Como podemos nos aproveitar dos movimentos de mercado para surfar ondas e buscar as melhores oportunidades? O Sebrae te ajuda com isso!
Estar atento às tendências do mercado é fundamental parar e analisar e avaliar a situação ao seu redor, principalmente em uma situação pós-pandemia. Algumas das tendências que vão bombar em 2023 estão relacionadas a contextos tecnológicos, consciência ambiental, clubes, saúde, delivery e infoprodutos.
Tecnologia
Muitas empresas de todas as esferas da vida precisam se reinventar digitalmente, e isso também pode acontecer com o seu negócio. Algumas empresas não precisam começar do zero porque já avançaram na transformação digital e estão começando a investir mais na área ou adotar novos diferenciais para se manterem competitivas.
Um desses diferenciais é o omnichannel, que tenta estar presente em todos os canais e redes sociais disponíveis. Agora, as tendências mudaram porque as empresas entenderam que atacar em todas as redes sociais, ou plataformas de vendas onde é um desafio adicional para construir relacionamentos e experiências emocionais com os clientes, então menos é mais. Aposte nos canais certos, onde seu público realmente se faz presente e você consegue atender a demanda.
É muito importante entender as tecnologias que estão crescendo no mercado e que devem abrir novos modelos de negócios, ou influenciar o relacionamento com os clientes, uma delas são as NFTs, uma tecnologia que funciona como um certificado digital pode assegurar a originalidade e a exclusividade de um bem digital. Os NFTs têm sido amplamente utilizados para comercializar obras de arte no mundo digital, mas também já estão impactando outras áreas, como títulos e até mesmo no esporte.
O que antes era descartado ganhou novo valor com as tendências de reutilização e upcycling que continuam agitando o mercado, inspirando muitos negócios e dando às sobras um enorme potencial. Materiais e resíduos podem ser comercializados ou trocados entre empresas parceiras, doados, reaproveitados em novos processos produtivos, convertidos em bioenergia, etc. As possibilidades são infinitas e podem fazer parte de diferentes campos. Uma delas é a moda upcycling, que vai além dos brechós tradicionais, segmento em que a ideia é reaproveitar materiais já existentes como tecidos, estofados, roupas e alguns outros que são classificados como sobras, ou mesmo sucatas para transformar em roupas novas, geralmente feitos à mão.
Outro nicho de mercado com grande potencial de crescimento, são os cosméticos naturais feitos de forma sustentável e que respeitam a natureza, já é comum as empresas surfarem na onda da conscientização ambiental, substituindo alguns sintéticos em seus produtos por materiais que não poluem ativos naturais. Por exemplo, xampus e condicionadores em barra e cremes feitos apenas com produtos naturais são duas das principais tendências do mercado de beleza em 2023.
Talvez você não conheça a palavra "wearable", mas com certeza já sabe o que significa, wearable é qualquer dispositivo tecnológico que possa ser usado como acessório, ou que possamos usar. Os principais exemplos são os smartwatches e pulseiras fitness, relógios de pulso e pulseiras conectadas, que têm o monitoramento da saúde como um dos recursos mais atraentes, além de ajudar os usuários a medir sua frequência cardíaca ou velocidade de corrida, os wearables também são uma mão na roda para quem precisa de mais praticidade na sua vida diária. Por exemplo, eles permitem que você acompanhe notificações sem a necessidade do seu telefone, pague por proximidade e até use-o como GPS. Muitos wearables fazem parte de outra tendência em alta, o IoT (Internet of Things), conceito que propõe a interconexão de objetos do cotidiano.
Um bom exemplo, e já em alta, são os alto-falantes com assistentes inteligentes como o Alexa da Amazon, mas em breve essa tendência de objetos inteligentes deve dominar a maioria dos nossos eletrodomésticos.
Vale lembrar que quando falamos de produtos de beleza, a tendência de novos homens e novas mulheres ainda está em alta. O público está farto de estereótipos ultrapassados ??sobre masculinidade e feminilidade, por isso o mercado mudou a forma como representa homens e mulheres na publicidade e se comunica com eles por meio de produtos, serviços e cuidados. A saúde mental dos homens e a paternidade são alguns dos grandes pontos positivos recentes. O mesmo vale para a questão da idade, a sociedade em geral está envelhecendo e os idosos são mais ativos no mercado. Há um público-alvo muito forte para entender e aproveitar.
