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INOVAÇÃO
Oportunidade de Negócio: Tendências e Oportunidades para o Futuro dos Negócios
FORMATO
Online
TAMANHO
4 MB
A QUEM SE DESTINA
Microempreendedor individual, Microempresa, Empresa de pequeno porte, Artesão, Candidato a empresário, Produtor rural, Gestor público
OFERTADO POR
Sebrae Espírito Santo

 

Uma tendência nasce a partir da observação de um processo de mudança que afeta o comportamento das pessoas. É por meio da observação dos comportamentos emergentes que nascem a ideias sobre uma nova forma de ver, pensar, produzir e ou fazer negócios.

O mundo vem passando por um processo de mudança oportuna. Tecnologia e globalização são os grandes pilares dessa mudança.

Novos hábitos de consumo, novas tendências, novos nichos a serem explorados, popularização de canais de distribuição e comunicação, novos comportamentos, desejos e demandas populacionais ansiosas para serem atendidas – há um mar de possibilidades de crescimento por aí. 

Com o objetivo de inspirar os empreendedores, atuais e futuros, a refletirem sobre suas atividades, planos e projetos, bem como a revisitar ou criar modelos de negócios conectados às tendências, o Sebrae/ES elaborou este conteúdo com algumas das principais tendências e oportunidades de negócios para os empreendedores do Espírito Santo.

Acesse, confira e aplique as tendências em seu negócio!

 Conheça 6 Mega Tendências! 

Viva em aprendizado constante. O conhecimento é o grande protagonista das mudanças que vivemos. Altera a Forma de pensar, criar e desenvolver negócios. Seu conhecimento pode virar curso, palestra, podcast, mentoria, e-book... Saber, saber-fazer, aprender e ensinar é um processo contínuo dos negócios de sucesso, nesse mundo em transformação permanente. E pode ser uma nova forma de renda para você!

  

Escolha os clientes que precisam, têm interesse ou desejam o que você quer oferecer. Os Consumidores se organizam em tribos. É possível modelar um negócio diferenciado para atender esses segmentos. Pense no perfil dos clientes, quais são suas necessidades e características específicas, onde eles estão, quais são os interesses, problemas ou desejos que eles têm. E seja criativo e líder desse nicho! 

 

Adote comportamentos que promovam uma forte conexão com a natureza. Atitudes de autocuidado e a busca de mais qualidade de vida e valorização do que é natural refletem essa aproximação. Abrace a responsabilidade ambiental e social, respeite os ciclos naturais, o feito em casa. Busque o equilíbrio. 

 

Reuse, recicle, ressignifique. Recursos são finitos. É imprescindivel reaproveitar tudo. Evite o desperdício. Diminuir o consumo, Prolongar a vida útil dos materiais. Aplique esses conceitos em seus projetos, processos, produtos e serviços. 

 

Imagine seu cliente viventdo 100 anos. A cada ano cresce o número de pessoas idosas. Estima-se que em 2023 cerca de 5% da população mundial tenha mais de 80 anos. No Brasil, hoje, 10,4% da população têm mais de 65 anos. Vidas mais longas geram oportundiades para empreendedores inovarem em seus negócios. Um nicho com muitas demandas necessidades e desejos. 

 

Colabore com todos os envolvidos. Ajuda mútua, cooperação e compartilhamento devem ocorrer na criação e desenvolvimento das atividades, produtos e processos. Estimule a colaboração dentro do seu negóco e também com outros negócios, com consumidores.

Em qualquer um dos casos, há benefício para todos os lados. 

 

 

Já imaginou sua empresa ou mesmo sua ideia inicial com o acompanhamento de um plano que identifique e restrinja erros ainda no papel, em vez de cometê-los no mercado?


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