O artigo produzido pelo Sebrae no Amapá, tira 10 dúvidas dos empreendedores sobre marketing de experiência.

1. O que são eventos de experimentação? É uma nova ferramenta do marketing?
R= Não é ferramenta nova. Ela está sendo cada vez mais utilizada e já existe há muito tempo. O que é novo é a forma de experimentação e compreensão para saber que o grau de resíduo de experiência das pessoas é maior do que elas leem ou escutam. Como ferramenta de comunicação é preciso reter esta informação. O conceito é velho, mas ganhou corpo com nas diversas ações promocionais, e é preciso ser diferente para mostrar esta experiência. Está sendo usada cada vez mais. Usamos em todo o tipo de produto ou serviços, sem distinção. Portanto, basicamente, o marketing de experiência é utilizar a emoção dos clientes para conquistar, engajar e fidelizá-los.
2. Como surgiu a ideia deste trabalho?
R= É uma tendência que já existe. Várias marcas possuem necessidade de imergir na mente das pessoas. É uma forma de descobrir por si só o é bom pra elas. Seja qual público for, começou com jornalistas, mas hoje serve para qualquer público.
3. Como é realizada a abordagem para evitar as experiências de uma determinada marca?
R= São diversas maneiras de fazer isso. Uma empresa de seguros, por exemplo, ao invés de comunicar a substituição de carro, ela faz você sentir isso. Ela leva um carro para que você experimente o serviço, antes mesmo de precisar dele. Sem a necessidade, a ideia fica retida na hora da escolha. Muda o produto, não lembrança. Muda também a maneira de você fazer.
4. Qual é o resultado das pesquisas através do marketing de experiência?
R= Vai além da efetivação da venda, da fidelização da marca. Além de gerar novas compras, o que é mais importante e a mais concreta: o público efetivamente degustar determinado item, experimentam de forma prática. Não fica apenas na abstração conceitual de vivência. É capaz de formar uma opinião, após entender e analisar.
5. As marcas mais conhecidas possuem menos resistência à experimentação?
R= Não necessariamente! Temos que lembrar que a experiência mostra que é preciso ir além. Mas o que deve ser levado em conta é o produto ou serviço, o que representa em conceito de vida? O que o produto leva em si? A diferença é isso. As menos conhecidas tem realizado ótimos ações e são bem percebidas. O consumidor é mais exigente hoje! Uma ação e são bem estruturada faz com que as pessoas sejam mais curiosas, o consumidor está mais maduro.
6. O que é mais relevante para a realização do marketing de experiências?
R= Depende para quem, para cada consumidor existem um objetivo claro: venda efetiva, ou, uma simples promoção de marca institucional. Depende do que cada marca almeja. Vale para qualquer tipo de objetivo. Seja ação de venda para incremento ou posicionamento da marca. A experiência e muito bem vinda para o consumidor. A relevância é sempre muita alta. Se for muito bom o consumidor responde de imediato, se for ruim, também.
7. Qual é o diferencial criativo da utilização do marketing de experiência em campanha promocional?
R= Depende muito de cada promoção, mas sempre tem que vir alinhada como a marca. Para a tecnológica, deve ser voltada para isso, por exemplo. É sempre um grande desafio. Cada cliente tem um objetivo com a sua ação ela não é única. Mesmo sendo de segmento idêntico, a expectativa é formula de lidar. Isso é o legal da coisa. Se existisse seria muito mecânica. É isso que faz as ações, as experiências serem diferente a cada vez.
8. Então depende de produto?
R= Sim! O consumidor é muito exigente, não quer perder tempo com algo banal, mas sim, que agregue que seja relevante, faça surpreender. Mesmo com um plano de marketing de experiências. É muito possível e não tem qualquer limitação. Seja em evento, ação promocional, endomarketing ou em um anúncio de mídia tradicional em que o cliente quer um contato além da página.
9. Como é conhecer uma marca produto ou serviço através de experimentação.
R= É muito positivo. Na maioria das vezes sempre surpreende. Como resultado efetivo de venda é onde aparece mais. É difícil não alcançar o objetivo. As pessoas se encantam com o que foi oferecido, proposto e efetivado. O marketing de experiência ele é a mistura de todas as sensações pelas quais um cliente passa, desde quando era um desconhecido à marca até se tornar um cliente fiel.
10. É feita alguma pesquisa de público antes, para saber se existe interação com a marca antes da imersão?
R= É realizada uma pesquisa, mas depende do tempo que se tem para ação. Mas é sempre feita para que seja mais assertivo. Sempre junto com o cliente que conhece muito do público dele. Alinha-se a ação para minimizar os efeitos e vamos para a rua testar o retorno que é rápido. Se a ação pensada, planejada, ela também, pode ser um tiro no pé, pois o retorno é muito imediato. Felizmente, conosco nunca ocorreu, mas existe no mercado ação que não deram certo. É tudo ao vivo.
