Além da agricultura, o estado se destaca pelo refino de petróleo e celulose, geração de energia e possui forte presença industrial.
O estado do Maranhão fica localizado na região nordeste do Brasil. Atualmente conta com uma população de mais de 6,5 milhões de pessoas. Destas, mais de 60% residem em zona urbana. A renda mensal per capita por domicílio é de R$ 676 e o Índice de Desenvolvimento Humano beirava os 0,639 no último Censo realizado.
Apesar de concentrar a economia no setor primário de produção, com ponto forte na agropecuária, o estado conta com uma rede de transportes responsável pela exportação de produção locais, se destaca pelo refino de petróleo e celulose, geração de energia e possui forte presença industrial.
Na agricultura, o Maranhão se destaca pelas plantações de soja, mandioca, arroz e algodão. O estado também apresentou crescimento das atividades de pecuária nos últimos anos. Além disso, o extrativismo – principalmente das palmeiras carnaúba e babaçú – se destaca dentre as principais atividades econômicas do setor primário no estado.
A região também é responsável pela produção de madeira e pela extração e exportação de minério. A forte estrutura de transporte possibilita a movimentação dos minerais extraídos na região e nos estados vizinhos para comercialização no Maranhão.
Como parte das atividades do setor primário, o estado maranhense se caracteriza pelas indústrias de transformação de madeira, minérios, alimentos e celulose. Enquanto no setor terciário, o comércio e os serviços – especialmente os de logística – ganham destaque de atuação na região.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre o estado do Maranhão, fica mais fácil imaginar os potenciais de investimentos para novos negócios na região. Além das possibilidades já existentes, o estado conta com um Programa de Desenvolvimento Industrial e de Integração Econômica, o Maranhão Mais Empresas.
O programa foi instituído no estado em 2016, e entre os principais objetivos, destacam-se o fomento e a diversificação da indústria e do agronegócio na região.
O principal foco é visando ao desenvolvimento dos centros industriais e ao fortalecimento de cadeias de produção locais. No geral, o programa busca promover o aumento dos índices produtivos, trabalhando para ampliar e atrair novos negócios. Incentivos fiscais como crédito presumido no valor do ICMS é um exemplo de benefício concedido pelo programa.
Além disso, um dos grandes diferenciais do Maranhão Mais Empresas contempla as oportunidades de expansão, desenvolvimento e modernização dos empreendimentos, sejam os industriais ou os do agronegócio. Dessa forma, também entra em pauta a contribuição para um mercado mais competitivo, com mais oportunidades e diminuição das desigualdades regionais e sociais no estado.
Tendo em mente todas essas informações, reunimos a seguir, algumas das principais possibilidades de negócio para implantação no estado do Maranhão:
Agronegócio: essa atividade, como já mencionada, é uma das mais exploradas no Maranhão. No entanto, devido à alta capacidade produtiva da região e aos incentivos disponíveis no Estado, investir em agricultura ou pecuária, mesmo que em pequena escala, pode ser uma excelente possibilidade de crescimento e desenvolvimento econômico.
Indústrias: com bom planejamento para implementação – e contando com o apoio de programas de incentivo, o investimento no setor industrial representa uma excelente oportunidade na região. O estado maranhense concentra a produção de bens como siderurgia, celulose, produtos químicos, combustíveis e bens alimentícios.
A criação de indústrias – seja de grande ou pequeno porte – representa desenvolvimento econômico para o estado e boas chances de crescimento para quem deseja empreender.
Turismo: além das principais atividades voltadas à produção e comercialização de bens e serviços, outro setor que tem apresentado crescimento é o do turismo. O estado reúne belezas naturais e pontos históricos potenciais para a exploração turística.
Pela sua localização geográfica estratégica e graças ao clima da região, o Maranhão tem capacidade para chamar a atenção de turistas do Brasil inteiro – e de fora dele. O investimento em atividades voltadas a este setor pode ser uma boa aposta.
Gostou deste conteúdo e gostaria de saber mais sobre outros potenciais de negócio? Navegue pelo nosso site e fique por dentro dessa e de outras dicas!
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraInfelizmente não encontramos sua empresa em nossa base. Gostaria de cadastrá-la?
