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Mercado e Vendas | ESTUDO DE MERCADO
Análise de mercado: fique atento às mudanças

Veja as dicas para você, empreendedor, fazer análise de mercado do seu negócio

· Atualizado em 21/02/2022
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Todos sabem que o universo do empreendedorismo é bastante competitivo e ganha mais quem se prepara e se informa com antecedência. Se você é empreendedor, precisa, antes de tudo, estar antenado no que envolve o seu segmento. Por isso, fazer uma análise de mercado é primordial para que fique atento às mudanças que envolvem o seu trabalho.

Porém, fazer uma simples análise de mercado pode até parecer fácil à primeira vista, mas, é preciso obter uma visão concreta e ampla do que está acontecendo mundo afora.

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O que é análise de mercado?

A análise de mercado é assim como o nome diz: um estudo sobre o mercado atual. Muitas vezes, ela representa o entendimento do mercado aliado aos clientes, concorrência, nicho ou segmento e contexto econômico/social.

Nesta condição, há dois tipos de análise de mercado que são complementares. Confira:

  • Gabinete: uma análise de mercado mais genérica e ampla, em que  os dados são coletados de maneira ativa, ou seja, não envolve terceiros e nem elementos externos, porém, ela informa ao gestor de uma maneira mais global.
  • Pesquisa de Mercado: essa é uma análise mais específica e está direcionada inteiramente com o retorno de quem mais importa ao empreendedor: o cliente. Nessa análise de mercado é possível ter informações mais concretas sobre os produtos e serviços e conhecer quais as reais necessidades do seu público-alvo.

Os dois tipos são fundamentais para a gestão se atentar às mudanças cabíveis em seu negócio. Vale muito a pena investir em análise de mercado quando se quer progredir, acompanhar as novidades e principalmente o desejo de seu cliente. 

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Dicas de como fazer análise de mercado

Para fazer uma boa análise de mercado é importante seguir algumas dicas básicas que darão  suporte para o seu negócio. Vale muito a pena observar com afinco todas as etapas para que sua gestão tenha segurança de tomar decisões mais assertivas. Por isso, considere:

Avaliar o mercado consumidor

O consumidor nada mais é que seu cliente, por isso, avaliar o que ele pensa, deseja e necessita é a primeira dica que damos, afinal, sua empresa depende dele para se manter. 

É nesta etapa também que a gestão consegue saber quais pontos precisam melhorar, se é no atendimento, na entrega, no produto ou outras dúvidas do seu público-alvo.

Vale lembrar que as relações de consumo mudam instantaneamente e o mundo está cada vez mais virtual, por isso, fazer uma avaliação do mercado consumidor é importante para o seu empreendimento.

Saber sobre a concorrência

Além de estudar seu público consumidor, dentro da análise de mercado é imprescindível fazer uma avaliação precisa dos seus concorrentes. Como dissemos acima, a competitividade que o mundo do empreendedorismo exige deve vir acompanhada dessa análise, para que cada vez mais o mercado e o seu segmento seja dinâmico.

Portanto, na hora de olhar para a grama do vizinho, confira quais estratégias ele tem usado para vender o mesmo produto que você. Observe também se ele deixa a desejar em algum ponto como: atendimento, entrega, retorno, marketing.

É a partir desses elementos que você irá compor uma estratégia assertiva e que destaca o seu empreendimento. 

Fique atento aos fornecedores

Os fornecedores são fundamentais também na hora de fazer uma análise de mercado. Se seu segmento depende de fornecimento de insumos e matérias-primas oriundas de algum fornecedor, é importante incluí-lo também.

Nessa etapa, observe:

  • Padrões de qualidade da empresa fornecedora;
  • Preços;
  • Entregas.

Faça projeções

Fazer análise de projeções favorece não somente o planejamento empresarial como também os investimentos necessários para abrigar as mudanças do mercado.

As projeções entram também dentro do cenário de futuros imprevistos e desafios que a empresa pode vir a ter. Portanto, é importante, principalmente para o departamento de finanças, ter um estudo concreto do que o futuro espera.

Estar atento às mudanças é fundamental para gerir seu empreendimento. Se precaver, saber onde pontuar e se preparar para o futuro também. Por isso, fazer a análise de mercado é tão importante. 

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Se você estiver abrindo um negócio e precisa de uma visão mais ampla, não deixe de conferir o curso do Sebrae “Como analisar o mercado” que irá te orientar como se preparar para as possíveis mudanças de mercado e, também, sobre como conhecer o mercado de maneira completa.


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