Se você tem o sonho de empreender nas redes sociais, confira 5 dicas especias para você por em prática em sua empresa.
O E-commerce no Brasil e no Ceará
O durante a pandemia da Covid-19 se mostrou a importância das lojas virtuais para o comércio. Esse segmento, que estava em constante crescimento disparou nos últimos meses.
De acordo com pesquisa feita pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), durante os meses de março e maio, momento onde o isolamento estava mais rígido, 107 mil novos empreendimentos nasceram na internet.
"Um dos legados desta pandemia é que os empresários que iriam passar mais um ou dois anos para se adaptar ao ambiente virtual tiveram de fazer isso de uma forma muito rápida.”
Maria Lédio, analista da unidade de inovação e sustentabilidade do Sebrae no Ceará, ao Jornal Diário do Nordeste.
Se você deseja empreender nas redes sociais, confere as dicas especiais que preparamos.
5 dicas para sua loja virtual nas redes sociais
1. Escolha a rede social que mais comunica com seu público
Na hora de abrir sua loja nas redes sociais, é importante seguir todos os passos para abertura de uma empresa, como: estipular o seu plano de negócio, definir o público consumidor da sua loja, além de toda a parte de formalização.
Assim como é importante escolher o melhor lugar para instalar uma loja física, é imprescindível saber qual a rede social que irá ser o ponto de venda da sua empresa.
O Facebook e o Instagram são os grandes focos de venda e cada uma tem suas particularidades. Você pode, inclusive, estar em mais de uma, mas precisa comunicar mais assertiva com seu público.
2. Planeje suas publicações para ter mais qualidade
Todo negócio presente nas redes sociais precisa de planejamento estratégico e de conteúdo de qualidade, como fotos e vídeos, que mostrem os seus produtos.
Por isso, faça um planejamento prévio das publicações que serão feitas em sua loja, levando em consideração pontos estratégicos como: lançamento de produtos, promoções de venda, ou até mesmo alta procura por determinado item.
Nossa dica para isso é ter um profissional que domine o assunto para te auxiliar. Se você não tem como pagar por esse serviço, procure capacitações especializada, como os cursos:
3. Utilize as ferramentas das redes sociais ao seu favor
Cada rede social há seus próprios recursos que podem ser úteis para potencializar seu negócio. Aqui vamos listar alguns deles que você pode aproveitar:
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Facebook: A rede social oferece um espaço de marketplace na qual você pode anunciar seus produtos. Além disso, há vários grupos de compra e venda no qual você pode fazer parte para apresentar sua loja a potenciais clientes.
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Instagram: O instagram disponibiliza algumas funções que se distribuem entre feed de publicações e instastories, desde a possibilidade de inserir preços e links das postagens direcionando ao produto, até o sticker de “Apoio às pequenas empresas”.
Outra função importante em ambas é a utilização de localização nas publicações, para possíveis buscas por regiões.
4. Converta usuários em clientes
Os usuários que estão acompanhando sua loja nas redes sociais podem ainda não ser clientes, mas tem interesse em seus conteúdos e produtos e tem um grande potencial em se fidelizar a sua marca.
Para isso acontecer, é importante que você levante as mangas para trabalhar em oferecer o melhor relacionamento com seu cliente. Nossas dicas são:
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Responda as dúvidas de seu usuário com rapidez e eficiência.
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Evite a frase “preço no direct” e ofereça facilidade e praticidade na hora do cliente realizar a compra.
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Faça publicações de engajamento para estar por dentro das opiniões dos usuários.
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Fique de olho nas tendências e no que está sendo mais buscado dentro das suas redes sociais.
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Planeje promoções direcionadas e exclusivas.
5. Prepare-se para expandir sua loja
Pense que abrir sua loja nas redes sociais pode ser apenas o primeiro passo para uma trajetória de crescimento. Afinal, melhorias e inovação são uma das chaves para conquistar novos clientes.
Crie metas para sua empresa e coloque em seu planejamento a possibilidade de abertura de um site de e-commerce para sua marca e amplie a entrega de seus produtos.
