Em um mercado cheio de produtos similares, a embalagem é o diferencial que faz com que o seu produto se destaque da concorrência.
Certamente você já sabe que a embalagem de seu produto não é apenas um invólucro. Muito mais do que um embrulho, ela é uma ferramenta capaz de impulsionar vendas, construir uma marca forte e realçar o produto no mercado competitivo de hoje.
Uma embalagem bem pensada e desenvolvida irá beneficiar seu negócio de várias formas.
Acredita-se que a embalagem de produtos impacta quase 100% das decisões de compra. Os consumidores avaliam as embalagens pela capacidade de proteger o item, pelas informações trazidas e a facilidade de abertura ou fechamento. E também levam em consideração o equilíbrio entre estética e funcionalidade.
O que a sua embalagem deve ter
Pelo lado prático, a embalagem protege o produto, identifica a procedência, as matérias-primas utilizadas e traz informações técnicas sobre o produto.
Mas ela também atende necessidades específicas do mercado. Enquanto nas vendas no atacado é preciso priorizar o acondicionamento para que o produto chegue em perfeitas condições ao lojista, no varejo é importante pensar no design.
A embalagem deve incorporar valor ao produto e promovê-lo. Por isso, ao planejar as embalagens, dedique o mesmo empenho dispensado à criação dos produtos, buscando soluções criativas.
Se for o caso, faça uso de embalagem ecológica ou sustentável, por exemplo, ou crie sua própria linha a partir de sobras do material utilizado na produção do artesanato. Isso pode fazer da embalagem a verdadeira “alma” do produto.
Ao planejar uma embalagem, considere alguns aspectos importantes:
Proteção
A função primordial da embalagem é garantir a segurança e a qualidade do seu produto durante todo o seu ciclo de vida, desde o transporte e armazenamento até o uso final pelo consumidor.
Ela protege contra danos físicos, como quedas e amassados, contaminações por agentes externos, como poeira e umidade, e alterações de temperatura, que podem comprometer a qualidade do produto.
Nas vendas online é importante manter a segurança dos produtos.Coloque almofadas de ar, fitas adesivas e tudo o que for necessário para garantir um transporte sem danos.
Comunicação e marketing
A embalagem é também uma forma de comunicação. Além de informar sobre o produto (composição, benefícios e modo de uso), ela transmite os valores e a identidade da sua marca em palavras e imagens (às vezes até sem palavras).
Uma embalagem atraente e informativa vai chamar a atenção no ponto de venda, despertar interesse e influenciar a decisão de compra.
Diferenciação no mercado
Uma embalagem inovadora não precisa ser cara, mas deve ser criativa e reflitir a personalidade da marca para gerar uma boa experiência para o consumidor e abrir portas para novos mercados.
Por mais simples que seja o produto, por menor que seja o custo, ao desenvolver a embalagem do seu produto, considere estes fatores:
- Público-alvo: compreender as necessidades, desejos e hábitos de consumo do seu público-alvo é fundamental para criar uma embalagem que seja relevante e atraente para ele.
- Funcionalidade: a embalagem deve ser fácil de abrir, armazenar e usar, além de garantir a proteção adequada do produto durante todo o seu ciclo de vida.
- Design: um design atrativo e coerente com a identidade da sua marca é essencial para se destacar no mercado e despertar o interesse do consumidor.
- Sustentabilidade: a utilização de materiais reciclados e biodegradáveis, se possível, na produção da embalagem demonstra o compromisso da empresa com o meio ambiente e pode ser um diferencial importante para o público-alvo.
- Custos: é importante encontrar um equilíbrio entre os custos da embalagem e o valor que ela agrega ao seu produto. É possível gerar muito impacto na comunicação e na experiência do consumidor, mesmo com baixo investimento. Vale a pena realizar diferentes cotações e pensar em mais de uma opção. Lembre-se que o valor das embalagens e do frete fazem parte de cálculo de custo e de despesas.
Experiência sensorial
A experiência sensorial da embalagem pode impactar diretamente a fidelização do cliente, especialmente quando se trata de compras online.
É necessário que a embalagem seja bonita e agradável. Algumas marcas utilizam aromas e essências customizadas dentro das embalagens, principalmente nas lojas online. É uma forma de gerar uma experiência diferenciada ao receber o produto.
Até mesmo um bilhete escrito à mão pode gerar uma conexão emocional. São pequenos detalhes que podem gerar simpatia por parte do cliente. Faça o pacote ser parte da experiência.
Com planejamento, criatividade e foco em seu público-alvo, você pode transformar a embalagem do seu produto em uma poderosa ferramenta de sucesso para o seu negócio.
Detalhes que fazem o todo
- Aposte na simplicidade. Informações demais atrapalham o entendimento e podem prejudicar a embalagem. Procure também manter o pacote o mais leve possível.
- Seja honesto. As pessoas que compram seu produto querem saber exatamente o que estão adquirindo. Por isso, não tente disfarçar pontos fracos ou omitir informações.
- Sustentabilidade também é um valor. Fazer um pacote com muitos itens não recicláveis pode demonstrar para seu consumidor que você não se importa com o meio ambiente. E se você conseguir fazer uma embalagem que possa ser utilizada para outra coisa mais tarde, será uma ótima ideia.
- Priorize a autenticidade. Procure criar uma embalagem tenha a cara da sua empresa, que é só dela, e assim você estará no caminho certo.
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