Dicas de como criear um blog empresarial para desenvolver um canal de comunicação direto com seu público.
Hoje você verá como esse processo pode ser mais simples do que você imaginava.
Primeiro passo:
Faça um estudo específico em outros blogs empresariais. O objetivo dessa etapa é identificar quais aspectos e ferramentas podem ser utilizadas no seu blog e quais você pode aprimorar.
Observe na concorrência, qual linguagem é utilizado, se dão importância à interação com o público.
Segundo passo:
Escolha a melhor ferramenta para a construção do blog. Existem diversas plataformas na internet gratuitas e de fácil manejo, ex: Wordpress, Tumblr, Blogger, etc.
Uma das principais formas de uma empresa ficar disponível para todo esse enorme público é tendo o blog empresarial na internet. Nele, você apresentará a empresa, seus produtos e serviços.
É uma estratégia para atingir seu público de interesse em que o seu negócio poderá ser conhecido e acessado por qualquer pessoa.
- Use o blog empresarial, visando sempre manter um bom relacionamento com o público-alvo.
- Construa um diálogo com caráter informal isso lhe permitirá um nível quase pessoal de relacionamento com seu cliente.
- Por meio do blog será possível desenvolver um canal de comunicação direta com esse público, com o blog no ar é muito importante atualizá-lo com frequência, com conteúdo objetivo e relevante para o cliente.
- Deixe clara a funcionalidade do blog e o que seu empreendimento é!
- Coloque a logo da empresa de forma destacada na página;
- Mostre com clareza as informações de contato básicas (e-mail, número de telefone e endereço);
- Explique a atuação da empresa no mercado.
Agora vamos para fase de planejamento para criar seu blog empresarial;
Público-Alvo:
Provavelmente você já tem um planejamento de personas. Seu blog deve ser totalmente direcionado para a persona da sua empresa, ou seja, seu cliente ideal, rentável.
Tema/Assunto:
O assunto não deve ser seus produtos, mas sim o seu mercado. Você deve demonstrar autoridade sobre o tema e profissionalismo em todos os textos. Você pode falar dos seus produtos, mas desde que acrescente valor para o conteúdo e ajude o visitante a tomar uma melhor decisão.
Nome do seu blog:
Normalmente você não precisa de um nome para o blog. Ele estará dentro da estrutura do seu site. Algumas empresas usam subdomínios.
Dúvidas que você vai ajudar responder: Você deve entender os problemas que seu cliente passa que os levam a buscar por soluções como a sua. Além disso, você deve entrevistar seu departamento comercial para conseguir inspirações sobre tópicos possível de virarem textos.
Outro ponto importante é ajudar combater objeções que seus clientes têm na hora de comprar. Isso irá facilitar a venda para o time comercial.
Personalidade:
O objetivo final do seu blog é aumentar a autoridade para gerar vendas, então você deve ter uma postura condizente com seu produto. Isso, muitas vezes, tem relação com o valor do seu produto.
Produtos caros tem um perfil de comprador que exige certos requintes.
Por outro lado, produtos baratos dão maior liberdade de linguagem.
Você não precisa ser um robô, mas precisa definir uma personalidade para seus artigos e publicações.
Se você tomou a sábia decisão de criar um blog para seu empreendimento, veja passos que vão leva-lo ao sucesso.
-
Volume de textos: a quantidade de textos publicados pela sua empresa demonstra a autoridade sobre o assunto. Quando mais conteúdo, maior chance de ser encontrado para tópicos relacionados à seus produtos.
-
Frequência de publicação: 2 por semana. Este número pode maior ou menor, de acordo com seu investimento ou necessidade de crescimento e dominação do mercado. Mas tenha em mente que 2 vezes por semana é o número que conseguirá trazer resultados em um tempo razoável.
-
Qualidade dos textos: para que você se torne referência de um mercado, você precisa de conteúdos de qualidade. Lembre-se que existem outras empresas no seu segmento e que provavelmente elas estão escrevendo sobre tópicos relacionados. Então, quem tiver melhor qualidade, vai se destacar.
É isso aí, gostou das ideias do Sebrae Amapá?
Então, use a interação com o consumidor por meio de enquetes, notificação de atualização de conteúdo, links para as redes sociais digitais e tags para categorizar o conteúdo abordado em cada texto.
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Amapá - Sebrae, apoia aos pequenos negócios. Então, confira em nosso Portal outros assuntos que vão ajudar seu negócio a crescer ainda mais.
