O que você precisa fazer para o registro da contratação de um novo funcionário na sua empresa.
No ato da admissão necessariamente todo empregado deve passar por uma rotina pela empresa. Essa rotina visa atender as normas legais existentes, bem como as normas internas da empresa, propiciando ao novo empregado segurança ao ingressar na empresa.
Para que a admissão do empregado seja formalizada, o empregador deverá solicitar ao trabalhador a apresentação de alguns documentos que terão como finalidade, além da sua identificação, possibilitar o correto desempenho das obrigações trabalhistas, não só em relação ao próprio trabalhador, mas também nas relações da empresa com a fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE.
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Ficha de Solicitação de Emprego ou Currículo: tal documento não é de caráter obrigatório, porém extremamente útil, servindo como declaração das veracidades das informações dadas pelo empregado, sendo importante que esteja assinada;
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Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS: deverá ser solicitada ao empregado para realização das anotações devidas e devolvida no prazo de 48 horas através de protocolo de recebimento e devolução da CTPS;
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Certidão de Casamento e de Nascimento dos filhos: Cópia dos documentos que servirão para a verificação de dados, concessão do salário-família e abatimento dos dependentes para efeito do Imposto de Renda;
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Cópia da Carteira de Vacinação dos filhos menores de 7 anos;
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Atestado Médico Admissional: Na admissão é requisito imprescindível e deve ser feito por conta do empregador, uma vez que através dele se verifica a capacidade física ou mental do empregado, conforme dispõe o art. 168, I, da CLT.
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Comprovante de escolaridade: Cópia do Atestado de escolaridade e ou capacitação;
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Comprovante de endereço residencial atualizado (xerox);
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Outros documentos (Xerox): Cédula de Identidade, CPF, Título de Eleitor, Certificado de Reservista, Cartão PIS (Programa de Integração Social);
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Foto 3x4 (para identificação no livro de registro de empregado)
Procedimentos internos para registro do empregado:
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Registrar na Carteira de Trabalho o vínculo empregatício anotando as seguintes informações: Dados do empregador, cargo, admissão, a remuneração e as condições especiais, se houver;
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Preencher a Ficha ou Livro Registro de Empregado com os dados do empregado é uma exigência legal imposta ao empregador (Artigos 41 a 48 da CLT).
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Devolver ao empregado a sua CTPS em 48 horas via protocolo de entrega;
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Elaborar o Contrato Individual de Trabalho estabeleça um contrato de trabalho por escrito com seu empregado contendo expressamente: a data de início do contrato, a jornada de trabalho, horário de trabalho com intervalo para almoço ou jantar, o valor do salário, entre outras condições essenciais do contrato de emprego. Paralelamente a assinatura da CTPS é preciso assinar o contrato de trabalho. A empresa pode adotar o contrato de experiência, para saber qual será a aderência do empregado às suas funções. Mas atenção às regras: prazo máximo de 90 dias, sendo vedado dividir o contrato em mais de uma prorrogação. Ex: 30 + 60 = 90 dias, 60 + 30 = 90 dias, 45 + 45 = 90 dias.
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Elaboração de Acordo de Prorrogação e Compensação de horas.
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Preencher a ficha de salário-família: Documento utilizado para preenchimento do pagamento de salário família, a qual acompanha a certidão de nascimento e carteira de vacinação, deve ser preenchida sempre que o empregado tiver dependente menor de 14 (quatorze) anos de idade ou nos casos específicos determinados pela previdência social. Para os filhos até 6 anos de idade o empregado deverá apresentar no mês de novembro o atestado de vacinação ou documento equivalente e para os filhos a partir de 7 anos de idade, comprovante de frequência escolar nos meses de maio e novembro. No caso de menor inválido que não frequenta a escola por motivo de invalidez, deve ser apresentado atestado médico que confirme este fato.
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Preencher o Termo Responsabilidade de Salário Família: É parte integrante da ficha de salário família, servindo como declaração de responsabilidade pelas informações fornecidas pelo empregado.
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Preencher a Declaração de dependentes para fins de Imposto de Renda na fonte: É utilizada sempre que o empregado possuir dependentes para imposto de renda, devendo ser também assinada pelo cônjuge.
