Veja o que é o SAC, como deve ser estruturado e algumas regras que devem ser seguidas pela empresa para o funcionamento deste tipo de serviço.
Ester Resende
· Atualizado em 22/09/2023O que é?
O Serviço de Atendimento ao Cliente ou SAC é um serviço oferecido por algumas empresas como um canal de comunicação direto entre a empresa e o cliente.
Esta ferramenta pode ser considerada uma maneira de medir o nível de satisfação do cliente em relação ao produto ou serviço consumido ou como uma possível solução para acolher reclamações ou esclarecer as dúvidas do consumidor.
Como deve funcionar?
O SAC trabalha seguindo uma norma de atendimento, seguindo o formato de e-mail, a abertura de uma conversa por chat e outras ferramentas determinadas de acordo com o público-alvo.
O atendimento online também pode ser feito, inclusive é um dos mais utilizados atualmente.
Para implantar o serviço na empresa, é preciso capacitar os funcionários que vão fazer o atendimento.
Também será necessário que os atendentes aprendam sobre cada produto ou serviço disponibilizado na empresa, a fim de ajudar o cliente da forma mais rápida e eficiente possível.
Normas
O Decreto Nº 11.034, DE 5 DE ABRIL DE 2022 regulamenta o Código do Consumidor e coloca regras que devem ser seguidas para esses serviços de atendimento.
Confira algumas regras:
- As ligações devem ser gratuitas por meio do 0800;
- O Serviço de Atendimento ao Cliente deve estar disponível 24h por dia e 7 dias por semana;
- É vedada a veiculação de mensagens publicitárias durante o tempo de espera para o atendimento, exceto se houver consentimento prévio do consumidor.
- É vedado solicitar a repetição da demanda do consumidor após o seu registro no primeiro atendimento;
- O SAC deve disponibilizar as opções de “reclamações”, “fale com um atendente”, “cancelamento de contratos” e “serviços”;
- É obrigatória a acessibilidade em canais do SAC mantidos pelos fornecedores de que trata este Decreto, para uso da pessoa com deficiência, garantido o acesso pleno para atendimento de suas demandas
- É direito do consumidor acompanhar, nos diversos canais de atendimento integrados, todas as suas demandas, por meio de registro numérico ou outro tipo de procedimento eletrônico
Saiba mais
Leia o Decreto Nº 11.034 (Clique aqui) e entenda mais sobre a Lei do SAC.
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Dicas para Obter Lucro na Compra de Lojas Virtuais
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Se você é um comerciante ou quer começar no varejo, certamente já encontrou dificuldades para calcular o preço de venda de um produto. E isso não é para menos, pois precificar é um processo estratégico que exige uma série de cuidados, e ações. Mesmo comerciantes experientes que pensam estar lucrando com suas vendas, muitas vezes acabam cometendo erros e vendendo a preços abaixo do recomendado. O preço de venda é um fator que influencia os clientes em suas decisões de compra, pois em mercados com muitos concorrentes, os clientes procuram a certeza da melhor oferta e os empresários precisam ser competitivos sem perder a rentabilidade. Para definir o preço de venda do seu produto para garantir lucro, o empresário deve conhecer a importância de um planejamento de preços, bem como entender sua estrutura. Um dos principais desafios que o pequeno empresário enfrenta é estabelecer uma prática confiável de formulação de análise de preços. Considere todos os custos e despesas envolvidos nesse processo e torne sua organização mais competitiva e lucrativa. Além do retorno do investimento, os lucros também garantirão o crescimento e a sustentabilidade dos negócios. Custos e Despesas – Conceito A fim de aumentar o nível de seu entendimento e evitar conceitos diferentes para uma mesma palavra, vamos definir as terminologias em custos comerciais. Custos representam os gastos relativos a consumo na operação, portanto, em uma empresa comercial, apenas o custo da mercadoria vendida é considerado custo. Despesas representam os gastos que se destinam às fases de administração, esforço de vendas e financiamentos. Então, excetuando o custo das mercadorias vendidas, os demais gastos em uma empresa comercial podem ser conceituados como despesas. Citaremos algumas perguntas que deverão ser feitas pelo empresário: Estou tendo lucro ou prejuízo na comercialização das mercadorias? De quanto? Posso reduzir o preço de venda a fim de torná-lo mais competitivo? Reduzir em quanto? Entre as mercadorias que comercializo, quais deverão ter suas vendas incentivadas? (com base na Margem de Contribuição) Qual a quantidade mínima de vendas por mês necessário para cobrir todos os meus custos e despesas?