Além disso, outras ferramentas digitais, como o Google Meu Negócio e o Google Shopping, podem ser um ponto estratégico para o aumento de tráfego para seu site no futuro.
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O Sebrae é pra você! - Edição Marketing e Vendas
O Sebrae Ceará realizará nos dias 5 e 6 de dezembro, de forma online e gratuita, a edição do “O Sebrae é pra você - Marketing e Vendas”, um evento focado para empreendedores da região. O encontro pretende reunir mais de 3000 pessoas e tem como palestrantes já confirmados a influenciadora e empresária Mari Maria, conhecida por sua expertise em beleza e negócios e o Caito Maia, fundador da Chilli Beans, que trará sua experiência única no universo dos negócios. Com conteúdo exclusivo, palestrantes renomados e uma abordagem prática, este evento visa capacitar empreendedores em áreas cruciais de marketing e vendas. De acordo com Emylianny Brasil, analista do Sebrae, “É muito importante iniciativas como essa para que os empreendedores cearenses tenham insights valiosos, baseados na prática, para o crescimento empresarial e pessoal Inscrição Evento: O Sebrae é pra você - Edição Marketing e Vendas Dias: 5 e 6 de dezembro Horário: 19h30 às 21h30 Valor: Gratuito Inscrição: http://sebraepravoce.com.br
Novembro, 2023
Escola Experience oferta curso de Design Thinking para negócios
Você é empreendedor e deseja aprender com especialistas de mercado como alavancar o seu negócio por meio da criatividade e inovação? Então o novo curso de Design Thinking da Experience - Escola de Conhecimento Sebrae é para você! Com aulas a serem realizadas no período de 28 a 31/03 e 04 a 06/04, o curso imersivo vai ensinar na prática a metodologia do Design Thinking e como aplicar as técnicas de criatividade e inovação no seu negócio. Ao todo, serão 21 horas de aulas ao vivo com turma presencial em Fortaleza.
Março, 2022
Conheça soluções de Marketing e Vendas do Sebrae para o seu negócio!
Como vender mais? Como atrair novos clientes? Se você empreende, conhece bem essas perguntas, não é mesmo?E a verdade é que elas devem sempre estar na mente dos empreendedores para que constantemente novas respostas possam ser encontradas. Afinal, o mercado e o seu consumidor podem mudar e você não pode ficar apenas de braços cruzados vendo tudo isso acontecer. Para isso é fundamental ter um planejamento de negócios bem definido com estratégias de marketing alinhadas aos objetivos comerciais da sua empresa para aumentar o faturamento e também a atração de novos clientes. Dê a Volta por Cima com a ajuda do Sebrae. Clique aqui e solicite gratuitamente uma consultoria na área de Marketing e Vendas para sua empresa. Aprenda a fazer um plano de negócios em apenas 7 passos clicando aqui. Mas como as ações de Marketing podem impactar nas suas vendas e ajudar a atrair clientes? Imagine que você está navegando em um barco. Você decide embarcar nessa aventura sem a ajuda de mapas, guias ou bússolas que ajudem a chegar até o destino final.Você pode se perder no meio do caminho ou chegar aonde sempre quis, mesmo que isso demande mais tempo. Porém, concorda que ao usar mapas, guias e bússolas o caminho percorrido poderia ser muito mais estratégico e até mesmo mais rápido? O Marketing é este facilitador que pode abrir muitos caminhos para o sucesso de vendas da sua empresa. Por meio de estratégias offline ou digitais, ele pode ampliar o reconhecimento da sua marca, ajudar no posicionamento estratégico da sua empresa, atrair novos fãs e aumentar suas vendas. Sem ele, você pode até conseguir bons resultados. Mas com ele, sua empresa poderá faturar muito mais, de forma mais estratégica e em um período de tempo menor a depender dos seus esforços. O Sebrae no Ceará é especialista em ajudar empreendedores a destacarem suas empresas no mercado por meio do Marketing e das Vendas, por isso tem diversas iniciativas que podem ajudar pequenos negócios. Quer saber quais são as nossas soluções? Listamos cada uma delas abaixo. Confira! Radar Sebrae: As melhores oportunidades de negócio podem estar no seu radar com a ajuda do SebraeQuer abrir um negócio, mas não sabe qual local seria mais indicado? Quer entender melhor o mercado antes de dar o primeiro passo rumo ao empreendedorismo ou até