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Preencher o Termo de Opção do Vale Transporte: É previsão legal que o empregador deva conceder meios de transporte para que o empregado possa se descolar da residência ao local de trabalho e vice-versa, dessa forma instituiu-se o vale transporte, o qual será concedido mediante uma declaração do empregado mencionando qual o tipo e quantidade de condução que usa diariamente. Pode o empregado também declarar que não precisa do vale transporte por usar outros meios para o deslocamento.
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Solicitar o cadastramento logo após a admissão, em qualquer agência da CAIXA. Para isso, basta ter em mãos o formulário de cadastramento (DCN) do novo funcionário ainda não cadastrado no PIS, que deverá ser preenchido em duas vias e entregue à CAIXA.
Nota: as novas CTPS já estão sendo emitidas com o número do PIS, basta validar junto à caixa.
Observação: Toda documentação deve ser assinada pelo Empregador e pelo empregado, entregar uma via ao empregado.
Realização do Exame (Obrigação do Empregado)
O empregado deve submeter-se ao exame médico admissional e entregar ao empregador ou ao departamento encarregado os documentos exigidos para a efetiva admissão.
Observação: Os custos pela realização dos exames e de responsabilidade do empregador.
Retenção dos Documentos - Proibição
Não é permitida a retenção de qualquer documento de identificação pessoal, mesmo que apresentado por xerocópia autenticada, inclusive de comprovante de quitação com o serviço militar, título de eleitor, CTPS, registro de nascimento, certidão de casamento, comprovante de naturalização e carteira de identidade de estrangeiro.
Informações adicionais
Após a realização dos procedimentos de registro do vinculo empregatício do empregado, a empresa deverá comunicar ao Ministério do Trabalho e Emprego através do CAGED as admissões, demissões e transferências ocorridas no decorrer do mês, até o dia 7 (sete) do mês subsequente, por meio do formulário (CAGED), é um procedimento de caráter obrigatório.
Por Eusvaldo Pimentel - Analista do Sebrae no Amapá
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O processo: Contratar um profissional estrangeiro no Brasil envolve um processo regulamentado pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Aqui está um guia atualizado sobre como realizar esse processo: Autorização de Trabalho: - A empresa interessada em contratar mão de obra estrangeira, seja em caráter permanente ou temporário, deve solicitar autorização de trabalho junto à Coordenação-Geral de Imigração, um órgão vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego. - A Coordenação-Geral de Imigração analisará o pedido em até 45 dias e pode deferir ou indeferir a solicitação. Inscrição no PIS/PASEP e CPF: - O estrangeiro tem 90 dias após ingressar no país para comprovar sua inscrição no PIS/PASEP e no CPF/MF. - Se a atividade for regulamentada e sujeita à fiscalização do exercício profissional, ele também deve se inscrever no órgão de classe correspondente. Documentação Necessária: - Para iniciar o processo, a empresa deve preencher o "Formulário de Requerimento de Autorização de Trabalho" e enviá-lo, assinado, juntamente com os seguintes documentos: Ato legal de registro da pessoa jurídica ou identidade, no caso de pessoa física. Ato de eleição ou nomeação do representante legal registrado no órgão competente. Cópia do CNPJ (para pessoa jurídica) ou CPF (para pessoa física). Procuração, se aplicável. Comprovante de pagamento da taxa de imigração. Outros documentos conforme as Resoluções do Conselho Nacional de Imigração. Contrato de Trabalho: - O contrato de trabalho entre a empresa e o estrangeiro deve ser elaborado conforme as leis trabalhistas brasileiras. Direitos e Obrigações: - O estrangeiro contratado passa a gozar dos mesmos direitos estabelecidos na legislação trabalhista brasileira. - Ele tem o direito de ingressar com reclamação trabalhista em relação ao período trabalhado no Brasil. Privilégios para Determinados Países: - Alguns estrangeiros de países como Bolívia, Chile, Peru, Colômbia, Paraguai e Uruguai podem ingressar no Brasil sem um emprego em vista. - Dependentes de trabalhadores estrangeiros precisam de autorização individual para trabalhar no país.
Setembro, 2023
Orientações essenciais na hora de dispensar um funcionário
A rescisão de contrato de trabalho Ocorre quando um empregador e um funcionário encerram oficialmente sua relação de trabalho. Isso inclui seguir as regras das leis trabalhistas e do contrato de trabalho. Durante o processo, é importante cumprir as obrigações legais, como pagar ao funcionário o que ele tem direito, fornecer os documentos necessários e notificar as autoridades competentes, como o Ministério do Trabalho.