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MEI – tire suas dúvidas em relação a “Restituição do MEI”
Vamos às dúvidas frequentes… Como devo proceder para solicitar restituição de valor recolhido indevidamente ou a maior em documento de arrecadação (DAS)? A restituição da contribuição previdenciária (INSS), recolhida em DAS, é solicitada por meio do aplicativo: Pedido Eletrônico de Restituição. Como deve ser solicitada? A restituição do ICMS e do ISS deverá ser solicitada, respectivamente, junto ao : Estado/DF, e; Município. Isso de acordo com as orientações de cada ente federado. Veja o manual de como utilizar o aplicativo de restituição. Para o MEI, as situações mais comuns de pagamento indevido em DAS são: Primeiramente o pagamento em duplicidade para o mesmo período de apuração (PA); E, em segundo lugar vem o pagamento de INSS efetuado em DASMEI para um PA em que o MEI esteve em gozo de benefício de salário-maternidade, auxílio-doença ou auxílio-reclusão, e desde que o benefício tenha abrangido o mês inteiro (do primeiro ao último dia). Após solicitar a restituição por meio do aplicativo, é necessário comparecer a alguma unidade da Receita Federal? Não. Todo o processo é feito de forma eletrônica, desde o pedido até a efetivação do pagamento da restituição na conta bancária. No aplicativo, o MEI poderá: Solicitar a Restituição do valor da contribuição previdenciária (INSS) recolhida indevidamente ou a maior em DAS; Consultar a situação dos pedidos de restituição efetuados, e; Alterar dados bancários para crédito da restituição. Para solicitar a restituição é necessário informar a conta bancária? A conta bancária tem que ser da pessoa jurídica? Sim, é obrigatória a informação da conta bancária para solicitar a restituição por meio do aplicativo Pedido Eletrônico de Restituição; A conta utilizada será de Pessoa Jurídica, associada ao CNPJ, caso possua, ou conta Pessoa Física, associada ao CPF do responsável pelo CNPJ. Tem prazo para solicitar a restituição? Sim. A restituição deve ser solicitada em, no máximo, 5 anos, contados da data do pagamento. O valor a ser restituído sofre alguma atualização? Sim. Será acrescido de juros obtidos pela aplicação da taxa do Sistema Especial de Liquidação e Custódia - Selic, acumulada mensalmente, a partir do mês subsequente ao do pagamento indevido até o mês anterior ao da restituição, e de 1% (um por cento) relativamente ao mês em que estiver sendo efetuada. No momento do pedido, o aplicativo apresenta os valores originais. A atualização do valor, com aplicação da taxa Selic acumulada, somente ocorrerá quando da efetivação do pagamento da restituição. Caso você não seja mais optante pelo SIMEI, mas deseja fazer o pedido de restituição de um pagamento indevido de MEI. É possível utilizar o aplicativo Pedido Eletrônico de Restituição? Sim. No entanto, deverá ser informada uma conta de titularidade da pessoa jurídica. É possível cancelar um pedido eletrônico de restituição? Sim. No entanto, o pedido de cancelamento só poderá ser realizado na unidade de atendimento da Receita Federal do Brasil. Saiba mais Se ainda tiver dúvidas em relação sobre Restituição do MEI, busque o Portal do Sebrae e sane suas dúvidas.
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6 Passos para trabalhar com carrinho de Açaí
Pensando em como trabalhar com fruto da nossa região? Veja como o Açaí pode te levar ao sucesso. Saiba como trabalhar com essa jóia marajoara e ganhar um bom dinheiro. Conhece o carrinho de açaí? Essa oportunidade de negócio anda ganhando as ruas de grandes centros comerciais e se tornando uma fonte de renda estável e altamente lucrativa. Conhecido por suas propriedades energéticas, o açaí se popularizou no Brasil por volta dos anos 90 e logo ganhou espaço entre os jovens e praticantes de esportes em geral, sendo um negócio lucrativo montar um carrinho de açaí.
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Três dicas do que não fazer ao abrir sua empresa
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Conheça: o Guia essencial para empreendedores - Volume 1 Descoberta!
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Ter apoio de uma Consultoria de Marketing Digital no seu negócio é a melhor maneira para implementar sua estratégia e alavancar sua empresa para o sucesso. Veja os principais benefícios para contar com a ajuda de uma Consultoria de Marketing Digital: 1 - Conhecimento geral da mecânica do Marketing Digital. Entenda o princípio Marketing Digital: Atrai o tráfego para seu site; Dar aos potenciais clientes uma razão para baixar seus conteúdos ou solicitar orçamentos; Nutri-los com conteúdo para se transformarem em clientes, etc. A consultoria de Marketing Digital, garante que sua estratégia funcione de maneira correta e gere bons resultados ao final do processo. 2 - Sua empresa vai contar com o apoio de uma equipe com experiência no ramo! Uma consultoria de Marketing Digital com consultores experientes em diversas áreas pode oferecer ao seu negócio formas diferentes para obter bons resultados nos mais diversos tipos de mercados. Com a experiência dos consultores, isso será de grande valor quando sua empresa precisar criar táticas para melhorar no retorno de suas ações dos seus negócios. 3 - Contar com um planejamento adequado para sua empresa. Contar com uma consultoria de fora, que seja extremamente dedicada no planejamento que sua empresa necessita será de extrema importância para o desenvolvimento da sua estratégia. 4 - Diminuir os custos nos investimentos Com a ajuda de uma consultoria você reduz os custos com Marketing. Um consultor é estudado para atuar nesse seguimento, diminuindo custos e gerando novos investimentos para sua organização e para obter melhores resultados, sua empresa precisa ter um setor completo com: Redator de conteúdo; Perito em SEO; Gestor de Tráfego pago; Web designer; Analista de mídias sociais, etc. Além do Marketing Digital impulsionar o crescimento dos seus negócios, ele também custará menos do que outras estratégias. Saiba mais Gostou do nosso artigo? Saiba o que mais o Sebrae pode oferecer-lhe e seu negócio, acompanhe as novidades do Portal Sebrae Amapá e busque uma consultoria adequada para seu negócio.