Aprenda mais sobre esse mercado que está em constante crescimento e conheça casos de sucesso
Antes de nos aprofundarmos na temática do mercado consumidor, é importante lembrar que os idosos também são uma crescente força de trabalho. Já que o Ipea aponta que até 2040 metade da força de trabalho no Brasil terá mais de 50 anos.
E o estudo Towards a Longevity Dividend afirma que existe uma relação direta entre longevidade e produtividade no trabalho nos idosos. A conclusão é que pessoas que já passaram por várias fases da vida e não gastam tempo criando filhos ou buscando formação acabam sendo mais comprometidas com o trabalho, além de mais rápidas e seguras para tomar decisões.
Porém, sem encontrar espaço no mercado de trabalho, o empreendedorismo acaba sendo uma opção. A pesquisa Global Entrepreneurship Monitor realizada no Brasil pelo Sebrae mostra que a proporção de donos de negócio com 65 anos ou mais é 7% do total no Brasil. Apesar de ser um número tímido, há muito espaço para que ele aumente com o passar dos anos.
O relatório Consumer Generations, da Tetra Pak, mostra que o poder de compra das pessoas acima de 60 anos deve superar os 30 trilhões de reais em todo o mundo este ano. E se engana quem pensa que este público está fora da internet. Nos últimos 4 anos, aumentaram as pesquisas nas buscas do Google relacionadas ao envelhecimento, demonstrando um aumento de 13% ao ano.
Esta faixa etária da população tende a estar mais conectada à internet e redes sociais, consumindo mais informações, serviços e produtos. O que exige das empresas e marcas uma atenção especial para atender, também, a terceira idade.
Agora falando sobre o comportamento de consumo da terceira idade, a pesquisa “Mercado Consumidor 50+” mostra que 45% dos idosos se identificam com o segmento de medicamentos, mas há 5% que sentem identificação com o setor de moda e vestuário. Demonstrando uma lacuna nesse mercado, que tem como principal foco o público mais jovem.
Além disso, 60% das mulheres idosas se mostram insatisfeitas por não serem representadas no mercado de beleza e sentem dificuldade em encontrar produtos elaborados especialmente para elas. É o que aponta a pesquisa Beleza na Terceira Idade, conduzida pelo Mundo do Marketing, em parceria com a Reds e eCGlobal.
Separamos algumas empresas que estão investindo nesse mercado, para você se inspirar e ver como essa segmentação de público funciona na prática.
É um tipo de Uber para atender o público idoso e pessoas com mobilidade reduzida criado em São Carlos (SP), os motoristas recebem treinamento gerontológico e em primeiros socorros. O objetivo da empresa é dar autonomia e qualidade de vida para estas pessoas, para que elas não se isolem.
Internacional School of Game (ISGame)
Criou o Serious Game, um programa para estimular a atividade cognitiva das pessoas na terceira idade por meio de cursos para que possam desenvolver games para celular. Os participantes também têm a possibilidade de se tornarem professores dentro do projeto, conseguindo uma renda extra.
Franquia de academias voltadas para o público da terceira idade. Além de oferecer os serviços de academia em si, a B-Active também disponibiliza ginástica funcional em conjunto com o tratamento fisioterapêutico.
Quer aprender mais sobre o mercado da terceira idade? Separamos o artigo “Exigências da terceira idade para o mercado de saúde” que traz os pontos que clínicas e consultórios devem estar atentos para atender esse público.
Além disso, separamos um e-book de ideias que ensina a montar uma empresa de prestação de serviços para idosos. Para fazer o download é só clicar no arquivo abaixo.
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Abri minha empresa! E agora? - Melhor se a equipe estiver motivada
Na cartilha anterior "Abri minha empresa e agora - Ajudar na renda familiar é uma boa destinação do lucro, mas..." nós falamos da importância em separar pessoa física da pessoa jurídica? Agora, vamos abordar um item muito importante para qualquer empresa que, na maioria das vezes, é aquele que vai fazer a diferença entre você e seus concorrentes. Sem o cliente não existe empresa!O cliente sempre tem razão!O cliente está sempre em primeiro lugar!Atenda o cliente como você gostaria de ser atendido!Cliente é rei! Quantas vezes você já ouviu as frasses acima? Inúmeras, certo? Nós, do Sebrae acreditamos que o cliente prefere comprar em empresas que façam destas frases não apenas propaganda, ou um slogan de pura demagogia, mas sim, que verdadeiramente elas sejam colocadas em ação como parte da sua missão empresarial. O Sebrae elaborou uma cartilha para você conhecer dicas e aprender ferramentas de motivação. Faça o download: Abri minha empresa e agora? Melhor se equipe estiver motivada.(PDF)Você precisa estar logado no Portal de Atendimento do Sebrae no MS para fazer o download do arquivo. Ao inserir login e senha, o download iniciará automaticamente
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Mapa da empatia: pensando com a cabeça do cliente
Segundo o sócio da Nodal Consultoria e co-autor do livro Business Model Generation, Luís Eduardo de Carvalho, “É preciso calçar as sandálias do cliente”. Mas para que as sandálias fiquem confortáveis, o empreendedor precisa descobrir o número do consumidor. Para isso, o consultor orienta a aplicação do Mapa da Empatia, uma ferramenta que funciona como uma bússola para chegar ao cliente e às suas perspectivas. “Quando o empresário começa a pensar com a cabeça do cliente tem uma série de cliques. É uma troca de papéis”. Essa troca precisa resultar na reflexão de diversas questões O consultor explica que, conforme sistematização de Alexander Osterwalder, autoridade mundial no assunto, o Mapa da Empatia propõe três conjuntos de questões, determinantes na decisão do cliente de comprar algum produto ou contratar algum serviço. São elas: “tarefa realizada”, “benefício esperado” e “ponto de dor”. Segundo Carvalho, a “tarefa realizada” diz respeito à pretensão do consumidor quanto ao uso do produto ou serviço – as pessoas têm intenções diversas quanto a essa utilidade, o que deve ser considerado pelo empresário. O cliente também projeta expectativas quanto à sua experiência na hora de comprar (o ambiente da loja, a forma de pagamento, o atendimento, etc) e espera muitos benefícios. No outro pólo, estão os fatores que podem servir de obstáculos ao consumo, como, por exemplo, o valor do produto. Trata-se dos “pontos de dor”. O empresário deve oferecer, neste caso, “analgésicos” adequados, isto é, soluções interessantes ao consumidor e que o estimulem a efetivar a compra.
Thu Sep 16 09:56:50 BRT 2021
Dez dicas para falar bem nas reuniões de negócios
Atualmente, hábitos de enviar mensagens e e-mail ao invés de telefonar ou mesmo se comunicar com seu colega ao lado têm prejudicado a conversa pessoalmente.Falar bem é uma das maneiras de transmitir confiança e ter uma reunião bem-sucedida. Independente das diferentes áreas de negócio, a boa comunicação deve sempre estar presente nas reuniões, visto que elas podem definir o seu futuro profissional. Segundo especialistas, o medo de falar em público é o maior medo das pessoas. Mas alguns cuidados simples e fáceis de serem observados podem garantir um bom resultado na oratória e garantir o sucesso de uma apresentação. É possível falar com segurança e sem receio de que as pessoas possam censurá-lo ou criticá-lo.