mesmo validar sua ideia de negócio? Tudo isso é possível no Radar Sebrae! Acesse e comece a explorar agora mesmo! Clique aqui. Data Sebrae Informações são sempre necessárias para empreendedores que buscam entender o mercado em que atuam e as tendências do seu nicho de atuação. Dados sobre diversas atividades econômicas, perfis de consumidores e empreendedores e muito mais você encontra no Data Sebrae. Que tal começar suas pesquisas agora mesmo? Clique aqui. Marketplace Magalu Prepare-se para vender mais na Internet com a parceria Sebrae e Magalu!Como funciona? Você conecta o seu negócio ao marketplace da Magalu para vender de forma simples e com taxas diferenciadas, divulgando melhor seu produto nas redes sociais com capacitações do Sebrae. Clique aqui para saber mais! Mercado Azul O Mercado Azul funciona como uma vitrine de negócios. Cadastrando gratuitamente sua empresa na plataforma, você amplia a divulgação dos seus produtos e serviços e tem acesso a fornecedores em todo o Brasil! Acesse e confira! Cursos Online e Gratuitos de Marketing e Vendas para você estar por dentro das melhores estratégias Conhecimento nunca é demais! Para empreender e estar sempre de olho nas estratégias que vão fazer sua empresa crescer e vender mais, selecionamos alguns cursos gratuitos e online que podem ajudar você nessa missão. Confira e inscreva-se! Marketing Digital para o empreendedor Customer Success: Como conquistar e manter clientes Como fazer sua loja virtual em marketplace vender mais Como turbinar suas vendas Como comprar bem e de bons fornecedores Análise Gratuita do seu perfil comercial no Instagram para sua empresa ir além das curtidas Você já sabe como converter seguidores em compradores e integrar sua loja às redes sociais? Esses são apenas alguns dos aprendizados que você terá acesso com a análise do seu perfil no Instagram.Você solicita sua consultoria gratuita e recebe dos nossos especialistas uma análise completa com orientações específicas para sua empresa vender mais e melhor na Internet!Acesse e saiba mais!Consultoria Gratuita sobre Meios de PagamentoO consumidor mudou e a sua empresa não pode ficar estagnada. Descubra como atualizar os seus meios de pagamento e tornar a vida do seu cliente mais prática!Solicite sua consultoria gratuita clicando aqui. Consultoria Gratuita sobre Google Meu NegócioDestaque sua empresa no Google com o apoio dos consultores do Sebrae! Com a consultoria você terá o perfil da sua empresa analisado e receberá diversas orientações para ser encontrado e aumentar suas vendas.Clique aqui e solicite a sua! Triplique suas vendas e otimize o seu atendimento usando o aplicativo queridinho dos clientes: o Whatsapp! O Whatsapp pode ser uma ferramenta e tanto para o seu negócio!Com ele você poderá aumentar as vendas e definir processos estratégicos para o atendimento da sua marca ser inesquecível.Você pode ter uma consultoria gratuita de atendimento no Whatsapp com os especialistas do Sebrae. Para solicitar a sua, clique aqui. Sebraetec Que tal contar com o apoio do Sebrae para vender mais pelos canais digitais com baixo custo?Com o Sebraetec é assim! O Sebrae subsidia 70% do valor em serviços de 4 áreas distintas: design, produção e qualidade, desenvolvimento tecnológico e sustentabilidade.Você escolhe a que mais se adequa à necessidade da sua empresa, aguarda o contato do prestador de serviço e inicia uma jornada incrível de transformação do seu negócio! Acesse e conheça! Brasil Mais Conte com um time de especialistas para analisar a sua empresa, identificar os problemas que te impedem de crescer e melhorar os resultados. A partir daí te ajudamos a implementar soluções rápidas, inovadoras e de baixo custo para que você consiga testar e mensurar os resultados na área escolhida.Acesse para saber mais! UpDigital: Se você busca vender mais no digital, essa solução é perfeita para você! O UpDigital disponibiliza mentorias personalizadas que buscam compreender a necessidade do seu negócio e como ele pode melhorar a presença digital com o objetivo de aumentar as vendas de forma exponencial! Prepare-se! Essa jornada inclui mentoria com especialista em Marketing Digital, encontros virtuais, acesso a ambiente de aprendizado e conteúdos exclusivos!Clique aqui e conheça!
