Não basta apenas gerenciar os negócios – o sucesso empresarial depende muito de comportamento e atitude.
Jornada MEI
· Atualizado em 12/06/2024Você conhece o Empretec? É um seminário (muito mais do que um curso) feito para desenvolver as mudanças de comportamento que levam o empreendedor ao sucesso. É a sua grande oportunidade para revisar conceitos e atitudes e prepará-lo para o mercado e para a vida.
O Empretec é um dos produtos mais importantes oferecidos pelo Sebrae. A metodologia foi desenvolvida pela ONU (Organização das Nações Unidas) e é aplicada em dezenas de países para trabalhar as características de comportamento que levam o empreendedor a identificar novas oportunidades de negócios.
A história do Empretec no Brasil é longa. Vem desde 1993 aplicada pelo Sebrae e forma cerca de 10 mil participantes por ano. A maior parte destas empresas logo alcança um aumento no faturamento mensal. O desempenho empresarial melhora, a segurança na tomada de decisões é fortalecida e a visão de oportunidades é despertada.
No seminário, o participante estuda as dez características essenciais do comportamento empreendedor e as vivencia em atividades, fundamentadas a partir de pesquisas que apontam como um empreendedor de sucesso se comporta.
1. Iniciativa e busca de oportunidades
É a capacidade de se antecipar aos fatos e criar oportunidades de negócios com novos produtos e serviços. Vivemos momentos de crise com fortes mudanças e precisamos nos adaptar a uma nova realidade. Repense seu produto ou serviço, aja com proatividade e identifique oportunidades que estão surgindo.
2. Persistência
Fundamental para alcançar objetivos e enfrentar obstáculos para alcançar o sucesso. Posicione a empresa diante do novo cenário. Não desista diante de obstáculos. Não fique pulando de galho em galho; reavalie, insista ou mude seus planos se for preciso.
3. Correr riscos calculados
É a disposição de assumir desafios e responder por eles. Conheça os seus custos, identifique os riscos e transforme oportunidades em negócios. No mundo dos negócios é importante ter ousadia. Tenha disposição para assumir desafios, mas não se esqueça de planejar antes de arriscar, pois suas apostas nunca podem comprometer a saúde financeira da empresa.
4. Exigência de qualidade e eficiência
Tenha disposição e inclinação para fazer sempre mais e melhor. Melhore continuamente seu negócio ou seus produtos. Satisfaça e exceda as expectativas dos clientes. Cuide do bem-estar de sua equipe e clientes e crie procedimentos para cumprir prazos e padrões de qualidade.
5. Comprometimento
Envolve sacrifício pessoal, colaboração com os funcionários e esmero com os clientes. Puxe para você a responsabilidade sobre sucesso e fracasso. Atue em conjunto com a sua equipe para atingir os resultados. O relacionamento com os clientes é mais importante do que as necessidades de curto prazo.
6. Busca de informações
Estamos diante de novos cenários de negócios. Busque a atualização constante de conhecimento sobre clientes, fornecedores, concorrentes e sobre o próprio negócio. Não delegue totalmente – envolva-se pessoalmente na avaliação do seu mercado, procure cursos e profissionais que são referência na sua área e estude muito.
7. Estabelecimento de metas
Mantenha o equilíbrio diante de um novo desafio. É essencial fixar objetivos claros para o seu negócio, no curto prazo e no longo prazo. Com metas consistentes, a empresa sabe para onde caminhar e dá passos muito mais sólidos rumo ao sucesso. Crie objetivos desafiantes e importantes para si mesmo. Mantenha o que estava certo e avalie novas estratégias.
8. Planejamento e monitoramento sistemáticos
Organize as tarefas de maneira objetiva, com prazos definidos, a fim de medir e avaliar os resultados. É muito importante saber tudo o que acontece na empresa, do caixa até a saída dos produtos. Ter o controle total é vital para manter o negócio saudável. Seja por meio de relatórios, questionários ou qualquer outro método, o importante é saber como seu empreendimento está funcionando.
9. Persuasão e rede de contatos
É o poder de convencimento e relacionamento com parceiros e colaboradores. Crie estratégias para conseguir apoio para seus projetos, obtenha apoio de pessoas chave para seus objetivos, desenvolva redes de contatos e construa bons relacionamentos. Busque contato com novos fornecedores e pessoas de outros segmentos, que são fontes de ideias para seu negócio.
10. Independência e autoconfiança
Desenvolva a autonomia para agir e mantenha sempre a confiança no sucesso. Independência não é fazer tudo sozinho; é ter a liberdade de escolher os caminhos da empresa. Confie em suas próprias opiniões, seja otimista e determinado, mesmo diante da oposição. Transmita confiança na sua capacidade.
- Procure o Sebrae ou ligue no 0800 570 0800 e inscreva-se para a seleção.
- Agende uma entrevista. As perguntas são sobre situações do seu cotidiano. Não é de caráter psicológico, é sigilosa, faz parte da metodologia do seminário e serve para identificar o perfil empreendedor do candidato.
- Após a entrevista, você será informado pelo entrevistador se está apto ou não a participar do seminário. Em seguida poderá se matricular para o Empretec mediante o pagamento de uma taxa.
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