Setembro, 2023
Conheça a jornada de trabalho para seus funcionários
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Setembro, 2023
Posso ser Consultor ou Instrutor do Sebrae?
Quais condições para o credenciamento? Possuir um CNPJ como: Sociedade empresarial; sociedade simples (inclusive Sociedade Limitada Unipessoal – SLU); EIRELI; Sociedade Unipessoal de Advocacia; Cooperativa; Associação e Fundação; Microempreendedor Individual – MEI; e Empresário Individual - EI, que operam nos termos da legislação vigente. A empresa deve ter dentro de suas atividades, CNAE (ramo de atuação) que permita a prestação de serviços de consultoria e/ou instrutoria nas áreas e subáreas de conhecimento de interesse do Sebrae. Poderão participar do processo de credenciamento fornecedores que não pratiquem ou aceitem a exploração de trabalho escravo ou degradante, a exploração sexual de menores e a exploração de mão-de-obra infantil e adolescente LEIA TODAS AS CONDIÇÕES NO EDITAL VIGENTE.
Setembro, 2023
As principais diferenças entre sócio administrador e sócio quotista
Participação Societária Entenda as Bases No mundo empresarial, é essencial discernir entre os dois principais tipos de participação societária existentes em empresas com personalidade jurídica. Compreender as diferenças entre o sócio administrador e o sócio quotista é imprescindível para que empreendedores possam tomar decisões bem fundamentadas ao definir a estrutura de participação dos sócios em seus empreendimentos.
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Aumente o desempenho da sua empresa: motivando por meio da comunicação
Estar apto para comunicar a situação sob uma perspectiva é a maior ferramenta de motivação. Mas muitas empresas não percebem que a forma de se comunicar é muito importante para o desenvolvimento da empresa. A comunicação requer habilidades de ouvir bem, no caso escute, essa é a melhor forma de se aprender. Conheças alguns aspectos motivadores para uma boa comunicação entres seus colaboradores. Carisma é a melhor e imensurável substância que faz que as pessoas reconheçam e sigam seus líderes. Mas um líder carismático demais pode perder sua moral tão facilmente quanto a adquiriu. Seja um líder de credibilidade, isso diferencia um líder de um animador, acima de tudo mostre uma boa qualidade no seu serviço. Crie sustentabilidade na forma de comunicar-se baseando-se em: Registro de sua trajetória: Esse registro soma todo seu desempenho passado no trabalho; Entusiasmo. O entusiasmo do seu projeto demonstra a seus funcionários seu nível de comprometimento, um entusiasmo autêntico também atua como um poderoso motivador para organizar a sua equipe de trabalho ao redor dos desafios; Ser bem informado: Saiba sobre o que você está falando. Certifique-se que você fala em especial para um grupo de pessoas; Ser relevante: Levante questões que relacionem seu público alvo; Sugestões não verbais: Suas palavras podem estar se referindo a uma questão da sua equipe, porém sua linguagem verbal está falando de outra questão. Mantenha uma boa postura e organização, preste bem atenção nos gestos das suas mãos e outros movimentos corporais, pois eles podem dizer tudo ao contrário do que você acabou de falar. Se sua comunicação é positiva e otimista, sua aparência, seus modos, aquilo que você fala e seu ambiente devem enviar a mesma mensagem, lembre-se disso sempre!
Maio, 2022
03 formas diferentes de obter informações em uma entrevista de emprego
A entrevista de emprego é a oportunidade de selecionar os melhores profissionais para somar com a empresa. Por isso é fundamental saber quais perguntas fazer aos candidatos, qual o perfil que a empresa necessita e de que maneira abordá-los. Veja algumas dicas para conhecer os profissionais durante a entrevista, da maneira mais natural possível.
Dezembro, 2020
Como contratar temporariamente um funcionário
Com base na Lei 6.019/74 e regulamentado pelo Decreto 73.841/74, o trabalho temporário é aquele prestado por pessoa física a uma empresa, para atender à necessidade transitória de substituição de seu pessoal regular e permanente ou a acréscimo extraordinário de serviços.
