Não basta apenas gerenciar os negócios – o sucesso empresarial depende muito de comportamento e atitude.
Você conhece o Empretec? É um seminário (muito mais do que um curso) feito para desenvolver as mudanças de comportamento que levam o empreendedor ao sucesso. É a sua grande oportunidade para revisar conceitos e atitudes e prepará-lo para o mercado e para a vida.
O Empretec é um dos produtos mais importantes oferecidos pelo Sebrae. A metodologia foi desenvolvida pela ONU (Organização das Nações Unidas) e é aplicada em dezenas de países para trabalhar as características de comportamento que levam o empreendedor a identificar novas oportunidades de negócios.
A história do Empretec no Brasil é longa. Vem desde 1993 aplicada pelo Sebrae e forma cerca de 10 mil participantes por ano. A maior parte destas empresas logo alcança um aumento no faturamento mensal. O desempenho empresarial melhora, a segurança na tomada de decisões é fortalecida e a visão de oportunidades é despertada.
No seminário, o participante estuda as dez características essenciais do comportamento empreendedor e as vivencia em atividades, fundamentadas a partir de pesquisas que apontam como um empreendedor de sucesso se comporta.
1. Iniciativa e busca de oportunidades
É a capacidade de se antecipar aos fatos e criar oportunidades de negócios com novos produtos e serviços. Vivemos momentos de crise com fortes mudanças e precisamos nos adaptar a uma nova realidade. Repense seu produto ou serviço, aja com proatividade e identifique oportunidades que estão surgindo.
2. Persistência
Fundamental para alcançar objetivos e enfrentar obstáculos para alcançar o sucesso. Posicione a empresa diante do novo cenário. Não desista diante de obstáculos. Não fique pulando de galho em galho; reavalie, insista ou mude seus planos se for preciso.
3. Correr riscos calculados
É a disposição de assumir desafios e responder por eles. Conheça os seus custos, identifique os riscos e transforme oportunidades em negócios. No mundo dos negócios é importante ter ousadia. Tenha disposição para assumir desafios, mas não se esqueça de planejar antes de arriscar, pois suas apostas nunca podem comprometer a saúde financeira da empresa.
4. Exigência de qualidade e eficiência
Tenha disposição e inclinação para fazer sempre mais e melhor. Melhore continuamente seu negócio ou seus produtos. Satisfaça e exceda as expectativas dos clientes. Cuide do bem-estar de sua equipe e clientes e crie procedimentos para cumprir prazos e padrões de qualidade.
5. Comprometimento
Envolve sacrifício pessoal, colaboração com os funcionários e esmero com os clientes. Puxe para você a responsabilidade sobre sucesso e fracasso. Atue em conjunto com a sua equipe para atingir os resultados. O relacionamento com os clientes é mais importante do que as necessidades de curto prazo.
6. Busca de informações
Estamos diante de novos cenários de negócios. Busque a atualização constante de conhecimento sobre clientes, fornecedores, concorrentes e sobre o próprio negócio. Não delegue totalmente – envolva-se pessoalmente na avaliação do seu mercado, procure cursos e profissionais que são referência na sua área e estude muito.
7. Estabelecimento de metas
Mantenha o equilíbrio diante de um novo desafio. É essencial fixar objetivos claros para o seu negócio, no curto prazo e no longo prazo. Com metas consistentes, a empresa sabe para onde caminhar e dá passos muito mais sólidos rumo ao sucesso. Crie objetivos desafiantes e importantes para si mesmo. Mantenha o que estava certo e avalie novas estratégias.
8. Planejamento e monitoramento sistemáticos
Organize as tarefas de maneira objetiva, com prazos definidos, a fim de medir e avaliar os resultados. É muito importante saber tudo o que acontece na empresa, do caixa até a saída dos produtos. Ter o controle total é vital para manter o negócio saudável. Seja por meio de relatórios, questionários ou qualquer outro método, o importante é saber como seu empreendimento está funcionando.
9. Persuasão e rede de contatos
É o poder de convencimento e relacionamento com parceiros e colaboradores. Crie estratégias para conseguir apoio para seus projetos, obtenha apoio de pessoas chave para seus objetivos, desenvolva redes de contatos e construa bons relacionamentos. Busque contato com novos fornecedores e pessoas de outros segmentos, que são fontes de ideias para seu negócio.
10. Independência e autoconfiança
Desenvolva a autonomia para agir e mantenha sempre a confiança no sucesso. Independência não é fazer tudo sozinho; é ter a liberdade de escolher os caminhos da empresa. Confie em suas próprias opiniões, seja otimista e determinado, mesmo diante da oposição. Transmita confiança na sua capacidade.