Clubes por assinatura não são novidade, afinal a economia circular já estava transformando o mercado antes mesmo da pandemia, livros, bebidas, alimentos e produtos de higiene pessoal são os segmentos de maior destaque do setor, mas as possibilidades são muitas e continuam em alta. O maior apelo dos clubes de assinatura é a conveniência e as previsões de gastos que eles trazem para seus clientes. Outro fator importante é que esse modelo de negócio desperta a curiosidade dos consumidores para que as empresas possam enviar suas bolsas de vinho, discos, livros, produtos de beleza de acordo com o comportamento e gosto pessoal do cliente.
O truque é encontrar mercados inexplorados, ou raramente explorados, e investir em negócios de pagamentos recorrentes.
Outro setor que está crescendo exponencialmente por conta da pandemia é o delivery, e de tudo que você possa imaginar, basta pensar no seu estilo de vida, você pode começar a pedir mais do que apenas pizza de domingo pelo app. O que antes era apenas uma comodidade tornou-se uma necessidade e hoje, é quase impossível imaginar um negócio sem um serviço de delivery. À medida que as compras on-line se tornaram populares durante a pandemia, também aumentou a necessidade de as empresas considerarem a logística de entrega. Essa corrida contra o tempo pode ter sido um pouco estressante para alguns no início, mas agora a maioria dos mercados se adaptou. Então, se o seu negócio ainda não implementou esse modelo nas vendas, fique atento. Considerar a entrega na experiência de compra do cliente é tão ou mais importante para um negócio do que ter uma boa presença digital. Mesmo que as atividades presenciais retornem gradativamente, ainda há muito mercado a ser explorado para garantir que os serviços continuem melhorando.
Encontrar um nicho de investimento em um bom marketing é crucial para quem deseja iniciar um negócio na área. Um setor que está em alta é o delivery de alimentos e, dentro desses limites, há diversos nichos a serem explorados, como marmitas para quem tem alguma restrição alimentar.
Produtos de informação são materiais de informação criados e distribuídos em formato digital, geralmente cursos online ou cursos sobre uma ampla gama de tópicos:
- Aprender um idioma
- Como usar um software
- Dicas de viagem
- Preparar um certo tipo de receita
- Tocar um instrumento
É um mundo cheio de possibilidades. O vídeo é a principal ferramenta para a comunicação na era pós-pandemia. Uma das principais vantagens de criar um produto digital é que os lucros podem ser escaláveis, porque as oportunidades de vendas pela internet são muito maiores do que nos cursos presenciais. Pense nisso, você faz conteúdo uma vez e pode vendê-lo inúmeras vezes na internet. Novamente, é preciso conhecer seu público, conhecer seu produto, seus talentos, as coisas interessantes que você tem a oferecer que podem ser rentabilizadas através de custos de acesso e até futuros patrocínios e parcerias com outras empresas.
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October, 2023
Empreender na terceira idade
Você já parou para pensar que as pessoas acima de 60 anos têm altas chances de reunirem características ideais para o empreendedorismo? Com menos medo dos riscos e mais preocupadas com a realização pessoal do que com a rentabilidade, muitas mulheres escolhem o empreendedorismo como um caminho para ter uma vida mais ativa, inclusive após a aposentadoria. Geralmente, a criação de negócios por pessoas na terceira idade ocorre por dois aspectos: Oportunidade: a terceira idade é o momento em que há mais tranquilidade, conhecimento e segurança para se fazer o que se sabe ou o que se gosta, muitas vezes pela realização de um sonho; Necessidade: as condições impostas pelo mercado de trabalho com a priorização da juventude em detrimento da experiência dos mais velhos ou para completar a renda obtida com a aposentadoria. A experiência e a maturidade profissional são favoráveis a essas empreendedoras e contribuem para o sucesso de qualquer empresa. Mas, assim como em qualquer idade, a decisão pela abertura de uma empresa precisa de uma análise de vantagens e desvantagens, além de planejamento e avaliação das oportunidades. Então, como começar? Depois de decidir entrar nesse ramo, elaborar um bom plano de negócios, estudar o mercado e buscar capacitação são alguns quesitos básicos. Mas não se preocupe! O Sebrae oferece apoio ao longo de todas essas etapas. Além disso, fique atenta e tenha atitudes ligadas a estes quatro pontos: Buscar ajuda Experiência e aptidão são credenciais para a abertura de um negócio, mas não basta para determinar o sucesso do seu empreendimento. Consulte especialistas para conseguir ajuda no amadurecimento da sua ideia e de sua viabilidade, além de saber por onde deve começar. Investir em capacitação O conhecimento e as competências adquiridas durante a vida profissional devem estar afiados. Isso deve ser valorizado, mas não pode dispensar mais conteúdo. Por isso, especialize-se na área de interesse do negócio. Faça cursos, participe de seminários, feiras e exposições. Inovar Não deixe de observar o que há de novidade no mercado para oferecer produtos ou serviços diferenciados. Inovação implica não só investir tecnologia, mas buscar soluções que tornem a sua empresa sustentável. Dedique-se Investir em um negócio exige determinação em qualquer idade. Há muitas pessoas com ideias, mas é preciso ter coragem e atitude para colocá-las em prática. Não ter medo de errar é uma característica de empreendedoras de sucesso.
