introdução de inovações nas empresas e mercados. Onde consulto as soluções do Portfólio Sebraetec? www.datasebrae.com.br/sebraetec clicar em Fichas Técnicas e seleciona o estado: Amazonas. Diferencial do Produto: Toda consultoria SEBRAETEC tem subsídio de 70% ou seja o cliente somente paga 30% do valor do orçamento da consultoria. Condições: Cliente tem que ser formalizado, com carteira válida no momento do atendimento. Como faço para ter acesso? O cliente pode procurar um dos nossos analistas em nossos Escritórios Regionais e Sede para falar de sua necessidade.
July, 2024
Ferramentas de inteligência artificial para o MEI
Já faz tempo que estamos acostumados com a inteligência artificial, presente no Netflix, no Spotify e na Amazon. E também no Waze, no Google Maps, no Gmail, no Google Tradutor e nos jogos, só para citar alguns exemplos. No entanto uma mudança maior ainda ocorreu em novembro de 2022, com o lançamento do ChatGPT, logo seguido por centenas de ferramentas que estão no mercado. Todo esse movimento é ótima notícia para o MEI, aquela pessoa que muitas vezes trabalha sozinha e precisa de ajuda para quase tudo. É preciso aperfeiçoar o modelo de negócio, cuidar do atendimento, criar textos, design, entre tantas outras atividades. Para modelar o negócio, o MEI tem o Sebrae Canvas, uma ferramenta online gratuita para construir o seu plano de negócios, compartilhar com outras pessoas e construir do seu jeito. Com o negócio rodando vêm as muitas responsabilidades, como atender bem o cliente, fazer a divulgação da empresa, receber pedidos e muitas outras coisas que você conhece bem. O tempo é escasso, mas agora o MEI tem ferramentas de inteligência artificial que ajudam bastante no dia a dia. A primeira é o WhatsApp Business, muito mais completo do que o WhatsApp para pessoa física. Empresas e o MEI podem usar para colocar informações sobre seu negócio, endereço, site, o horário de funcionamento, mensagens de automação para o seu cliente, imagens dos produtos, alertas para quando o seu atendimento estiver offline e respostas rápidas para as dúvidas do seu cliente. Bom demais. Outra ferramenta é a LuzIA, para WhatsApp e Telegram. Para usar, salve o número +55 11 97255-3036 na agenda ou acesse o site soyluzia.com. Inicie uma conversa e peça o que deseja – a LuzIA transforma mensagens de voz em texto, traduz, cria imagens, ajuda a planejar tarefas, e muito mais. Outras ferramentas automatizam o processo de atendimento. Uma delas é o Manychat, que reponde no WhatsApp, Messenger e Instagram. O seu cliente faz uma pergunta em um desses canais e é respondido automaticamente. Depois você pode recuperar esta oportunidade de venda facilmente, sem investir em campanhas de redirecionamento. Excelente para quem tem muito movimento nos canais de atendimento. E o design, como fica? Existem boas ferramentas que ajudam neste processo, como o Canva, que tem milhares de modelos de design que você pode utilizar. Use para criar a sua logomarca, posts para redes sociais, apresentações, criar o seu site, vídeos. Não deixe de conferir. E existe também a versão paga do GPT, o GPT-4o. Custa 20 dólares por mês, mas pode valer muito o investimento pelos recursos que oferece. Na versão 4, você pode anexar arquivos para, por exemplo, pedir para o GPT analisar um contrato e resumir os principais pontos de atenção. Fora o acesso a inúmeros plugins que funcionam como aplicativos dentro do GPT para as mais diversas ações. Um monte de robozinhos trabalhando para você. No GPT você tem acesso à ferramenta DALL-E para criar imagens. Para usar o DALL-E, acesse o portal Labs da OpenAI e entre na sua conta. Na página inicial do sistema, descreva bem a imagem que deseja, clique em “Generate” e o sistema vai mostrar algumas opções de imagem para você escolher qual usar. Se não gostar, tente de novo. É muito importante saber fazer o seu pedido ou a sua pergunta (o prompt). Seja específico e confira as respostas, pois muitas vezes acontecem imprecisões. Não se intimide para começar a usar as ferramentas. Experimente, pesquise, ache um problema que você precisa resolver na sua empresa e tente resolver com o auxílio da inteligência artificial. E conte como Sebrae no que precisar!
July, 2024
Use ferramentas de IA para transcrever suas reuniões
Suas reuniões no Zoom, Google Meet e Teams feitas com clientes, parceiros e colaboradores podem ter resumos, ficar salvas e muito mais. É um grande ganho em produtividade. Veja como fazer.
June, 2024
NEXT SEBRAE
Tem um projeto de game em andamento? Participe! Com a proposta de auxiliar empreendedores que atuam na área de desenvolvimento de jogos eletrônicos do Amazonas a melhorarem seus projetos e saber como acessar mercado e conquistar investimentos, o Sebrae-AM lança o programa NEXT, uma iniciativa gratuita voltada para empreendedores do Estado do Amazonas que tenham algum jogo finalizado ou em finalização. São 40 vagas disponíveis. A iniciativa é oferecida pela Unidade de Soluções de Inovação e Mercado do Sebrae/AM. Desenvolvido em parceria com a consultoria especializada Indie Hero, o NEXT Sebrae visa a fomentar o ecossistema de jogos digitais do Amazonas, por meio de ações de capacitações exclusivas com foco em negócios. Os treinamentos com super especialistas nacionais e acessos à oportunidades de mercado fazem parte de uma série de ações que o NEXT Sebrae vai oferecer este ano para fomentar o setor de games no Amazonas. O objetivo é apoiar desenvolvedores e negócios de jogos digitais nas suas principais dores, além de levá-los para eventos e conectá-los com os principais atores apoiadores do setor. Os participantes escolhidos terão 3 meses de treinamentos online com especialistas, participarão de bate-papo com empreendedores, receberão mentorias especializadas em desenvolvimento de produto, além de terem a oportunidade de participação em eventos de mercado para divulgarem seus produtos.
June, 2024
Diversidade nos negócios impulsiona inovação e crescimento
Quando as empresas reconhecem e valorizam essa diversidade em suas equipes e em suas práticas comerciais, elas colhem uma série de benefícios. A diversidade é tema importante para o empresário tomar conhecimento e investir em seu negócio. Entenda um pouco mais sobre o assunto. Baixe o ebook
May, 2024
Missão Sebrae Amazonas na Gamescom 2024
A gamescom, o maior evento de jogos do mundo, está prestes a desembarcar na América Latina. Marcada para ocorrer de 26 a 30 de junho, a gamescom latam vai agitar São Paulo, proporcionando uma experiência única para os amantes de jogos e para quem atua na indústria de entretenimento digital no Brasil, na América Latina e além. O Sebrae Amazonas vai estar presente, com uma missão especial. Se tem interesse em participar e comprar o pacote, registre-se aqui. *Atenção: Atividade apenas para participantes que estão no Amazonas.