- Procure o Sebrae ou ligue no 0800 570 0800 e inscreva-se para a seleção.
- Agende uma entrevista. As perguntas são sobre situações do seu cotidiano. Não é de caráter psicológico, é sigilosa, faz parte da metodologia do seminário e serve para identificar o perfil empreendedor do candidato.
- Após a entrevista, você será informado pelo entrevistador se está apto ou não a participar do seminário. Em seguida poderá se matricular para o Empretec mediante o pagamento de uma taxa.
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraInfelizmente não encontramos sua empresa em nossa base. Gostaria de cadastrá-la?
Conteúdo relacionado
Feira do Empreendedor Sebrae 2024 - AM
Com enorme satisfação que anunciamos a realização da FEIRA DO EMPREENDEDOR, no período de 19 a 21 de setembro de 2024, no Clube do Trabalhador, com o tema “Conectando a Amazônia ao Futuro – Negócios Sustentáveis & Inovação”. Após uma década, a Feira volta a desembarcar no Amazonas para mais uma edição, numa incrível jornada de inovação, sustentabilidade, geração de negócios e conhecimentos aos empreendedores, com oportunidades para 100 expositores, mais de 80 soluções em empreendedorismo com palestrantes especialistas locais e nacionais, realização de rodadas de negócios e a recepção de caravanas empresariais da região norte e da Amazônia legal para conexões e networking. A Feira do Empreendedor é realizada há mais de 30 anos pelo SEBRAE em todo o Brasil, se tornando referência em evento de empreendedorismo, oferecendo uma experiência inigualável aos visitantes, conectando-os ao futuro dos negócios e com sólido alinhamento a 11 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O evento escolhe novamente o Amazonas para desembarcar em 2024 pelos avanços da atividade empreendedora no estado, que conta com mais de 200 mil empresas formais, impulsionadas pelo Polo Industrial de Manaus, pelo agronegócio, pelo turismo e pelos ecossistemas de inovação locais. Impactos da última edição em 2014 Projeções para 2024 Eixos Diante da grande oportunidade e visibilidade que a Feira do Empreendedor 2024 irá proporcionar, convidamos você para fazer parte deste megaevento. Faça sua pré- inscrição aqui
Maio, 2024
Empreendimentos que priorizam a diversidade
Promover a diversidade nos negócios ainda é pauta nova para o empresário brasileiro. No entanto, várias iniciativas já começam a surgir e se consolidar como caminho para as empresas encontrarem vantagem competitiva. Saiba mais sobre esses empreendimentos no ebook.
Maio, 2024
As habilidades especiais do empreendedorismo feminino
Imagine duas empresas quaisquer, uma dirigida por um homem e outra por uma mulher. A empresa dirigida pela mulher empreendedora será mais sólida, pois a liderança feminina aceita a diversidade, a inclusão e a sustentabilidade. Todos nós, homens e mulheres, temos conhecimento e habilidades diferentes. O conhecimento e competência vêm das informações que recebemos ao longo da vida na escola, nos cursos e nas empresas. Temos também as habilidades, que são competências positivas que desenvolvemos e que no trabalho ajudam a inspirar os outros profissionais, resolver problemas da melhor maneira, tomar decisões mais sábias e a ter resistência e proatividade diante das dificuldades. Estas habilidades não técnicas são chamadas de soft skills.
Março, 2024
Dicas para iniciar um negócio em casa
Entre os pontos importantes a se pensar para abrir um negócio em casa, está a escolha da atividade certa para o seu perfil. Deve ser algo que você saiba fazer bem, que você domina e aprecia, pois vai precisar se dedicar para produzir. Na publicação, mostramos de forma rápida e didática um exemplo de negócio que pode ser desenvolvido em casa, inclusive um passo a passo para desenvolver seu plano de negócios. Inspire-se! Baixe o ebook e entenda mais sobre o tema.
Março, 2024
Passo a passo para abrir uma empresa
Para formalizar a sua empresa é preciso definir aspectos técnicos, como natureza jurídica, CNAEs (Classificação Nacional das Atividades Econômicas) e regime tributário. DEPOIS é só organizar os documentos e realizar os registros nos órgãos fiscalizadores, para obter o CNPJ e demais licenças de funcionamento. Siga o passo a passo.
