Conheça o manual que ajuda o empresário a criar um plano de cadastro, crédito e cobrança de maneira segura, evitando inadimplências e fidelizando clientes.

Com um cenário baseado na concorrência acirrada, as microempresas estão constantemente se esforçando para conquistar mais clientes e fidelizá-los.
Devido a isso, cada vez mais as empresas têm concedido crédito aos clientes no momento do fechamento da compra. Assim, mantendo clientes fiéis e passando a alavancar as receitas da empresa.
No entanto, as empresas precisam ser cautelosas para não comprometer o financeiro ao oferecer crédito.
Pensando nisso, o Sebrae elaborou o manual “Como elaborar um plano de cadastro, crédito e cobrança” para servir de instrumento para que as empresas possam obter segurança e evitar inadimplências ao conceder crédito aos clientes. Bem como para contribuir com a implantação de um cadastro consistente de clientes.
Veja quais etapas o livro aborda:
1ª Etapa: cadastro
Orientação para elaborar o cadastro de clientes. Uma forma de saber quais clientes pagam em dia e quais estão inadimplentes. Nesta etapa, você vai ver:
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Inadimplência
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Ficha cadastral;
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Documentação;
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Atualização cadastral.
2ª Etapa: crédito
Além de saber do que se trata, o livro define a política de crédito, taxa de juros e resultado financeiro. Nesta etapa, você vai ver:
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Classificação do crédito quanto a origem dos recursos;
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Procedimentos para análise de crédito;
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Limite de crédito;
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Classificação do cliente;
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Indeferimento do crédito;
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Fiança;
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Alienação fiduciária.
3ª Etapa: cobrança
Procedimentos a serem adotados em caso de atraso do pagamento de parcelas por parte dos clientes, a fim de evitar a inadimplência da empresa. O empresário também poderá fazer uma análise criteriosa da carta de crédito da empresa. Nesta etapa, você também vai ver:
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Organização do setor de cobrança;
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Aspectos importantes para a cobrança de créditos em atraso;
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Respeito ao código de defesa do consumidor.
Para ter acesso baixe o livro “Como elaborar um Plano de Cadastro crédito e cobrança”.
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