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Mon Jan 07 13:47:47 BRST 2019
Mercado e Vendas | CONCORRENTE
Como fazer para identificar os concorrentes da empresa

O empreendedor precisa saber quais empreendimentos oferecem serviços iguais aos seus, além de observar sua localização.

· 13/04/2015 · Atualizado em 07/01/2019
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Condições

Para ser considerada concorrente, uma empresa precisa cumprir duas condições: possuir produtos e serviços que atendam necessidades iguais àquelas para as quais os seus produtos e serviços são orientados e ter como foco o mesmo perfil de clientela.

Uma empresa pode fabricar ou vender produtos muito parecidos com os seus e não ser um concorrente direto, porém pode ser indireto (ver abaixo a classificação). Basta que ela posicione seus produtos para um público-alvo de outra faixa etária ou renda, por exemplo.

Por outro lado, mesmo produtos e serviços muito distintos podem ser concorrentes, desde que atendam a mesma necessidade, por exemplo: restaurantes, lanchonetes e padarias, que em muitas situações oferecem opções diferentes de refeições para um mesmo tipo de clientes.

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Classificação

Como está cada vez mais dificil identificar o concorrente, eles são classificados da seguinte forma:

- Concorrente direto 1: é aquele que vende a mesma linha de produtos para um mesmo público alvo, com uma mesma faixa de preço em um mesmo tipo de Ponto de Venda (PDV).

- Concorrente direto 2: é aquele que vende a mesma linha de produtos para um mesmo público alvo, com uma mesma faixa de preço, em tipos de PDV diferentes, como os magazines, por exemplo.

- Concorrente indireto: é aquele que não vende a mesma linha de produtos, mas que atinge seu público alvo com uma estratégia clara de substituição de produto. Um exemplo:

O crédito de até 72 meses para financiamento de veículos pode fazer com que o cliente troque a compra de um móvel, que já estava planejada, pela oportunidade ter um carro. Nesse caso, o concorrente foi outro PDV, com outro tipo de produto, mas com uma estratégia de venda diferenciada e agressiva. Ou seja, a concessão de crédito de longo prazo para provocar a substituição de um produto por outro.

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O que fazer

Recomendações

Ficou fácil de identificar os concorrentes diretos, não é? E os indiretos? Parecem estar em toda parte e em qualquer lugar. Para ser mais preciso na identificação, seguem algumas recomendações:

Identifique o concorrente direto, se possível seja cliente dele para saber o que ele está fazendo de diferente na linha de produto, no preço, na ambientação do PDV e na comunicação com o mercado (propaganda e comunicação dirigida principalmente).

Fique atento ao mercado de forma geral e verifique constantemente as variações que ocorrem no seu negócio. Por exemplo: quantos clientes entram na loja e quantos efetivamente compram.

Verifique se alguma marca, ou algum setor específico da economia, está promovendo linhas de crédito de longo prazo, promoções de preço, etc, pois esse tipo de movimento da concorrência indireta pode afetar diretamente o faturamento da sua empresa.

Verifique também os clientes habituais: estão comprando mais ou menos produtos, estão gastando mais ou menos na sua loja. Se houver uma variação grande com a maioria dos clientes, tanto para mais como para menos, é que alguma movimentação anormal de mercado pode estar ocorrendo. Descubra o que é e faça uma ação corretiva imediata.

Faça uma pesquisa de mercado que pode iniciar com o uso de uma lista telefônica local. Procure as associações comerciais e industriais atuantes no seu município e adquira uma lista de associados, facilitando a busca.


Agora é com você!

Em uma análise rápida, consegue identificar quais são seus concorrentes? Quais diferenciais eles têm? Faça uma visita no PDV, converse com clientes e irá identificar.


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