O empreendedor que decide atuar como franqueado tem muitas chances de sucesso, mas precisa ter capital e conhecer bem o mercado onde irá atuar.
Uma grande parte de empreendedores é formada por aposentados. Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae com este público, a maioria escolhe o comércio (quase 60%) e em seguida os serviços, com cerca de 30%.
Nestes segmentos, as franquias estão entre as principais escolhas dos aposentados, que podem ter o capital inicial já acumulado e boa experiência em gestão e relacionamento de mercado.
Ser um franqueado é uma boa estratégia de mercado para quem deseja iniciar um novo projeto já com bases mais consolidadas, operações testadas e certo reconhecimento pelo público-alvo.
É um bom negócio, mas depende de vários fatores. A franquia é um modelo empresarial onde o franqueado adquire uma licença de uso de um negócio com marca, know-how, estruturas, rotinas e produtos e serviços desenvolvidos por um franqueador.
Pense em um shopping center e repare que grande parte das lojas são franquias, desde os serviços de alimentação às perfumarias, sapatarias, óticas e vestuário.
Um bom meio de decidir se uma franquia é a melhor opção de negócio é observar suas vantagens e desvantagens. Obviamente muitas questões são variáveis, como ponto (onde se instala a franquia), valor de aluguel, público adequado, capital disponível para iniciar e a afinidade do empreendedor com o negócio. É importante pesquisar bastante antes de decidir.
Quem planeja abrir um negócio nesse modelo conta com a expertise do franqueador, um plano de negócios estruturado e um planejamento mais assertivo.
Vantagens
· Trabalhar com uma marca consolidada no mercado.
· Investir em um modelo padronizado e estruturado.
· Contar com suporte e treinamento técnico da franqueadora.
· Adquirir know-how através da franqueadora.
· Ter facilidade na gestão do negócio.
· Contar com fornecedores já cadastrados para as compras.
· Contar com divulgação e marketing feitos pela franqueadora.
Desvantagens
Entre o que seriam desvantagens estão a falta de autonomia na gestão do negócio, já que o franqueado deverá seguir as diretrizes da franqueadora.
A gestão padronizada pode ser limitadora para o franqueado, no entanto tem a vantagem de simplificar a gestão, que fica voltada para os processos de vendas, para o refinamento de um excelente atendimento, para a captação de clientes e os controles de qualidade – e assim melhorar a produtividade da unidade.
A desvantagem mais importante é o valor da taxa pela utilização da marca. Sem o capital necessário não será possível optar por este modelo.
Para se tornar um franqueado, o primeiro passo é conhecer o seu perfil de negócio e verificar as franquias disponíveis no mercado que atendem a esse perfil.
A segunda questão e analisar a praça de distribuição e verificar qual das opções é mais inteligente para que você tenha um negócio de sucesso.
Que tipo de serviços falta no local onde deseja abrir sua franquia. Há concorrentes? Têm força essas marcas concorrentes? Há demanda para esse serviço nessa praça? Quanto é preciso investir na abertura da franquia?
Prefira marcas que estão em alta no mercado. Pesquise se a ABF – Associação Brasileira de Franchising disponibiliza pesquisas periódicas com indicadores para as melhores opções de franquias.
Existem vantagens e desvantagens no sistema de franquias, então vale a pena pesquisar e avaliar se essa é a melhor opção para você.
Conheça os benefícios e como abrir uma franquia https://sebraema.com/franquia-conheca-os-beneficios-e-como-abrir-uma/
Saiba mais sobre franquias em Ideias de Negócio
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