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Sun Feb 21 13:23:15 BRT 2021
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Tue Mar 10 16:09:33 BRT 2020
Empreendedor: conheça 05 perfis no Instagram pra se inspirar
Empreender é uma missão que nem sempre é fácil. Em alguns momentos você pode se perguntar se está no caminho certo e duvidar de seu potencial. Nessas horas é sempre bom buscar uma alternativa, uma inspiração, uma motivação para seguir firme com o seu projeto. Pensando nisso, listamos aqui profissionais que têm no empreendimento a inspiração necessária para fazer sucesso. 1 - Gil Giardelli Professor na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e fundador da Gaia Creative, Gil Giardelli já atua há 15 anos no ramo do empreendedorismo e compartilha toda sua experiência no Instagram. Cultura digital e inovação são os conceitos mais compartilhados por Gil Giardelli no Instagram. 2 - Gerando Mestres Perfil no Instagram do coach João Paulo Santos, que conta com mais de 98 mil seguidores. João Paulo largou o emprego formal quando conheceu o coaching e passou fazer disto uma missão. Motivação, dicas, reflexões são a temática do conteúdo postado no Instagram deste coach que hoje atua no Instituto de Mestres Coaching (IMEC), que fica em Brasília. 3 - Bel Pesce Fundadora da escola de empreendedorismo FazInova, Bel Pesce é autora do livro “Menina do Vale”, que retrata a história de Bel para empreender no Vale do Silício. A empreendedora já trabalhou na Microsoft e no Google. Dicas para empreendedores e casos de sucesso não faltam no perfil dela no Instagram. 4 - Edmour Saiani Edmour Saiani é fundador da Ponto de Referência, que atua em empresas a fim de melhorar a qualidade no atendimento ao cliente. Edmour já foi coordenador e professor do PDG Serviços em Recursos Humanos e Serviços. Também é professor convidado da FGV-SP e Fundação Dom Cabral em programas in company, professor do programa MBA Marketing na Unifacs (Salvador). Em seu perfil no Instagram, Edmour costuma dar conselhos e fazer reflexões acerca da qualidade no atendimento ao cliente, sempre incentivando o empreendedor a melhorar neste quesito. 5 - Paola Tucunduva Paola Tucunduva é apresentadora de rádio, instrutora e professora. Paola utiliza o instagram para disseminar ideias de negócio e casos de sucesso, além de notícias e dicas voltadas ao empreendedor. /** * RECOMMENDED CONFIGURATION VARIABLES: EDIT AND UNCOMMENT THE SECTION BELOW TO INSERT DYNAMIC VALUES FROM YOUR PLATFORM OR CMS. * LEARN WHY DEFINING THESE VARIABLES IS IMPORTANT: https://disqus.com/admin/universalcode/#configuration-variables*/ /* var disqus_config = function () { this.page.url = PAGE_URL; // Replace PAGE_URL with your page's canonical URL variable this.page.identifier = PAGE_IDENTIFIER; // Replace PAGE_IDENTIFIER with your page's unique identifier variable }; */ (function() { // DON'T EDIT BELOW THIS LINE var d = document, s = d.createElement('script'); s.src = 'https://www-ap-sebrae-com-br.disqus.com/embed.js'; s.setAttribute('data-timestamp', +new Date()); (d.head || d.body).appendChild(s); })(); Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.
Wed Mar 04 09:25:47 BRT 2020
Porque investir em um profissional de design para sua empresa
O designer é responsável pelo processo e atividade criativa dos projetos, ele comunica uma mensagem, ideia ou um conceito, através de elementos visuais, seguindo os princípios do design. No mercado de trabalho, ele cria soluções que estejam de acordo com a empresa.
Wed Feb 12 10:40:49 BRT 2020
Avalie a solução e corrija a rota, se necessário
Siga 9 passos para alcançar as metas e os objetivos para corrigir sua rotina: 1. Defini-los um a um, com clareza, objetividade e positivismo. 2. Faça sempre por escrito (ou digitado), porque o compromisso consigo próprio é maior e seu cérebro registra de modo mais fácil e rápido. 3. Seja preciso o máximo possível. Defina prazos para realizar cada fase, as ferramentas ou os recursos necessários, os conhecimentos ou habilidades que você precisa ter ou desenvolver para alcançá-los. 4. Decida quais são as prioridades de realização. 5. Estabeleça metas e objetivos desafiadores e, ao mesmo tempo, realistas. 6. Sempre escolha algum tipo de “ganho” para cada meta alcançada. Pode ser de um cineminha básico a um final de semana viajando. 7. Comprometa-se com cada meta e cada objetivo. Envolver-se emocionalmente é essencial. 8. Avalie constantemente o processo. Se necessário corrija a rota e continue. 9. Sempre que possível defina metas quantitativas, assim como metas de performance. É uma forma bem objetiva de avaliar seu desempenho. Após colocar esses planos em prática, recomenda-se no 8º passo uma avaliação para confirmar se realmente os resultados definidos no plano de ações foram alcançados. Caso a solução não tenha dado certo, você não deve desanimar. Procure descobrir o que falhou e retome ações para corrigir a rota e atingir melhores resultados. Tudo isto faz parte do aprendizado, pois, falando francamente, poucas são as soluções que dão resultado no primeiro momento da execução. A maior parte delas exige ajustes e correções. Se for necessário, corrigir a rota, deve-se retornar à elaboração do plano de ações e fazer um novo planejamento bem como trilhar novamente os demais passos até que chegar aos resultados desejados. Depois de corrigida a rota, avalie novamente a solução e repita este ciclo, até que você tenha certeza de que poderá atingir as metas projetadas em seu plano. Esta correção de rota deve ser feita sempre que necessário, até se ter sucesso. A avaliação criteriosa das causas do insucesso ajudará a corrigir a rota rapidamente. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Amapá - Sebrae, apoia aos pequenos negócios. Então, confira em nosso Portal outros assuntos que vão ajudar seu negócio a crescer ainda mais.
Thu Jan 30 15:57:38 BRT 2020
Projeto Startup em Macapá – Sebrae Start
Apoiar o desenvolvimento de novos negócios digitais no Estado do Amapá a partir da difusão da cultura empreendedora e da profissionalização da gestão de seus empreendimentos com ações de capacitação, estímulo à inovação e acesso ao mercado. Objetivos específicos Promover a capacitação empreendedora das startups; Contribuir para a formalização das startups; Contribuir na ampliação de espaços para o desenvolvimento de novas startups; Fomentar a capacidade competitiva das novas startups; Contribuir para o fortalecimento de networking das startups; Despertar uma nova vocação empreendedora no estado do Amapá. Público alvo Potenciais empresários e empresas iniciantes definidas como Startups Digitais, que desenvolvem produtos e modelos de negócios inovadores com foco em tecnologia.