March, 2023
Tendências do mercado da moda para 2022
Ouça "Dicas de Sucesso" no Spreaker. O ano de 2022 começou há pouco, mas você, pequeno empreendedor que trabalha com moda, já deve ficar de olho em iniciativas de grandes marcas que serão replicadas nesse mercado.A tecnologia, por exemplo, está cada vez mais presente na produção de peças fashion. Nunca antes a indústria esteve tão atenta aos dados dos clientes para a criação de coleções e produtos. É a partir de informações vindas das redes sociais e da internet, que as marcas conseguem antecipar tendências sobre tecidos, cores, peças e estilos. Segundo o site FFW, ao utilizar dados, as marcas aumentaram as vendas on-line, pelo e-commerce, em até 50%. Além da inovação, outros segmentos que guiarão o setor da moda em 2022 serão o da inclusão e o da sustentabilidade. Com base nisso, a Tommy Hilfiger investe muito na chamada “moda adaptada”, criando coleções desenhadas para pessoas com deficiência. Mas, para a marca, o design adaptado não está apenas nas roupas, mas também na experiência. Por isso, nos Estados Unidos, o site da Tommy usa fontes, cores e layouts criados para serem inclusivos. Já a Gucci renovou seu pacto pela sustentabilidade neste ano. Segundo o Instagram da marca, a empresa busca reduzir o impacto negativo da indústria da moda no meio ambiente por meio do uso de fontes limpas ou renováveis de energia. Como você pode ver, as atitudes das grandes marcas são referências que podem ser levadas para os pequenos negócios. Quer saber mais? Fique por dentro das nossas dicas e informações. Acesse o nosso canal do Telegram. https://t.me/sebraemoda
February, 2022
Imprima seu certificado dos cursos feitos no Sebrae no DF
Para imprimir seu certificado é preciso observar alguns pré-requisitos: Frequência mínima de 80% nos cursos. Assinatura na lista de presença. O certificado digital estará disponível apenas após trinta dias do encerramento do evento.
November, 2021
Oficinas Descomplica MEI
A oficina Descomplica MEI vai te mostrar tudo que é preciso para manter a sua empresa como Microempreendedor Individual em dia. Saiba como: -Imprimir Boletos (DAS); -Fazer sua declaração de rendimetos ( DASN); -Verificar a viabilidade do seu endereço; -Parcelar suas dívidas como MEI; -Fazer a baixa da sua empresa.
May, 2020
Capacitação presencial - Abertura de Empresa MEI
Está pensando em abrir uma empresa e não sabe por onde começar? Nós explicamos tudinho para você! A capacitação gratuita Abertura de Empresa MEI é o ponto inicial da sua jornada para abrir uma empresa MEI. - Será que posso ser MEI? Vamos responder essas e muitas outras dúvidas. - Descubra os benefícios da figura do Microempreendedor Individual. - Saiba como contratar um funcionário. - Aprenda seus direitos e deveres. - Tem mais alguma dúvida? Anote e venha na capacitação para ter a melhor resposta, afinal são mais de 10 anos orientando os pequenos negócios. VAGAS LIMITADAS! INSCREVA-SE! Abertura de Empresa MEI!