Março, 2024
Vantagens e desafios na gestão das empresas familiares
Empresas familiares desempenham um papel muito importante na economia pelo movimento e empregos que geram. No Brasil, 90% das empresas têm perfil familiar, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As empresas familiares empregam 75% da mão de obra no País e respondem por mais da metade do PIB. Diante deste desempenho tão relevante, preocupa saber que, segundo um estudo do Banco Mundial, apenas 30% das empresas familiares chegam à 3ª geração e só metade disso, ou seja, 15%, sobrevivem à sucessão de três gerações. A gestão nestas empresas apresenta desafios únicos, onde aspectos pessoais e profissionais se entrelaçam. As vantagens inegáveis também geram desafios intricados na organização das empresas familiares.
Março, 2024
Resiliência e diversidade com Yrá Tikuna
Neste mês de março, do Dia Internacional da Mulher (dia 8), honramos e celebramos a força, a determinação e a diversidade das mulheres. Uma voz inspiradora que personifica esses valores é Yrá Tikuna. Mulher indígena, mãe de três meninas e um rapaz, e empreendedora cuja jornada é um testemunho de resiliência, sabedoria ancestral e inovação.
Março, 2024
O que é proposta de valor e por que definir a sua
Você sabe qual é a proposta de valor da sua empresa? O mercado é muito competitivo e oferece opções para seus clientes, por isso é importante que sua empresa saiba se diferenciar da multidão e mostrar o motivo de ser a escolhida entre outras. Definir a proposta de valor de sua empresa é fundamental para o sucesso e a sustentabilidade do negócio. Muitas empresas, principalmente as pequenas, não se preocupam em entender o que é proposta de valor. Simplesmente funcionam e quando têm sucesso esta preocupação fica em segundo plano. Mas se o mercado se tornar retraído para o que oferecem, esta necessidade se impõe. Percebem então que as pessoas se conectam com maior facilidade com outras empresas que demonstram ter um produto ou serviço melhor para elas. Neste momento a definição de uma proposta de valor é fundamental para a gestão do negócio. Mas o que é proposta de valor? A proposta de valor é a razão que a empresa possui para existir. É o motivo que a faz ser escolhida entre concorrentes e também a razão para cobrar o seu preço. Em outras palavras, a proposta de valor é a promessa do que será entregue ao cliente. Se a sua empresa não consegue de alguma forma transmitir valor aos clientes, como eles vão poder valorizar o que você oferece? Se você não consegue fazer os clientes perceberem que devem escolher a sua empresa e pagar o que você cobra, eles não vão fazer esta escolha. Quando isso acontece, as empresas chegam a reduzir o preço constantemente para atrair os clientes, o que não é nada saudável ao longo do tempo. Por que a sua alternativa é melhor do que as outras? A proposta de valor (pode ser mais de uma) varia de negócio para negócio. O importante é passar a ideia de valor de uma forma simples e fácil de entender. A proposta deve conter o problema, a solução e o diferencial. Vamos usar um exemplo bem conhecido, o Airbnb, em comparação a um hotel comum. As duas opções de hospedagem têm as suas vantagens. O diferencial pode estar na experiência de viagem e também no preço. Nas estadias mais longas com sua família, o Airbnb poderá ser a melhor escolha, dependendo do destino e de vários outros fatores. Motivos para definir a proposta de valor Definir a proposta de valor traz várias vantagens para a empresa: 1. Diferenciação no mercado 2. Orientação estratégica 3. Compreensão do cliente 4. Precificação adequada 5. Comunicação eficaz 6. Cultura organizacional Como transmitir sua proposta de valor ao cliente? Sabemos que a proposta de valor não é só preço. Os produtos da Apple não são baratos diante dos concorrentes e mesmo assim são muito vendidos. Mas como a sua empresa pode mostrar a sua proposta de valor? Use o Canvas Crie seu modelo de negócios com o Sebrae Canvas. Use esta ferramenta gratuita, no desktop ou no celular. Basta fazer um cadastro rápido para ter acesso. https://canvas-apps.pr.sebrae.com.br O Sebrae Canvas fornece um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos As ideias representadas nos nove blocos formam a conceituação do seu negócio, ou seja, a forma como você irá operar e gerar valor ao mercado, definindo seus principais fluxos e processos, permitindo uma análise e visualização do seu modelo de atuação no mercado.