Novembro, 2021
Inscrições abertas para a Feira do Empreendedor - Sebrae
A Feira do Empreendedor Digital 2021, do Sebrae, está com inscrições abertas e você pode garantir sua vaga no maior evento de empreendedorismo do mundo! Serão 5 dias de programação especial com dicas, informações e oportunidades de negócio para quem já possui uma micro ou pequena empresa ou para quem quer dar os primeiros passos no empreendedorismo. Como funciona a Feira do Empreendedor Digital do Sebrae? Realizada de forma online e 100% gratuita, entre os dias 23 a 27 de outubro, de 10h às 20h, os participantes poderão acessar a plataforma de realidade virtual Sebrae Experience para visualizar toda a programação, os expositores e soluções para os pequenos negócios. E mais: com apenas poucos cliques, os inscritos poderão iniciar um atendimento remoto com os consultores do Sebrae, que estarão disponíveis para tirar dúvidas e realizar orientações. O Sebrae Experience é compatível com os navegadores Chrome, Firefox, Edge, Safari e IE, podendo ser acessado por tablet, celular e desktop. Por que realizar a sua inscrição? Participando da Feira do Empreendedor Digital 2021 você tem acesso a: Palestras (todas com intérpretes de Libras) sobre Finanças, Vendas, Atuação na Internet, Inserção no Mercado Internacional, MEI, dentre outros assuntos. Rodadas de Negócios Virtuais, onde potenciais compradores e vendedores estarão reunidos de forma online para transações comerciais conforme interesses em comum. Vitrine: um espaço onde o visitante tem acesso aos expositores que apresentam sua marca, produtos e serviços, podendo trocar cartões de visitas virtuais e já realizar bons negócios. Atendimento remoto com consultores Sebrae que poderão apresentar as soluções mais indicadas para o seu negócio e tirar dúvidas sobre formalização. Como se inscrever na Feira do Empreendedor Digital do Sebrae? Com tanta oportunidade bacana para você, não dá para ficar de fora desse evento, não é mesmo? Para realizar sua inscrição na edição de 2021 é muito simples: basta acessar o site oficial da Feira do Empreendedor Digital 2021 e preencher o formulário de participação. Aproveite para participar também do Lançamento oficial do evento! Ele será realizado no dia 05 de outubro, às 18h.
Setembro, 2021
Seja Expositor na Feira do Empreendedor Digital - Sebrae
A Feira do Empreendedor Digital 2021, do Sebrae, está com inscrições abertas para empresas que desejam participar como expositores. Essa é a chance de ampliar o reconhecimento da sua marca para visitantes de todo o Brasil e fechar novos negócios. Quem pode ser um expositor? MEIs, micro e pequenas empresas que estejam buscando maior visibilidade para seus produtos e serviços, além de novas oportunidades de negócios. Por apenas R$490,00, que pode ser parcelado em até 9x no cartão de crédito, você poderá ter sua empresa exposta em uma vitrine virtual para milhares de visitantes do país na maior Feira de Empreendedorismo do mundo. Após o evento, de 27 de outubro a 12 de novembro, a plataforma continuará ativa com todas as possibilidades para as empresas fecharem seus acordos comerciais. Após o dia 12 de novembro, todas as empresas expositoras serão inseridas no Catálogo Oficial da Feira, que estará disponível aos empreendedores que procuram novos negócios. Não dá pra ficar fora de uma oportunidade como essa, não é mesmo? Como funciona a Feira do Empreendedor Digital do Sebrae? Realizada de forma online e 100% gratuita para os visitantes, nos dias 23 a 27 de outubro, de 10h às 20h, os participantes terão acesso à plataforma de realidade virtual Sebrae Experience para visualizar toda a programação, os expositores e as soluções para os pequenos negócios. O Sebrae Experience é compatível com os navegadores Chrome, Firefox, Edge, Safari e IE, podendo ser acessado por tablet, celular e desktop. Passo a Passo para ser um expositor da Feira do Empreendedor Digital do Sebrae Para solicitar o seu espaço, acesse o site oficial da Feira do Empreendedor 2021 e inscreva-se como expositor. Após a análise da sua inscrição e seleção conforme regulamento, a equipe comercial do Sebrae entrará em contato com você. Mas, não perca tempo! As vagas são limitadas!
