this is an h1

this is an h2

Mon Jan 27 16:37:10 BRT 2020
Inovação | AUMENTO DA EFICIÊNCIA PRODUTIVA
Como usar a inovação quanto estratégia de planejamento

Saiba usar a inovação como estratégia de manutenção de seu potencial de mercado.

· 20/12/2017 · Atualizado em 27/01/2020
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O planejamento é uma prática recorrente a maioria dos empreendimentos de sucesso, em qualquer fase do desenvolvimento em que sua empresa esteja. Planejar é antes de tudo conhecer o próprio negócio, seus pontos fracos, mas também conhecer a realidade atual do mercado em que se está atuando.

Utilizar o planejamento como ferramenta administrativa permanente é características das empresas mais estáveis do mercado, o planejamento se desenvolve através de um processo contínuo, com o maior conhecimento possível do futuro, tomando decisões que envolvem riscos, organizando atividades necessárias para a execução de medidas cíclicas.

A importância do planejamento está exatamente na necessidade de criar nas empresas um ambiente propício para a criação de ideias inovadoras no mercado em que atuam, melhorando seus pontos fracos, inovando em estratégias de marketing e relacionamento com clientes, e se destacando quanto aos concorrentes.

Empresas que inovam

Exemplos de empresas que inovam em planejamento não faltam. A MedPej, empresa fabricante de equipamentos hospitalares de Ribeirão Preto (SP), produzia de forma similar aos concorrentes, e percebeu, que se não criasse diferenciais seria muito difícil evoluir no mercado.

Em parceria com uma incubadora local, e programas do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o Sebraetec, melhorou as práticas de controle da qualidade, projeto, produção e gestão, finalizando por inovar em produtos novos, como detectores fetais plásticos, produto em que foi pioneiro na fabricação.

A partir do exemplo se constata que a inovação é a palavra de ordem, mas para inovar com qualidade é necessário conhecer bem o próprio empreendimento, e depois, o mercado em que deve desenvolver suas atividades, e neste ponto, o planejamento dá mostras novamente da sua importância.

Agentes Locais de Inovação

O Amapá tem buscado a inovação como forma de manutenção de seu potencial de mercado. Com a globalização de tendências, a criação de novas culturas de consumo e de moda, as empresas amapaenses têm inovado em seus produtos e serviços, em marketing, e também nas suas relações com os clientes e parceiros.

No entanto, suporte técnico e de qualidade para que mudanças organizacionais sejam realizadas de forma satisfatória se faz sempre necessário, e com esta visão o Sebrae iniciou o Projeto Agentes Locais de Inovação (ALI).

O projeto tem a finalidade de impulsionar o desenvolvimento do potencial inovador nas MPEs das cidades de Macapá e Santana, atendendo um universo de 400 empresas entre micro e pequenos negócios.

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Amapá - Sebrae, apoia aos pequenos negócios. Então, confira em nosso Portal outros assuntos que vão ajudar seu negócio a crescer ainda mais.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?