Conteúdo relacionado
Franquia: conheça os benefícios e como abrir uma
Uma opção mais segura para os empreendedores menos experientes são as franquias, elas, inclusive, estão em expansão no mercado. Quem planeja abrir um negócio nesse modelo conta com a expertise do franqueador, um plano de negócios estruturado e um planejamento mais assertivo.Um outro lado positivo no mundo das franquias, é a grande quantidade de opções de marcas consolidadas no marcado, nos mais variados ramos de atividade. A franquia é um modelo empresarial baseado na venda de licença de uso de um negócio com marca, know-how, estruturas, rotinas e produtos/serviços desenvolvidos por um franqueador. É uma estratégia de mercado para aqueles que desejam iniciar um novo projeto já com bases mais consolidadas, operações testadas e certo reconhecimento pelo público-alvo. Para quem pensa em se tornar um franqueador, primeiramente deve fazer um estudo de avaliação do mercado e a empresa em seu estágio atual, com o objetivo de conhecer se é recomendável utilizar o sistema de franquias para a expansão da marca e distribuição dos seus produtos e serviços. Estes dados serão fundamentais para a definição do plano de expansão e estratégia de abertura das unidades. Define-se nesta etapa, com base nos resultados obtidos, o prazo de retorno para o capital investido, a taxa de franquia, dos royalties, fundo de propaganda e demais taxas a serem cobradas dos franqueados. Aqui será avaliado o investimento que o franqueador precisará fazer para ajustar o modelo e definir a estrutura para gestão do sistema e oferecimento de suporte à rede.
Fri Feb 11 13:11:47 BRT 2022
Como começar a vender no marketplace
O marketplace tem ganhado cada vez mais espaço na internet. Mas, afinal, você sabe o que é essa ferramenta e como ela funciona? Os marketplaces são plataformas on-line que funcionam como um grande shopping virtual, em que vários lojistas convivem. Nesses espaços, diferentes negócios dos mais variados segmentos vendem seus produtos. A principal vantagem para os lojistas que estão inseridos no marketplace é a garantia de visibilidade e divulgação dos produtos. Outro aspecto vantajoso reside nas garantias da segurança para as transações comerciais que essas plataformas proporcionam. Como começar a vender em marketplace?O primeiro passo é definir o segmento a ser explorado e avaliar a escalabilidade. Ou seja, a estratégia de vendas a ser adotada deve ser pensada de acordo com o potencial crescimento do segmento de atuação.
Thu Feb 10 17:25:30 BRT 2022
Guia prático sobre gestão de preço para produtos digitais
Algo que pode ser bem complicado de se fazer é a precificação de um produto, principalmente se ele for digital. Para ajudar você microempreendedor a entender melhor do assunto, nós separamos este guia prático sobre gestão de preço para produtos digitais. Boa leitura!
Wed Nov 24 09:33:06 BRT 2021
Afinal, como posso aumentar minhas vendas pelas plataformas digitais
As plataformas digitais se apresentam hoje como tecnologias fundamentais para o empreendedor que deseja alcançar seus objetivos com maior velocidade, como o aumento do número de leads e vendas, melhorar seu relacionamento com clientes e fortalecer a autoridade de seu negócio no âmbito digital. Mesmo que possam contribuir para o alcance desses objetivos, muitos empreendedores não sabem como utilizar as plataformas digitais para aumentar suas vendas. Tendo essa realidade em mente, preparamos este conteúdo com o objetivo de trazer algumas dicas que podem te ajudar nesse sentido. Continue a leitura e confira!
Tue Jul 27 16:08:43 BRT 2021
WhatsApp Business: como usar essa ferramenta a favor do seu negócio
O WhatsApp se tornou o principal aplicativo de mensagens instantâneas utilizado no Brasil. Além de ser uma ferramenta para comunicação pessoal, também está ganhando espaço como canal de atendimento ao cliente para pequenas e grandes empresas. Para atender essa demanda, o WhatsApp Business oferece uma série de ferramentas para ajudá-lo a se comunicar de maneira fácil, rápida e segura com os seus clientes. Com ele, os clientes em potencial podem acessar rapidamente informações importantes, como horário de funcionamento e catálogo de produtos. Por isso, se você ainda não implementou essa ferramenta em seu negócio, confira algumas boas práticas para usar o WhatsApp Business em seu negócio.