Setembro, 2021
Marketing de Influência: Divulgue sua empresa com a pessoa ideal
Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre os influenciadores digitais. Mas para quem ainda não conhece, eles são pessoas que possuem um grande números de seguidores e apresentam bons de engajamento nas redes sociais. Essas pessoas estão inseridas nos mais variados segmentos de negócio, um exemplo de influencer é a cantora Anitta. Com milhões de seguidores, a artista consegue se comunicar para além de seu público e influenciar os desejos de consumo e cultura dos seguidores. As empresas que buscam diferencial competitivo já se apropriaram do marketing de influência, uma tendência que remodelou a forma de divulgar produtos e serviços na última década.
Outubro, 2020
Coronavírus: Como o consumo irá se transformar após a pandemia?
O coronavírus veio como um divisor de águas sendo o um dos grandes acontecimento a marcantes do século XXI. De acordo com o historiador e filósofo, Leandro Karnal, em entrevista à CNN Brasil, contou que grandes eventos, como o que está acontecendo, são decisivos no rumo que a sociedade irá tomar durante os próximos anos. “O primeiro fator de uma epidemia, guerra ou revolução é acelerar processos que já estavam em curso. Essa é uma mudança irreversível. Nós estamos vendo a história mudar tão rapidamente que, há três meses, se alguém visse como vi hoje tantas pessoas entrarem de máscara no prédio, seriam detidas por tentativa de assalto. Hoje, quem não está de máscara é visto como infrator."Leandro Karnal Com a sociedade em mudança, o comércio e diversos outros segmentos do mercado já preveem uma nova trajetória e os empreendedores precisam estar atentos às tendências pós-coronavírus. Algumas dessas transformações, a curto prazo, não são tão positivas. Segundo pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) publicada em abril o Produto Interno Bruno (PIB) global entre os anos de 2020 e 2021 irá apresentar uma queda prevista de até 3,5%. Apesar do sentimento de incerteza, também há perspectivas positivas onde a tecnologia e a preocupação socioambiental irá protagonizar modificações na forma de consumir produtos e serviços. Confira a algumas previsões de mudanças e possíveis tendências do mercado pós-coronavírus, e esteja atento para adaptar seu empreendimento:
Maio, 2020
Conheça as tendências de 2020 para indústrias e para o comércio
Todos os dias o mercado apresenta novas possibilidades de inovação e de transformações que fazem o empreendedor ficar sempre atento. Muitas vezes, dentro dessas novidades, há a oportunidade de crescimento da empresa e de alcançar novos clientes. Confira a seguir algumas tendências para os segmentos de indústria e comércio que prometem movimentar o mercado em 2020: Indústria A indústria é um segmento que constantemente se encontra em renovação. São muitas as novidades, tanto em tecnologia, quanto em organização empresarial. Para 2020, as tendências se concentram em grandes inovações tecnológicas e também com foco no meio ambiente. Dentre os desenvolvimentos tecnológicos, no próximo ano a automação e a inteligência artificial são destaques. A utilização de máquinas e sistemas que facilitam o trabalho humano já estão em alta em diversas indústrias e tendem a continuar em crescimento. De acordo com a Forbes, a AIoT (Inteligência Artificial das Coisas) será algo que as indústrias buscarão incluir cada vez mais em suas produções, por oferecer economia de gastos e ampliação da produtividade. Segundo pesquisas da MPI Group, 70% dos produtores apresentaram crescimento na lucratividade com a aplicação da AloT. A tecnologia de banda larga 5G também estará presente nas indústrias, proporcionando compartilhamento de dados e de comunicação com muito mais precisão e rapidez. Outro ponto de grande importância são os cuidados com o meio ambiente, que devem se intensificar durante os próximos anos. Ainda em 2019, o chamado “Dia da Sobrecarga da Terra” criou um alerta sobre as questões ambientais em todo o mundo. A data marca o dia do esgotamento dos recursos naturais do planeta para aquele ano e ela aconteceu muito antes do previsto (no dia 26 de