Janeiro, 2024
Roadshow - Construindo negócios com a Petrobras
Chegou a vez do Norte do país receber o Encontro com Fornecedores Petrobras. O road show, em parceria com o Sebrae, desembarca em Manaus (AM) no próximo dia 6 de dezembro. Será uma oportunidade para que pequenos negócios da cadeia de óleo, gás e energias renováveis da região conheçam mais sobre as atividades da estatal e como podem se tornar fornecedores da empresa. Iniciativas relacionadas à descarbonização e produção de energia em Urucu serão alguns dos temas do evento, que abordará ainda os programas de financiamento disponíveis para fornecedores, oportunidades e projetos, como fazer negócios com a Petrobras, entre outros assuntos. O road show já passou pelo Nordeste, onde somou aproximadamente 400 participantes nas capitais Recife (PE), Natal (RN) e Salvador (BA). A expectativa é de que o encontro aproxime pequenos fornecedores da Petrobras, aumentando a competitividade desses negócios. “O objetivo é fortalecer o relacionamento com o mercado fornecedor local, apresentar as demandas da Petrobras no Amazonas e desmistificar o modelo de contratação da estatal. Os pequenos negócios da região terão a oportunidade de conhecer as futuras e atuais demandas de bens e serviços, assim como ter acesso ao portfólio de soluções do Sistema Sebrae”, detalha Carlinho Santos, analista de Energia e Economia Sustentável do Sebrae. Para a gerente executiva de Suprimentos da Petrobras, Marina Quinderé, o road show vem cumprindo o seu objetivo de abrir diálogo e firmar um relacionamento colaborativo com a cadeia de fornecedores. “O diálogo e fortalecimento do mercado fornecedor são fundamentais para nossos ativos em operação e projetos futuros. A ideia é avançar cada vez mais nesta aproximação, apresentando as demandas da companhia e identificando oportunidades de negócios que atendam as nossas atividades e ampliem o desenvolvimento dos mercados regionais”, afirma Marina. A gestora de projeto para o segmento de Petróleo, Gás e Energia do Sebrae Amazonas, Noira Auzier, destaca que o evento abre novas possibilidades para os empresários locais. “O Road show será importante para o Norte, pois possibilita que as empresas fornecedoras de bens e serviços e as startups identifiquem as oportunidades e os caminhos de parcerias comerciais e tecnológicas com a Petrobras. Será, sem dúvida, um marco na retomada do segmento e na geração de novos negócios para os amazonenses”, comenta Noira.
Novembro, 2023
Formalização do MEI [Micro Empreendedor Individual]
É um prazer imenso em termos você aqui novamente conosco.Vamos lá! O crescimento de empreendedores no Brasil se tornou considerável no decorrer dos anos e são nesses momentos que acabamos refletindo sobre as facilidades e os meios legais que são necessários para ser um empreendedor formalizado. A categoria de Microempreendedor Individual surgiu como resposta a essas pessoas autônomas e pequenos negócios terem a oportunidade de se inserir na grande disputa por um lugar no grande mercado de vendas.
Novembro, 2023
Chamada para adesão ao programa Cidade Empreendedora
O SEBRAE/AM torna pública a oferta do Programa Cidade Empreendedora 2024, iniciativa que visa a transformação dos municípios conectada com a estratégia de desenvolvimento territorial do Sebrae, que visa direcionar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento socioeconômico local com foco na melhoria do ambiente de negócios, no fomento ao empreendedorismo e na promoção da competitividade empresarial com ações nos eixos temáticos Gestão Municipal, Desburocratização, Compras Públicas, Inovação e Sustentabilidade, Lideranças Locais, Sala do Empreendedor, Empreendedorismo na Escola, Cooperativismo e Crédito, Marketing Territorial e Setores Econômicos, bem como a Inclusão Produtiva com atividades voltadas para fortalecer os empreendedores, os negócios e a economia local. Critérios de Participação O Programa tem abrangência limitada ao orçamento do SEBRAE/AM, sendo possível contemplar municípios para o Ciclo 2024 seguindo os seguintes critérios: 1. Estar entre os 62 municípios do Estado do Amazonas; 2. Ter aderência aos eixos temáticos trabalhados no Programa; 3. Preencher todos os itens do Formulário de inscrição e manifestação de interesse (Anexo I). Investimento Aos municípios interessados na atuação do SEBRAE/AM para implantação de políticas de desenvolvimento econômico, com foco nos pequenos negócios, será firmado um CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS com valores calculados a partir das necessidades verificadas pela gestão municipal em conjunto com o SEBRAE/AM, com investimento mínimo de R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais), conforme acordado entre as partes. Prazo para inscrição: 20/11 a 20/12/2023 Para as Prefeituras interessadas em se inscrever e/ou saber mais sobre a metodologia, eixos estratégicos, soluções aplicadas pelo Programa Cidade Empreendedora, entrar em contato com a Unidade de Empreendedorismo no Interior – UEI, por meio dos contatos: José Antonio Fonseca, e-mail: jose.fonseca@am.sebrae.com.br, telefone (92) 98560-0789 Marcelo José de Souza, e-mail: marcelos@am.sebrae.com.br, telefone (92) 98634-4355.