Novembro, 2020
Comportamento empreendedor
Entenda o comportamento empreendedor Você já se perguntou como seria abrir seu próprio negócio? Para ser uma pessoa empreendedora? A palavra, empreendedor geralmente está associada a pessoas que abrem seu próprio negócio, mas será que, para ser empreendedor, é necessário ter uma empresa própria? A resposta é não. Nós podemos ser empreendedores dentro da nossa própria área de atuação, ou departamento, agindo como se fosse realmente nosso próprio negócio. Ser empreendedor é uma ferramenta que impulsiona o homem para o sucesso, tendo um cargo de chefia ou não. A visão da pessoa empreendedora está focada no futuro, na superação de desafios e nas oportunidades que pode abraçar no mercado ou na carreira profissional, impulsionando as ações para que realmente se concretizem e sejam um sucesso. Você já se perguntou: qual a relação entre as características de uma pessoa com perfil empreendedor e os novos modelos de gestão? No mundo do trabalho, as pessoas que possuem um comportamento empreendedor estão sendo disputadas. As empresas priorizam novos funcionários que agreguem valores por intermédio de suas qualidades comportamentais, como a busca de resultados em vez de culpados, a criatividade na solução de problemas e a vontade de vencer e de superar desafios. As competências comportamentais, em muitos casos, têm sido mais relevantes do que as competências técnicas, pois podemos concluir com facilidade e agilidade que uma capacidade no âmbito comportamental. Avaliem comigo, para aprendermos a rotina de um processo de importação, podemos ler um livro, fazer um curso ou mesmo aprender na prática, enquanto o “jogo de cintura” nas negociações internacionais, o entusiasmo e a persistência em vencer os desafios de um departamento são características pessoais que levam um tempo consideravelmente maior para serem desenvolvidas. Passo importante para o sucesso Um comportamento empreendedor é sim um passo importante para o sucesso, mas não o único. É necessário mais que talento, é preciso também o conhecimento. A razão de muitos fracassos em empreendimentos próprios não está na consideração do mercado nem na falta de conhecimentos de gestão e do negócio em si. Vejamos, a seguir, algumas características do comportamento empreendedor: Define metas: os objetivos devem ser: desdobrados em curto, médio e longo prazo, claros e específicos, desafiantes, factíveis e mensuráveis; e devem ter um significado pessoal. Tem iniciativa e pró-atividade: movimenta-se no sentido de aproveitar as oportunidades do mercado para expandir os produtos ou os serviços para os novos negócios ou nichos de mercado. Aceita os riscos e trabalha bem sob pressão: aceita os desafios e os riscos e não desanima diante da pressão por resultados. Tem motivação e entusiasmo: possui automotivação relacionada com os desafios e objetivos, além de manifestar entusiasmo e defender suas ideias e projetos. Busca assegurar a qualidade: visa a atingir uma qualidade de 100% para evitar o retrabalho, promover a redução de custos e garantir a satisfação do cliente. Tem criatividade e inventividade: busca soluções alternativas, não desanima diante dos obstáculos. Tem foco no cliente: esforça-se em deixar os clientes satisfeitos, age “com o cliente na mente”, procurando atender às necessidades de qualidade, agilidade e redução de custos dos clientes. Busca estar atualizada: empenha-se para estar munida de dados, resultados e informações, procura estudar pessoalmente o meio ambiente para conhecer clientes, fornecedores e concorrentes. Tem organização e planejamento: procede a um monitoramento periódico de seus resultados, estabelece os objetivos e define metas e prazos. Forma sua rede de contatos: preocupa-se em desenvolver as relações e manter um networking dentro de seu círculo de interesses. Tem foco em resultados: não perde o foco, tem persistência e comprometimento, não desanima com as dificuldades, age rapidamente e assume suas responsabilidades, buscando resultados. Tem habilidades de relacionamentos: mantém uma postura flexível e de aceitação de críticas, além de buscar a integração de esforços nas equipes de trabalho. Todavia, ao fazermos a abordagem das lideranças, das competências gerenciais e da formação de equipes, o que conseguimos elucidar em relação ao processo de gestão de pessoas? Vamos analisar os aspectos relacionados aos fatores estratégicos para a gestão de pessoas e que as lideranças devem estar preparadas para mudar seus paradigmas, questionar suas formas de atuação e gerenciar mudanças, formando equipes de alto desempenho para serem diferencial competitivo, abrindo mão do controle e dando espaço para