Aprenda a lidar com clientes nervosos, 10 dicas que vão ajudar você sobressair em situações como essa em seu ambiente de trabalho.
Organização
O cliente é qualquer pessoa dentro e fora de sua empresa que utiliza ou se beneficia de seus serviços. Lidar com todas essas diversas necessidades é uma tarefa extremamente importante.
Veja dez dicas para acalmar clientes furiosos
1. Não é pessoal: Quando se está na linha de frente, absorve-se a frustração dos clientes sobre problemas e conflitos. O problema não é com você, é com a situação.
2. Mantenha-se tranquilo: Responder a um cliente que está com raiva da mesma maneira só vai piorar a situação. Mantenha-se no controle: tranquilo, calmo, não fique zangado nem defensivo.
3. Acalme a raiva: Deixe-o desabafar. Nada do que você possa dizer irá causar o impacto, pois, com o estado emocional alterado, ele não registrará a lógica de suas respostas ou explicações. Espere que ele se acalme.
4. Seja solidário: Os clientes não querem que você entenda apenas os problemas deles; eles querem que você entenda as relações deles. Mostrar indiferenças ou ficar na defensiva deixará o cliente ainda mais alinhado.
5. Ouça atentamente: Deixe o cliente terminar e faça perguntas que esclareçam o que o cliente está dizendo.
6. Não faça promessas que não possa cumprir: Isso causará mais problemas no futuro.
7. Análise de problema: Clientes com raiva estão tão empenhados em esclarecer a própria raiva que falham ao expressar o real problema. Faça perguntas e repita o que o cliente está dizendo para ter certeza de que você realmente entendeu.
8. Pergunte ao cliente como ele gostaria que o problema fosse resolvido: Se a solução apresentada por ele estiver ao seu alcance, execute-a. Se não estiver, negocie uma solução satisfatória.
9. Enfatize o que você pode fazer: Ex; “Deixe-me ver o que posso fazer por você”. Assim poderá ajudar a acalmar o cliente. Evite “Eu só trabalho aqui” ou “É contra as normas da empresa”. Isso deixará o cliente mais furioso. Encontre uma maneira alternativa para dizer ao cliente que você não pode fazer o que ele pede.
10. Aja para resolver o problema: Se você disse que fará isso ou aquilo, faça-o. Se for competência de outro departamento, certifique-se de que todas as providências sejam tomadas. Do contrário, você terá que enfrentar esse cliente novamente.
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Thu Jan 04 14:06:58 BRT 2024
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Tue Sep 26 11:01:40 BRT 2023
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Planilhas que facilitam a gestão do seu negócio
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Thu Feb 13 10:44:38 BRT 2020
Dicas importantes na hora de participar de uma licitação
O Sebrae tem registrado cerca de 14 mil empreendedores, mais de 50% desses empreendedores fazem parte do ramo de alimentação, veja que aqui existe uma grande possibilidade de crescimento. 1) Análise de risco A análise de risco é a fase que leva um pouco mais de tempo no processo de licitação, nela você deve fazer as buscas das oportunidades e a análise dos riscos associados a essa oportunidade. Verifique todos os requisitos no edital, e faça a validação de todos os documentos de habilitação e garanta que sua proposta é encantadora e competitiva e que não trará prejuízo para a sua empresa, caso ela seja aprovada. 2) Preparando o envelope Verifique o dia marcado para ida à sessão pública, para cumprir todas as regras previstas pelo edital. A fase da sessão pública é a parte mais competitiva da licitação. Mas, é comparativamente simples e ligeira. É preciso ter cumprido todos os requisitos pedidos no edital. Lembre-se que há uma competição entre empresas em um processo de licitação pública. Siga tudo o que está descrito no edital e vá adiante, acredite no seu trabalho, o mercado está preparado para você. Na ocasião em que for enunciado como o vencedor, de acordo como foi descrito no edital você deverá assinar o contrato e terá que fazer as entregas. 3) Calculando os riscos Pequenos problemas podem acarretar sanções e multas. Por tanto, a cada novo edital de licitação merece uma análise de bem aprofundada de riscos. Também é válido ressaltar que nem sempre é bom baixar muito o valor do seu serviço ou produto em um pregão, pois a empresa acabará ficando sem os lucros do serviço, uma vez que é preciso levar em conta os custos que serão obtidos, caso a empresa vença o processo. 4) Gostou? Amplie seu conhecimento sobre licitações, confira todas as informações sobre licitação em nossa Cartilha do Fornecedor e comece a trabalhar de forma segura e passe a ganhar dinheiro. