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Empreendedorismo | AMBIENTE COMPETITIVO
Dados primordiais para se criar a marca de uma empresa

A importância da criação de uma marca como um processo de uso da criatividade, inovação e diferencial competitivo.

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Augusto Cantuária

· 29/04/2015 · Atualizado em 22/09/2023
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Conceito

Diante de tantas particularidades que um processo de criação de uma marca gera no mundo dos negócios é de vital importância a aquisição de informações sobre essa temática.

Todo empreendimento ao ser idealizado passa pela elaboração de levantamento de dados e informações que constituem referências essenciais para o seu funcionamento e para o desenvolvimento de suas atividades operacionais, como por exemplo a elaboração de um plano de negócio que consegue levantar e identificar particularidades e itens sobre o futuro negócio, como: local de funcionamento, produtos ou serviços a serem comercializados, fornecedores, recursos humanos e clientes.

Porém, a identidade da empresa não pode ficar para ser tratada após o seu funcionamento.

De forma simples o primeiro recorte é saber que uma marca é um sinal, um símbolo e uma identidade própria que distintivamente identifica um empreendimento, seus produtos e serviços, além de fortalecer o relacionamento comercial de forma competitiva e diferenciada com o seu público-alvo.

Independente do porte empresarial, desde microempreendedor individual (MEI), a microempresa (ME), a empresa de pequeno porte (EPP), média e grandes empresas necessitam adotar uma estratégia de criação para idealizar e construir a identidade visual do empreendimento sendo forte e que com a naturalidade estabeleça uma comunicação simples, acessível, de visualização e de compreensão por parte do cliente.

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Processo de Criação da Marca

O processo se inicia através dos atributos e uso da criatividade.

É uma ação caracterizada como inovação, já que é o meio para se ter ideias que venham contribuir e agregar valores que são frutos oriundos do intelecto humano.

Uma marca deve ser simples, de fácil memorização, visualização, que fale sobre a missão do negócio e crie a interação com o seu público que é a razão maior para o empreendimento alcançar seus objetivos e estabelecer conexão com o ambiente mercadológico que é a razão que justifica o aporte de investimentos.

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 Logotipo e Tipo de Marca

Além da criação da marca de forma nominativa é estratégico a elaboração de um estudo tendo como objeto a criação do logotipo que agrega aspectos de positividade e de incremento de aceitação da marca como um canal de comunicação.

O logotipo tem que ser condizente com o segmento empresarial que a empresa está alocada. Ele é o responsável por produzir visualmente as características da marca, originando atributos que o público irá se identificar com o negócio.

Outro ponto é estabelecer e conhecer que tipo de marca será objeto de criação, já que metodologicamente há 4 (quatro) tipos de marcas que influenciam diretamente a sua definição e o trabalho que um profissional de design de comunicação se fundamentará para auxiliar tecnicamente no projeto de solução e da aplicação das técnicas que complementaram esse investimento em comunicação visual e na consolidação da marca como única no mercado, podendo ser das seguintes formas:

- Nominativa:

Formada por palavras e combinações de letras e números.

- Figurativa:

Constituída por desenho, imagem, ideograma, forma figurativa de letra e algarismo.

- Mista:

Combina imagem com palavra. Combina elementos figurativos e nominativo no mesmo espaço.

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Importância do Registro de Marca - INPI

E por fim, após todo esse processo de criação e de originalidade intelectual, o empreendedor não deve deixar sua marca desprotegida no ambiente de mercado e no contexto digital.

A marca por ser um ativo de valor imensurável no mundo dos negócios deve ser objeto do seu registro junto ao INPI – Instituto Nacional de Propriedade Intelectual como forma de assegurar juridicamente a proteção com o intuito de evitar que terceiros utilizem e reproduzam o mesmo nome para ser usado no mesmo segmento empresarial de negócios e obter muitos benefícios, vantagens de competitividade e uso de exclusividade.

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