uma liderança educadora e transformadora. Do mesmo modo, comparamos competências gerenciais e técnicas, os novos modelos de gestão exigem dos profissionais e gestores organizacionais competências interpessoais, administração de conflitos, flexibilidade, atitude experimental, capacidade de assumir riscos e facilidade para trabalhar sob pressão e outras habilidades, Um dos fatores determinantes para o sucesso do empreendedorismo é o desenvolvimento da Inteligência Emocional. Assim como em outras áreas de atuação, a competência emocional é um fator de grande importância para definir entre o êxito e o fracasso de um empreendedor. Apesar de muitas pessoas acreditarem que os fatores emocionais não interferem no mundo dos negócios, eles estão presentes a todo instante. Isso porque, quem move os negócios são pessoas, e pessoas são movidas pelas suas emoções – sejam elas positivas ou negativas. Portanto, é necessário saber gerenciar suas emoções para definir o rumo de seu negócio. Saber reconhecer em si mesmo as emoções e entender de que forma elas se comportam tanto em nós, quanto nos outros, pode contribuir para que o empreendedor administre melhor as adversidades da vida, como lidar com imprevistos que acontecem no dia a dia de uma empresa Não ter controle das emoções é um fator extremamente prejudicial. Algumas das razões principais que diminuem as oportunidades de ascensão de um executivo na empresa são geradas pela falta de equilíbrio de emoções, como agir impulsivamente e não pensar nas consequências de seus atos. Qualidades técnicas são essenciais, mas quando acompanhadas de um bom domínio emocional, o valor do profissional aumenta muito no mundo corporativo Considerada a competência do século, um dos primeiros passos para conquistar a inteligência emocional é o autoconhecimento. Isso porque, conhecer a si próprio que ajudará o indivíduo a entender qual o seu perfil e o que você gosta e tem aptidão para fazer Com um mapeamento das próprias competências e limitações é possível lidar mais facilmente com as próprias emoções, eliminar reações negativas e buscar formas de delinear a própria história, siga essas dicas promova o auto estudo, para alcançar uma performance mais satisfatória usando a sua inteligência emocional a seu favor. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Amapá - Sebrae, apoia aos pequenos negócios. Então, confira em nosso Portal outros assuntos que vão ajudar seu negócio a crescer ainda mais.
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Aprenda as melhores estratégias para recrutar colaboradores
A primeira postura que você deve ter para selecionar os melhores colaboradores é respeitá-los. Desde o momento em que eles vêm à empresa deixar o currículo ou na entrevista de emprego, até a admissão deles na empresa e, principalmente enquanto estiverem na equipe. Isso porque qualquer falta da sua parte pode reverberar em vários lugares, pois este profissional pode dividir tal ação com a família, amigos, colegas da empresa e outros profissionais. Logo, a maioria das pessoas saberá disso e os melhores profissionais pensarão duas vezes antes de trabalhar em sua empresa, mesmo que eles precisem da vaga.
Janeiro, 2020
Como treinar e motivar sua equipe em 5 passos
Tornar seu negócio lucrativo e competitivo no mercado é uma das metas principais de um empreendedor de sucesso. Para isso, o gestor deve apostar nas estratégias certas de pessoal, a fim de, auxiliá-los nessa missão. A manutenção da equipe de pessoal deve ser constante, atualização, capacitação, informações contínuas do negócio, solucionará possíveis pontos fracos da equipe de pessoal. Conheça as dicas que o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá - Sebrae no Amapá, separou para você:
Janeiro, 2020
Como contratar um funcionário pelo Pronatec Aprendiz na MPE
Jovem Aprendiz é um programa do governo federal de incentivo à entrada do jovem no mercado de trabalho. É um adolescente/jovem que tem que entre 14 e 24 anos de idade e que esteja matriculado em um Programa de aprendizagem numa ONG, Escola Técnica ou Sistema S. Ele faz a aprendizagem teórica em alguma dessas instituições e a coloca em prática nem alguma empresa. A prioridade é para aqueles em situação de vulnerabilidade social e matriculados na rede pública de ensino. A lei do Aprendiz determina que toda empresa está obrigada a contratar aprendizes de acordo com as cotas determinada pela legislação e Ministério do Trabalho, A cota está fixada em 5% a 15% do total de empregados cuja função demandem formação profissional (Lei do aprendiz). As vagas serão ofertadas nas áreas de informática, operação de loja e varejo, serviços administrativos e alimentação.