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Amapá - Sebrae, apoia aos pequenos negócios. Então, confira em nosso Portal outros assuntos que vão ajudar seu negócio a crescer ainda mais. /** * RECOMMENDED CONFIGURATION VARIABLES: EDIT AND UNCOMMENT THE SECTION BELOW TO INSERT DYNAMIC VALUES FROM YOUR PLATFORM OR CMS. * LEARN WHY DEFINING THESE VARIABLES IS IMPORTANT: https://disqus.com/admin/universalcode/#configuration-variables*/ /* var disqus_config = function () { this.page.url = PAGE_URL; // Replace PAGE_URL with your page's canonical URL variable this.page.identifier = PAGE_IDENTIFIER; // Replace PAGE_IDENTIFIER with your page's unique identifier variable }; */ (function() { // DON'T EDIT BELOW THIS LINE var d = document, s = d.createElement('script'); s.src = 'https://www-ap-sebrae-com-br.disqus.com/embed.js'; s.setAttribute('data-timestamp', +new Date()); (d.head || d.body).appendChild(s);
Thu Jan 30 15:30:59 BRT 2020
Higiene Pessoal no Ambiente de Produção do Açaí
A adoção de práticas de higiene na manipulação do açaí é muito importante para fornecer à população um açaí de qualidade. Por isso é fundamental que o batedor de açaí siga algumas regras.
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Os chamados órgãos anuentes são aqueles que em razão das especificidades de determinados produtos, precisam expedir certos pareceres técnicos a respeito da possibilidade, ou não, de exportação do mesmo. Há 15 órgãos intervenientes que são anuentes no licenciamento de importação: 1.Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL 2.Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA 3.Agência Nacional do Cinema - ANCINE 4.Comando do Exército - COMEXE 5.Departamento de Operações de Comércio Exterior - DECEX 6.Departamento de Polícia Federal - DPF 7.Departamento Nacional de Produção Mineral - DNPM 8.Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA 9.Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP 10.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq 11.Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - EBC 12. Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - INMETRO 13.Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA 14.Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações 15.Superintendência da Zona Franca de Manaus - SUFRAMA Esses órgãos necessitam efetuar uma análise complementar, dentro da área de competência, de determinadas operações de exportação. Para tornar a operação efetiva é necessário, em alguns casos, que estabeleça normas específicas por parte dos órgãos anuentes. Exemplo, temos que a exportação de armas, munições, explosivos e outros materiais bélicos necessita da anuência do Exército Brasileiro. Saiba mais Qualquer dúvida, Fale com Sebrae no Amapá. O conteúdo foi útil para você? Sim Não Adicionar aosFavoritos
Wed Sep 18 09:22:24 BRT 2019
8 dicas para desenvolver dinamismo no meio empresarial
Você sabia que o dinamismo é um diferencial no meio empresarial? Nós reunimos algumas dicas e conceitos do especialista em Gestão de Pequenos Negócios, Maikon Richardson, para você se destacar e alcançar alta produtividade no seu empreendimento. O mercado busca profissionais que estejam acima da média, empreendedores que estão em constante evolução. Entretanto, assim como as empresas, quem está iniciando suas operações no mercado vivencia momentos de instabilidade. Nessas horas, é importante que o empreendedor esteja atento e busque alternativas para desenvolver suas habilidades, que servirão como diferencial perante a concorrência. Ser versátil e dinâmico é um diferencial e possibilita que um profissional administre várias demandas, atendendo às exigências da empresa. /** * RECOMMENDED CONFIGURATION VARIABLES: EDIT AND UNCOMMENT THE SECTION BELOW TO INSERT DYNAMIC VALUES FROM YOUR PLATFORM OR CMS. * LEARN WHY DEFINING THESE VARIABLES IS IMPORTANT: https://disqus.com/admin/universalcode/#configuration-variables*/ /* var disqus_config = function () { this.page.url = PAGE_URL; // Replace PAGE_URL with your page's canonical URL variable this.page.identifier = PAGE_IDENTIFIER; // Replace PAGE_IDENTIFIER with your page's unique identifier variable }; */ (function() { // DON'T EDIT BELOW THIS LINE var d = document, s = d.createElement('script'); s.src = 'https://www-ap-sebrae-com-br.disqus.com/embed.js'; s.setAttribute('data-timestamp', +new Date()); (d.head || d.body).appendChild(s); })(); Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.
