O Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal é uma iniciativa do Sebrae Mato Grosso do Sul e Sebrae Mato Grosso para atuar diretamente com os negócios instalados nesse território. As ações são para promover o desenvolvimento sustentável e a geração de renda nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio, com a sustentabilidade como eixo transversal nessas iniciativas.
Os impactos negativos que as queimadas de 2020 causaram no bioma, na economia e na sociedade interdependes do território, somado aos efeitos que a pandemia gerou exigiu um programa amplo para estabelecer uma proposta de recuperação dessa região.
O programa foi iniciado no segundo semestre de 2021 a partir do apoio direto do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e tem duração até final de 2023. Ele desenvolve-se ramificando apoios para garantir uma maior amplitude nas atividades.
O bioma apresenta uma integração grande por ser formado em um complexo ecossistema (encontro do Cerrado, Chaco, Amazônia, Mata Atlântica e Bosque Seco Chiquitano) que transborda das fronteiras da natureza para sua formação socioeconômica. Por isso, exige que a execução seja feita envolvendo parceiros.
O Pantanal tem 250 mil km², uma população de 532.550 habitantes, 32 mil pequenos negócios, 20 mil produtores rurais e 3,5 mil pescadores.
Em Mato Grosso do Sul, o Pró Pantanal tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).
No território sul-mato-grossente, onde 70% do Pantanal está localizado, são 12 municípios diretamente atendidos: Corumbá, Ladário, Miranda, Bodoquena, Anastácio, Aquidauana, Corguinho, Rio Negro, Porto Murtinho, Rio Verde de MT, Coxim e Sonora.
As ações do Pró Pantanal são voltadas para a inovação e desenvolvimento tecnológico sustentável, promoção do empreendedorismo e fortalecimento da governança em comunidades, com empresários, com produtores rurais, com apicultores.
Há direcionamento de medidas para o fomento do empreendedorismo feminino, agregação de valor de produtos e serviços de origem regional, geração de negócios com base na bioeconomia, valorização da cultura pantaneira como geradora de negócios sustentáveis.
Atuação direta para ações de geração de renda nas comunidades por meio de valorização local, além da identificação de potenciais.
Para dar suporte nas atividades do Pró Pantanal, o Sebrae tem também a unidade do Centro Sebrae Pantanal, em Corumbá. O prédio passou por remodelação e foi reaberto em agosto de 2022. O local funciona como um hub de interlocução para promover o desenvolvimento sustentável e inovação no território pantaneiro, alinhado a ações do programa e outras iniciativas.
Veja notícias sobre o Pró Pantanal na Agência Sebrae de Notícias.
Para solicitar detalhes sobre alguma das ações do programa ou participar de atendimento, fale com o Sebrae pelo número 0800 570 0800.
Clique nos links abaixo e assista a vídeos sobre o projeto.
Programa Pró Pantanal – Sebrae pela recuperação do bioma
Sebrae Pró Pantanal
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraInfelizmente não encontramos sua empresa em nossa base. Gostaria de cadastrá-la?