Veja como aplicar a gestão financeira básica no seu negócio
A gestão empresarial passa por uma boa administração do dinheiro da empresa, afinal, nenhum negócio sobrevive sem um controle de suas finanças.
Mas, para fazer a gestão financeira é necessário estudo e conhecer alguns conceitos básicos e indispensáveis para manter a saúde financeira do negócio sempre positiva. Veja como.
O que é gestão financeira?
Antes de sabermos os procedimentos necessários para fazer gestão financeira básica para a sua empresa é importante compreender do que se trata. Basicamente, gestão financeira é um conjunto de técnicas, ações e planejamentos que têm por objetivo os lucros do empreendimento.
Se bem estruturada e aplicada, a gestão financeira básica pode não só chegar aos melhores resultados como também apontar alternativas de investimentos ao negócio, como gerir os pagamentos de colaboradores e funcionários e até métricas de maximização de resultados.
Separe Pessoa Física de Pessoa Jurídica
A primeira dica para fazer gestão financeira básica está em fixar o lucro dos negócios apenas nos negócios. Não é indicado, por exemplo, misturar despesas pessoais com as despesas do negócio.
Portanto, conscientizar-se sobre não misturar pessoa física com pessoa jurídica é o primeiro passo para aprender a fazer gestão financeira básica.
Tenha um planejamento estratégico
Para fazer uma gestão financeira equilibrada é preciso entender que ela não é instantânea e funciona de maneira planejada. Por isso, é importante a execução de um planejamento estratégico que defina os caminhos a seguir de sua organização tais como:
- Missões
- Objetivos
- Metas
Busque boas ferramentas de gestão financeira
O setor de finanças de um empreendimento deve ter uma ferramenta que o auxilie para que as ações sejam bem implementadas. Esse investimento deve fazer parte do plano de negócios antes mesmo de você abrir uma empresa.
As ferramentas de gestão financeira acompanham o fluxo de caixa da sua empresa e são fundamentais na hora de organizar as finanças. Nelas a gestão consegue visualizar um mapeamento geral do que é preciso cortar ou reduzir, acompanhar as vendas de seus produtos e serviços e até dados pessoais de clientes.
Deixamos abaixo, algumas opções de planilhas para você utilizar como ferramentas neste sentido. Basta clicar no arquivo desejado e baixar!
Registre todas as entradas e saídas do caixa
Uma boa gestão financeira depende muito do registro de entradas e saídas do caixa do seu negócio. Qualquer retirada, por menor que seja, deve ser anotada para controle. Por isso, é importante construir uma planilha dentro da ferramenta que citamos acima.
Crie uma reserva financeira
Independente do tamanho da sua empresa e para que você, empreendedor, não fique à mercê de um imprevisto, é importante prever dentro de uma gestão financeira básica, uma reserva financeira.
Essa reserva garante que você não comprometa o fluxo de caixa do empreendimento, garanta o pagamento das despesas mais urgentes e tenha até um capital extra para investir no crescimento da sua empresa.
Saiba classificar os custos
Para controlar o fluxo de caixa é importante a gestão saber controlar os custos do seu negócio. Eles são divididos em:
- Fixos: aqueles custos mensais, aluguel, folha de pagamento, água, luz, internet e entre outros.
- Variáveis: custos que variam conforme a demanda como compra de insumos, matéria-prima para fabricar seus produtos e entre outros.
Ter um controle financeiro é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento. Saber gerenciar o capital é tão importante quanto ganhá-lo. No curso Como devo gerenciar o dinheiro em um negócio criativo, temos o passo a passo de conhecimentos básicos para fazer uma boa gestão financeira para o seu empreendimento.
Além dele, deixamos disponível abaixo um eBook completo sobre gestão financeira para empresários em desenvolvimento. Com ele, você vai aprender boas práticas e pontos que precisam de atenção nessa área.
Foi um prazer te ajudar :)