Thu Feb 28 16:58:59 BRT 2019
Termos que todo o empreendedor precisa entender: Dicionário financeiro
O Sebrae no Amapá separou dentre 20 termos que todo empreendedor deveria conhecer. Conheça o dicionário financeiro do empreendedor. Veja abaixo os principais termos que não podem ficar de fora do seu vocabulário na hora de dirigir uma empresa, são termos usados no âmbito das finanças empresariais. 1- Despesas: no ramo empresarial, a palavra “despesas” são todos os gastos feito pela empresa para ela se manter em pleno funcionamento. Esses gastos são relativos à administração da empresa. Exemplo: Salários; Comissões; Gastos com publicidade e marketing; Material de escritório, entre outros. 2 - Receitas: neste caso a palavra “receitas” é retorno que a empresa tem que foi gerado pelos valores das: Vendas de produtos ou serviços que a empresa comercializa; Assim esse valores que entram no caixa da empresa são denominados como receitas. 3 - Fluxo de Caixa: já o fluxo de caixa é um artifício usado para o controle de todas as: Entradas e saídas de dinheiro do caixa da empresa; O controle do fluxo de caixa faz-se necessária para todo tipo negócio, esta é uma forma de manter a saúde financeira da empresa. 4 - Contas a pagar: esse é um termo que nem precisa explicar, mas para deixar mais claro são todas as despesas que a empresa precisa quitar. Entre as principais contas de uma empresa tem que quitar, estão os: Pagamentos dos fornecedores; Salário dos funcionários, e; Comissões. 5 Contas a receber: esse termo fala por si só também, mas em outras palavras é tudo que ainda falta receber, o que ainda não foram pagos pelos devedores. 6 - Capital de giro: o objetivo do capital de giro é manter seu negócio em tempos difíceis, no caso são os recursos disponíveis no caixa da empresa. Exemplo: Quando não há entrada financeira o suficiente para cobrir as despesas da empresa. 7 - Capital social: essa palavra diz respeito há novos negócios, o capital social é o valor adequado para abertura de uma empresa ou a quantia necessária de dinheiro que foi investido para criar o negócio. Este valor tem variáveis, pois ele varia dependendo do negócio ou do tipo da empresa que deseja abrir. 8 - DRE: significa - Demonstração do Resultado do Exercício. A DRE é um documento obrigatório contábil de demonstração. Ele tem como objetivo: Detalhar as operações realizadas na empresa em um certo período de tempo. Como ele o gestor poderá identificar se o negócio teve lucro ou prejuízo no período de analisado. 9 - Faturamento: o faturamento é a soma dos valores recebidos pela empresa com as vendas de produtos ou serviços em um determinado período de tempo. Exemplo: Soma dos valores recebidos em um mês resulta no faturamento mensal da empresa; A soma das quantias recebidas em um ano representa o faturamento anual de um negócio. 10 - Margem de lucro: é a porcentagem que a empresa lucrará com as vendas dos seus produtos ou serviço ao consumidor. é o cálculo sobre o valor de um determinado produto ou serviço após ter descontado todas as despesas da empresa. Saiba mais O Sebrae no Amapá possui muitos outros artigos que são especificamente voltados para pequenos negócios como o seu. Se estiver interessado em outros materiais produzidos pelo Sebrae, basta entrar no Portal Sebrae no Amapá.
Tue Jan 15 13:27:41 BRST 2019
Higienização dos Lavatórios, Fogão e luminárias da Amassadeira de Açaí
A higienização deve ser feita diariamente, com sabão líquido neutro (detergente), solução de cloro a 200 ppm e esponjas ou escovas. Procedimentos: Lavar a torneira e toda a superfície do lavatório com água e sabão líquido, esfregando com esponja. Jogar água para retirar o sabão. Aplicar a solução de cloro na torneira e em toda a superfície do lavatório.
Mon Jan 14 09:43:55 BRST 2019
Higienização dos equipamentos: catador de fruto e amassadeira de açaí
A amassadeira, máquina de bater o açaí, deve ser higienizada antes e após o uso, com sabão líquido neutro (detergente), solução de cloro a 200ppm ou álcool a 70% usando esponja ou escova.Procedimento Desligar o equipamento da tomada, antes de iniciar a higiene; Desmontar o eixo central da máquina, para realizar a limpeza da peça. Jogar água, para a remoção dos resíduos de açaí. Lavar com sabão líquido neutro, esfregando com o auxílio de uma escova ou esponja a parede interna e externa da máquina. Jogar bastante água para retirar todo o sabão. Borrifar a solução de cloro ou álcool a 70% nas paredes interna e externa da máquina; Esperar 15 minutos. Montar a máquina.