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Finanças | CONTROLE FINANCEIRO
Como elaborar um plano de cadastro, crédito e cobrança

Conheça o manual que ajuda o empresário a criar um plano de cadastro, crédito e cobrança de maneira segura, evitando inadimplências e fidelizando clientes.

· 21/12/2017 · Atualizado em 27/01/2020
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Com um cenário baseado na concorrência acirrada, as microempresas estão constantemente se esforçando para conquistar mais clientes e fidelizá-los.

Devido a isso, cada vez mais as empresas têm concedido crédito aos clientes no momento do fechamento da compra. Assim, mantendo clientes fiéis e passando a alavancar as receitas da empresa.

No entanto, as empresas precisam ser cautelosas para não comprometer o financeiro ao oferecer crédito.

Pensando nisso, o Sebrae elaborou o manual “Como elaborar um plano de cadastro, crédito e cobrança” para servir de instrumento para que as empresas possam obter segurança e evitar inadimplências ao conceder crédito aos clientes. Bem como para contribuir com a implantação de um cadastro consistente de clientes.

Veja quais etapas o livro aborda:

1ª Etapa: cadastro

Orientação para elaborar o cadastro de clientes. Uma forma de saber quais clientes pagam em dia e quais estão inadimplentes. Nesta etapa, você vai ver:

  • Inadimplência

  • Ficha cadastral;

  • Documentação;

  • Atualização cadastral.

 

2ª Etapa: crédito

Além de saber do que se trata, o livro define a política de crédito, taxa de juros e resultado financeiro. Nesta etapa, você vai ver:

  • Classificação do crédito quanto a origem dos recursos;

  • Procedimentos para análise de crédito;

  • Limite de crédito;

  • Classificação do cliente;

  • Indeferimento do crédito;

  • Fiança;

  • Alienação fiduciária.

 

3ª Etapa: cobrança

Procedimentos a serem adotados em caso de atraso do pagamento de parcelas por parte dos clientes, a fim de evitar a inadimplência da empresa. O empresário também poderá fazer uma análise criteriosa da carta de crédito da empresa. Nesta etapa, você também vai ver:

  • Organização do setor de cobrança;

  • Aspectos importantes para a cobrança de créditos em atraso;

  • Respeito ao código de defesa do consumidor.

Para ter acesso baixe o livro “Como elaborar um Plano de Cadastro crédito e cobrança”.

Boa leitura!


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