junho). Com os olhos abertos para a sustentabilidade, a indústria adotará como tendência para o próximo ano a busca por certificações e selos de qualidade ambientais. Além disso, a reciclagem terá papel fundamental para a diminuição do consumo de plástico e da produção de lixo. O plástico, grande vilão do meio ambiente, será fortemente combatido e é necessário que as indústrias estejam alinhadas a esta tendência. Comércio O comércio ganhará grandes aliados de vendas ao se alinhar com as tendências para 2020. Os consumidores estão cada vez mais informados e preocupados em utilizar marcas que andem de mãos dadas com seus objetivos. Para o próximo ano, o ideal para as empresas é comunicarem seus propósitos aos clientes e se manterem alinhados com a ética e com questões socioambientais. Segundo levantamento realizado pela WGSN (empresa norte americana Worth Global Style Network), os consumidores serão a chave de transformações para o varejo. Um exemplo claro para estas transformações é a forma de pagamento atual do consumidor. De acordo com pesquisa realizada pela WGSN, 64% dos empresários afirmam que o pagamento através de dispositivos móveis são prioridade para o funcionamento da empresa. O resultado da pesquisa mostra o quanto a tecnologia anda de mãos dadas com as tendências para 2020. Além da forma de pagamento inovadora, compras realizadas através da influência de realidade aumentada também estarão em propensão. Saindo do momento da compra e partindo para o momento de decisão do consumidor, a comunicação omnichannel tende a ser muito efetiva e bastante utilizada para o próximo ano. A estratégia se resume em unificar a forma de se relacionar com o cliente, tanto no mundo virtual, quanto no físico. O que esperar de 2020? A expectativa é de que em 2020 as empresas estejam abertas a inovar em todos os segmentos de atuação do mercado. Fique por dentro de outras tendências para o próximo ano.
Dezembro, 2019
Empreendedor, descubra o que sua empresa deve evitar na Black Friday.
A Black Friday já está logo aí e agora que você aprendeu a planejar de forma estratégica para alavancar suas vendas e também conheceu os nossos cursos de gestão de estoque, formação de preço e venda, estratégias de marketing digital, atendimento ao cliente e pós-venda, chegou a hora de você conduzir sua empresa nessa época do ano, sem erros. Listamos abaixo um compilado de estratégias cruciais para esse período do ano que vão reforçar o compromisso da sua empresa com o seu público, valorizando-a ainda mais mercado. Busque não elevar o preço do seu produto/serviço para poder dar descontos promocionais, pois esse tipo de atitude já é bastante observado pela mídia e pelo público durante a Black Friday, o que pode transformar sua ação de venda em propaganda enganosa. Ainda no âmbito promocional, não crie descontos excessivos ou promoções inviáveis que possam acarretar mais prejuízos que benefícios à sua empresa. Trabalhe dentro do limite de lucro, utilizando estratégias de vendas bem planejadas. Na Black Friday é importante que sua empresa esteja ainda mais alinhada com os ambientes online e offline para que os seus consumidores tenham a melhor experiência. Otimize o atendimento nas redes sociais e demais canais virtuais da sua empresa, como e-commerce e WhatsApp, sem deixar de atender também de forma esclarecedora e receptiva nas lojas físicas. Sobre compras feitas no site da sua empresa, é importante que a comunicação seja clara a respeito dos prazos de entrega. Não omita essa informação. É importante deixar o seu público informado da real condição de entrega, evitando futuros desconfortos. Por fim, mas não menos importante, não deixe de acompanhar o processo de vendas e retorno do seu público. Esse é um momento de fidelização e reconhecimento no mercado. Gostou do material especial que preparamos para sua empresa durante o mês de novembro? Então é hora de colocar tudo em prática para alcançar uma Black Friday de sucesso. Se você perdeu alguma dessas orientações, não se preocupe, clicando abaixo você confere cada uma delas. Empreendedor, prepare-se agora mesmo para a Black Friday! Aumente as suas vendas na Black Friday!