February, 2020
Guia Essencial para Empreendedores
Empreendedores são pessoas determinadas, visionárias e movidas pela vontade de fazer o bem. Mas será que a única opção do empreendedor é abrir empresas? Não necessariamente. Você pode montar um negócio, mas também pode ajudar a crescer a empresa onde trabalha ou melhorar o seu bairro, sua escola ou sua cidade. Empreendedorismo é um modo de pensar, uma atitude que pode ser desenvolvida e aprendida, se for praticada. Um traço comum dos empreendedores é a capacidade de não se conformarem com o estado atual das coisas. O mundo em transformação, no qual vivemos, enfrenta grandes desafios e são os empreendedores que encontrarão soluções para esses problemas. Iniciativas hoje bem-sucedidas começaram com pessoas apaixonadas, que transformaram ideias em produtos e serviços. Como não existe uma fórmula única para transformar sua ideia em projeto ou negócio de sucesso (e, claro, que gere impactos positivos na sociedade), você vai perceber que a palavra-chave é “aprendizado”.
January, 2020
Empreender na terceira idade
A criação de negócios por pessoas na terceira idade ocorre por dois aspectos: Oportunidade: a terceira idade é o momento em que há mais tranquilidade, conhecimento e segurança para se fazer o que se sabe ou o que se gosta, muitas vezes pela realização de um sonho; Necessidade: as condições impostas pelo mercado de trabalho com a priorização da juventude em detrimento da experiência dos mais velhos ou para completar a renda obtida com a aposentadoria. Elaborar um bom plano de negócios, estudar o mercado e buscar capacitação são quesitos básicos. O Sebrae oferece apoio em todas as etapas. Veja o que deve também ser considerado para abrir um negócio na terceira idade:
January, 2020
Quero empreender, mas preciso saber como
Iniciando um pequeno grande negócio Conheça princípios, fundamentos e práticas de empreendedorismo que auxiliam na preparação para a abertura de negócios. Carga horária: 30 horas Prazo de conclusão: 30 diasValor: Gratuito Como formalizar o seu negócio O curso oferece capacitação para a formalização do seu negócio e mostra os benefícios e as obrigações da formalização. Carga horária: 4 horas Prazo de conclusão: 15 diasValor: Gratuito Viabilidade de negócios O curso oferece capacitação para você calcular o investimento e o prazo de retorno, conhecendo previamente a viabilidade econômica da sua ideia de negócio. Carga horária: 3 horas Prazo de conclusão: 15 dias Valor: Gratuito
February, 2019
Minimercados, Mercearias, Açougues e Hortifrutigranjeiros
O Sebrae no DF possui projetos específicos de atendimento com o propósito de promover o desenvolvimento dos pequenos negócios de cada segmento, gerando aumento da competitividade no mercado. O projeto de Mini mercados, mercearias e hortifrutigranjeiros abrange o comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios Os segmentos atendidos por este projeto são caracterizados por ter uma localização mais próxima do cliente, diversificação de produtos e um atendimento diferenciado, pois seus clientes são mais fiéis e comparecem ao estabelecimento com mais frequência. O pequeno varejista ainda enfrenta os desafios de conseguir estabilizar e se desenvolver por meio de profissionalização adequada, para ter condições de competir com as grandes redes, acompanhar o dinamismo da indústria e suprir as exigências cada vez maiores dos consumidores. Com base nesses fatores, o Sebrae no DF oferece soluções adequadas para melhorar e ampliar a gestão desses negócios e torná-los aptos para competir no mercado.
March, 2018
Horticultura no Distrito Federal
Com o projeto Horticultura no Distrito Federal, o Sebrae no DF promove a competitividade e o fortalecimento dos pequenos negócios rurais por meio de implantação de tecnologias e boas práticas agrícolas, visando à melhoria da gestão de processo e produtos para melhor posicionamento no mercado. Informações divulgadas pelo IBGE nas Estatísticas de Produção, publicadas em 18 de setembro de 2015, mostram que o Brasil produz em torno de 18 milhões de toneladas de hortaliças, abrangendo 32 culturas. De acordo com estudo da Universidade Brasília, entre as hortaliças produzidas no DF, o volume mais significativo é de alface, milho e mandioca, seguidos de tomate e couve. Visto como essencialmente urbano, o Distrito Federal tem o quinto maior Produto Interno Bruto agrícola do Brasil (mais de R$ 300 milhões) e a agropecuária mais tecnificada do País, com registro de grandes índices de produtividade. Trata-se de ambiente propício para o crescimento dessa cadeia produtiva.