Novembro, 2019
Empreendedor, prepare-se agora mesmo para a Black Friday!
A Black Friday 2019 começa em algumas semanas, e é imprescindível que você empreendedor, esteja preparado para esse momento com alto índice de vendas no mercado brasileiro. Para isso, o Sebrae no Ceará trouxe algumas sugestões de conhecimentos necessários para você realizar campanhas de forma eficiente para sua empresa. Existem alguns pontos importantes a serem levados em consideração, não só na Black Friday, mas durante todo o ano, que vão desde a gestão do seu estoque, o preço estabelecido, descontos promocionais, inovação, atendimento ao cliente e pós-venda. Confira a lista de cursos abaixo: Os cursos de Gestão de Estoque podem ajudar a definir com antecedência a quantidade necessária de produtos para atender a demanda, sem criar experiências negativas com o seu público. Já os Cursos de Formação de Preço e Venda são de extrema importância para definição de descontos sem perder de vista o lucro da sua empresa. Com ele, você aprende a analisar e definir de forma assertiva os custos e benefícios, vendendo adequadamente os seus produtos. Com os cursos de Marketing Digital do Sebrae você pode promover insights de estratégias para alcançar novos públicos e reforçar seus benefícios. Vivemos na era conectividade e é de grande valia que a sua empresa tenha uma boa comunicação e relacionamento com o seu público. Com os cursos de atendimento ao cliente e de técnicas de venda podem ajudar os vendedores a serem assertivos na abordagem do cliente para oferecer os melhores produto, entendendo suas necessidade e gerando uma maior satisfação ao fim da compra ou serviço. Os cursos de Pós-venda são fundamentais para orientar na fidelização do cliente após o período promocional. Gostou das nossas sugestões de cursos para você inovar em suas vendas na Black Friday?Continue acessado o nosso portal e confira os cursos disponíveis para você empreender com sucesso!
Novembro, 2019
Aumente as suas vendas na Black Friday!
Empreendedor, antes de planejar suas vendas, conheça a Black Friday! A Black Friday foi iniciada nos Estados Unidos, em meados da década de 90, por conta do alto fluxo das compras natalinas. Ao longo dos anos, foi se espalhando pelo mundo, até chegar ao Brasil em 2010, onde foi muito bem aceita. O evento que é marcado sempre para a última sexta-feira de novembro, gera expectativa de venda para os empreendedores e o consumo de públicos variados, que aproveitam descontos e promoções, incentivando a movimentação da economia do país. Economia crescente na Black Friday Dados dos últimos 3 anos, apontam um crescimento na economia, não só no varejo, mas expressivamente em lojas virtuais, um ambiente que deve ser levado em consideração na hora de planejar os descontos e promoções dos seus produtos e/ou serviços na Black Friday. Confira o faturamento total nesse período e quanto em média o público brasileiro gastou em suas compras. 2011 Faturamento total no país: 100 milhões de reais. Média de compras: R$ 450,00 2015 Faturamento total no país: 1,5 bilhões de reais Média de compras: R$ 500,00 2016 Faturamento total no país: 1,9 bilhões de reais. Média de compras: R$ 653,00.2017 Faturamento total no país: 2,1 bilhões de reais. Média de compras: R$ 562,00.2018 Faturamento total no país: 2,6 bilhões de reais. Média de compras: R$ 608,00 Fonte:https://exame.abril.com.br/negocios/dino/black-friday-2019-numeros-comprovam-o-crescimento-e-a-adesao-dos-consumidores/ Expectativas e estratégias A expectativa é que em 2019, os dois ambientes de compra sejam desbravados ainda mais. Para aqueles empreendedores que ainda não atuam com e-commerce, tem em seu caminho um novo desafio a ser superado. É importante que não só na Black Friday, mas durante todo o ano, sua empresa esteja preparada para receber esse público conectado. Um passo crucial é atualizar as redes sociais da sua empresa. Aproveite e informe a todos as ofertas que a sua empresa está preparando neste período. Outra estratégia adotada por empreendedores para conquistar esse público, são os apps, que fazem parte da rotina mobile. Nem toda empresa tem seu aplicativo, de acordo com o seu negócio, procure parcerias com aplicativos de entrega, prestação de serviços e etc. Produtos e serviços mais procurados Muitos consumidores planejam-se durante meses para aproveitar essa data e renovar os eletrodomésticos de casa, como geladeira, fogão e máquina de lavar. Também produtos de maior realização como eletrônicos, desde notebooks, videogames e smartphones. O vestuário, viagens e alimentação, também entram nesse nicho de procura. São produtos que levam até 80% de desconto, mas atenção: para que sua empresa tenha uma Black Friday promissora, é importante traçar um planejamento estratégico de vendas, apostando em promoções e descontos que atraiam o seu público e que realmente tragam benefícios a sua empresa.Gostou das nossas orientações para uma Black Friday de sucesso?Continue acompanhando nossas redes sociais e o portal do Sebrae no Ceará.
Novembro, 2019
A beleza de Aracati no 2º Festival de Gastronomia e Cultura
A Rua de Grande virou casa do Festival de Gastronomia e Cultura do Aracati. Em sua segunda edição, o evento une artistas, artesãos, gastrônomos, agricultores, guias turísticos e tantas outras atividades reais no Litoral Leste do Ceará, que a maioria das pessoas talvez nem imagine. Sua realização ficou a cargo do Sebrae no Ceará junto à Prefeitura Municipal de Aracati. As senhoras que colocam suas cadeiras na calçada coberta pela sombra dos prédios que desde o ano 2000 são considerados patrimônios históricos, são as mesmas que abrem suas casas para contar as histórias do litoral leste no Festival. Isto faz parte do Projeto “Minha Casa de Portas Abertas” que acontece à primeira vez pela ocasião. Se não bastasse a receptividade dos moradores da Rua Grande, os bonecos gigantes do artista plástico Hélio Santos passeavam em cortejo na noite atraindo famílias e amigos que desfrutavam da companhia de pessoas queridas. Sorrisos fáceis surgiram no público ao ver a beleza e alegria do Coral da Terceira Idade apaixonado pelo Aracati e transbordantes no jeito leve de cantar. Também na cerimônia de abertura, o Diretor Técnico do Sebrae no Ceará, Alci Porto, destacou o potencial dos pequenos para o litoral e a força que seus representantes possuíam e precisavam exercer para apoiá-los. O Teatro Francisca Clotilde foi dedicado, nos três dias do Festival de Gastronomia e Cultura do Aracati, à programação para as crianças com contação de história, sarau e brincadeiras. Bisavós, avós, mães, pais, filhos e filhas se divertiam com os artistas e tinham o brilho de alegria nos olhos evidentes nas fotografias que eternizavam cada momento. Não somente, lazer, cultura e conhecimento, o festival também proporcionou às famílias do litoral leste do ceará oportunidades de negócio, especialmente na agricultura familiar. Em um ambiente dedicado, famílias (de diferentes conjunturas) apresentaram seus produtos e projetos. Dentre eles, estava a Semente Integrativa que já caminha há 2 anos com foco na sustentabilidade e desenvolvimento social da vida de Majorlândia. Atualmente, se localiza no sítio Flor da Maringá, onde acontecem oficinas gastronômicas, de artesanato e construção social para várias famílias da região. Morena, Aline e Sâmia são mulheres de conhecimentos diferentes, respectivamente, uma é professora de Yoga, outra culinarista natural e anfitriã da Estação Permacultural Flor de Moringá. Juntas são capazes de impactar positivamente diversos segmentos da economia local através da agricultura familiar. Para o segundo dia do Festival de Gastronomia e Cultura de Aracati, prevê-se uma programação técnica recheada de conhecimentos para a alavancagem de negócios e atividades culturais para promoção e incentivo do litoral leste cearense.